Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Foram galardoados com o Prémio de Eficiência Energética Industrial

As celas de média tensão sem SF6 são a clara aposta na preservação do meio ambiente da Schneider Electric

Schneider Electric20/01/2022
A transição ecológica é uma das apostas da Schneider Electric no desenvolvimento das celas de média tensão sem SF6. Ainda que o SF6 seja um tipo de gás fluorado que não comporta nenhum perigo para o ser humano e que tem sido utilizado de forma fiável e eficiente durante muitos anos, é na verdade um dos grandes causadores do efeito de estufa caso não seja reciclado de forma correta. É um tipo de gás que tem um poder, quando libertado na atmosfera, de criar um aquecimento global 23 500 vezes superior ao CO₂. Com a nova implementação do ar puro, consegue-se melhores prestações, rendimento e tempo de vida útil quando comparado com a utilização de celas tradicionais.

A tecnologia de corte no vácuo, aliás, é uma tecnologia future-proof que promove a economia circular, já que não necessita de nenhum tipo de reciclagem e isso provoca a extensão do tempo de vida útil do produto em 40 anos e permite 10 000 operações. A sua manutenção é, portanto, mais económica já que ao funcionar com ar não necessita de nenhum custo de reciclagem.

Mas como se consegue isto? O equipamento de celas de média tensão SM AirSeT utiliza um isolamento de ar puro combinado com a nova tecnologia Shunt Vacuum Interruption (SVI) da Schneider Electric. Com isto, impulsiona-se uma tecnologia sustentável e com maiores vantagens que as oferecidas pelo gás SF6.

As células livres de SF6 são uma tecnologia sustentável à prova de futuro
As células livres de SF6 são uma tecnologia sustentável à prova de futuro.

Assim, a SM AirSeT mantem as mesmas caraterísticas de design compacto e mecanismo operacional, tanto para aplicações comerciais, como para redes de distribuição secundária, mas oferecendo um progresso na sustentabilidade. Para tal utiliza um isolamento de ar puro e a tecnologia de corte no vácuo para evitar assim a utilização do gás SF6, permitindo que os utilizadores aproveitem o máximo das caraterísticas digitais e enfatizar o valor dos dados.

Isto representa uma evolução da gama atual, muito mais respeitosa para com o meio ambiente e totalmente compatível com outras soluções da Schneider Electric, como os sensores que monitorizam o estado dos equipamentos para a extração de dados, através da plataforma EcoStruxure, entre outros.

Novas funcionalidades para a gama sem SF6

A nova gama de celas de média tensão da Schneider Electric sem SF6 é uma solução mais sustentável, eficiente, segura e digital para um mundo mais elétrico e descarbonizado. Foi desenvolvido em paralelo um amplo conjunto de funcionalidades, incluindo o fusível sem SF6, convertendo-se num dos acessórios mais requisitados para as novas instalações de edifícios.

A distribuição elétrica continua a ser melhorada e será, portanto, cada vez mais necessário aparelhos como a nova gama de celas de média tensão sem SF6. Esta gama oferece mais prestações que a anterior, contribui para com a estratégia de descarbonização das empresas e, por último, oferece uma maior flexibilidade, visto que continua a utilizar as mesmas conexões e dimensões. Isto significa que as duas gamas de celas podem conviver sem problemas.

Para além disso, é também conservado o modo de funcionamento fiável da anterior gama SM6 da Schneider. Uma aparelhagem ecológica que contribui diretamente na estimulação da economia circular, sem colocar em risco as elevadas prestações destes equipamentos.

Neste sentido, a cela SM AirSeT é completamente digital e toda a plataforma de equipamentos conta com conetividade nativa, para partilhar dados na nuvem com o propósito claro de entregar melhor eficiência e segurança das operações.

Os benefícios das tecnologias digitais que se encontram nos equipamentos de comutação são inumeráveis. Por exemplo, os sensores para a monitorização das condições podem desbloquear estratégias preditivas e preventivas de gestão de ativos alimentando com dados as sofisticadas ferramentas analíticas como as que oferece a robusta arquitetura e plataforma EcoStruxure da Schneider Electric, citada anteriormente.

A nova cela de média tensão sem SF6 é uma tecnologia que já foi implementada com sucesso em projetos de múltiplos setores, mais concretamente no setor dos transportes na Renault ou na Azienda Trasporti Milanesi. Trata-se de uma frota de autocarros de Milão que aplicou nos seus veículos a tecnologia sustentável de Média Tensão da Schneider na sua infraestrutura de carregamento dos depósitos, com o objetivo de alcançar a e-mobilidade e para que no ano de 2030 100% da sua frota seja elétrica.

A nova tecnologia Schneider livre de SF6 pode ser utilizada numa grande variedade de sectores
A nova tecnologia Schneider livre de SF6 pode ser utilizada numa grande variedade de sectores.

Sem SF6 vence o Prémio de Eficiência Energética Industrial

A nova tecnologia sem SF6 da Schneider Electric recebeu importantes prémios desde a sua implementação. Recentemente, foi galardoada pela Hannover Messe com o Prémio para a Eficiência Energética Industrial, que demonstra o notável compromisso das empresas com o investimento e aplicação de soluções de eficiência energética. O júri teve em conta o seu nível de inovação, a sua contribuição para com a eficiência, os benefícios económicos e as caraterísticas de sustentabilidade.

Mas este não foi o único prémio recebido nos últimos meses, já que também obteve o reconhecimento da iF, a célebre instituição de design, com o IF Design Award. Para além disso, foi também galardoada com um enerTIC Award pelo projeto com E.ON e chegou ao Top 10 Innovation Award da Innovation for Cool Earth Forum; sem esquecer a sua nomeação para o Prémio Hermes, atribuído pela Deutsche Messe.

Sem dúvida, a nova estratégia de inovação e desenvolvimento da Schneider Electric contempla soluções que contribuem diretamente num pensamento mais focado no planeta.

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial