Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Volvo Cars e Northvolt aceleram caminho para a eletrificação

04/02/2022
Nova fábrica de produção de baterias irá criar 3.000 novos postos de trabalho.
Imagen

A Volvo Cars e a Northvolt escolheram a cidade de Gotemburgo, na Suécia, para a construção de uma nova fábrica de produção de baterias cujo início das operações está previsto para 2025.

Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em dezembro.

A nova fábrica, que resulta num aprofundar da parceria com a Northvolt, fortalece a estratégia de eletrificação da Volvo Cars, cujo objetivo principal passa por produzir e vender apenas modelos puramente elétricos a partir de 2030.

A construção terá início em 2023 e destina-se a produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.

Com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh), será capaz de responder e suportar o fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano.

A localização da fábrica em Torslanda, Gotemburgo, oferece vários benefícios: uma linha direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, o acesso à infraestrutura e a um fornecimento de energia renovável, a proximidade de competências profissionais relevantes e das unidades de Investigação e Desenvolvimento da Northvolt.
“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 2030”, afirma Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Car Group.
Imagen
Já Peter Carlsson, Co-Founder e CEO da Northvolt, frisa que “o estabelecimento desta gigafactory em Gotemburgo é um passo decisivo, não só para continuar a transformar uma das regiões automóveis mais dinâmicas do mundo, como também para nos tornar no principal fornecedor global de baterias sustentáveis”.
Como a produção sustentável é um princípio nuclear da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, a fábrica será alimentada por energia livre de fósseis com foco na capacidade de energia renovável da região e integrará soluções de engenharia que dão prioridade à circularidade e à eficiência de recursos.
Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos do Volvo Car Group representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel.
A joint venture de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars representará uma das maiores unidades de produção da Europa e será liderada por Adrian Clarke, ex-executivo da Tesla.
O Centro de Investigação e Desenvolvimento deverá entrar em funcionamento ainda este ano e irá criar algumas centenas de empregos em Gotemburgo posicionando a Volvo Cars como uma das poucas marcas automóveis a coordenar internamente todo o processo de desenvolvimento e de produção de células de bateria.
A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt irá focar-se no desenvolvimento de baterias à medida, capazes de se integrarem perfeitamente nos automóveis da Volvo e da Polestar permitindo maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos. Estabelecer uma integração vertical do desenvolvimento e da produção de baterias é importante para a Volvo Cars e para Polestar, uma vez que a bateria representa a maior componente de custo individual de um automóvel elétrico, bem como a maior parte da sua pegada de carbono.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial