Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Volvo Cars testa carregamento elétrico wireless

O Instalador03/03/2022
Projeto pioneiro em Gotemburgo com tecnologia inovadora.
Imagen

A Volvo Cars vai integrar um projeto piloto para teste de uma nova tecnologia de carregamento elétrico wireless.

Esta tecnologia sem fios será testada em ambiente real, em Gotemburgo, na Suécia, em conjunto com outros parceiros que irão avaliar o seu potencial em automóveis elétricos.

Ao longo de três anos, a Cabonline, o maior operador táxi da Escandinávia, irá utilizar uma pequena frota de modelos XC40 Recharge 100% elétricos onde será testada esta tecnologia.

Os testes de carregamento wireless são um dos muitos projetos sobre a alçada da Gothenburg Green City Zone, uma iniciativa estratégica na qual são usadas áreas metropolitanas como zonas de testes reais para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

“A Gothenburg Green City Zone permite-nos testar estas tecnologias estimulantes em ambiente real e avaliar o seu potencial futuro. Testar novas tecnologias de carregamento em conjunto com outros parceiros é uma boa forma de avaliar opções alternativas para os nossos futuros automóveis”, refere Mats Moberg, Head of R&D da Volvo Cars.

Imagen

As estações de carregamento utilizadas durante os testes são da Momentum Dynamics, uma empresa líder no fornecimento de sistemas de carregamento elétrico wireless. O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona de carregamento delimitada, permitindo que os motoristas carreguem convenientemente sem sair do automóvel.

A estação de carregamento envia a energia através da zona de carregamento, que será recebida no automóvel através de uma unidade recetora. Para ser mais fácil alinhar a viatura com a zona de carregamento delimitada, serão utilizadas câmaras de 360º graus. Para o XC40 Recharge 100% elétrico, a potência de carregamento será assim de mais de 40 kW, fazendo com que a velocidade de carregamento destas estações seja cerca de 4 vezes mais rápida que os carregadores domésticos AC de 11 kW e quase tão rápida como os carregadores de DC de 50 kW.

No total, os automóveis da Volvo serão utilizados mais de 12 horas/dia e conduzidos cerca de 100.000 km/ ano, o que torna também este o primeiro teste de durabilidade de viaturas totalmente elétricas da marca num cenário de uso comercial.

Outros parceiros envolvidos neste projeto são: os concessionários da Volvo Cars, Volvo Bil e Volvo Car Sörred, a empresa sueca de energia Vattenfall, a rede de carregamento InCharge, a empresa de energia da cidade Göteborg Energi, e a Business Region Gothenburg, uma agência para o desenvolvimento da economia municipal detida pela cidade de Gotemburgo.

Recorde-se que, no ano passado, a Volvo Cars aderiu ao projeto Gothenburg Green City Zone, uma iniciativa que pretende atingir o transporte livre de emissões até 2030. Utilizar o ambiente citadino em condições reais permitirá acelerar o desenvolvimento de tecnologias e serviços nas áreas da eletrificação, da mobilidade partilhada, da condução autónoma, da conectividade e da segurança.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial