Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Compra coletiva de energia: saiba como negociar para poupar nas suas faturas

02/12/2021

A iniciativa da RNAE e da Selectra tem como objetivo oferecer aos consumidores tarifas mais baratas de eletricidade e gás.

Imagen

Tendo em conta a instabilidade do mercado energético e a preocupação que isso está a causar aos portugueses, a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e a Selectra, especialista na comparação de tarifas de energia, uniram-se para negociarem melhores preços das faturas de gás e de luz dos consumidores, através do lançamento da 1ª Compra Coletiva de Energia em Portugal.

Estivemos à conversa com Madalena Furtado Torres, responsável de business development e SEM da Selectra, para nos explicar um pouco melhor em que consiste esta iniciativa.

O que é uma compra coletiva?

Uma compra coletiva de energia consiste em juntar consumidores que tenham interesse em baixar o valor das suas faturas de eletricidade, gás ou ambos, com o objetivo de negociar junto das comercializadoras tarifas com melhores condições e a preços mais baixos.

Quem se pode inscrever?

A iniciativa está aberta a todos os consumidores com uma potência contratada até 20,7kW, sejam estas casas domésticas ou pequenos negócios. Para se inscreverem os interessados apenas têm de fazer a sua inscrição na nossa plataforma e esperar para receberem o veredicto sobre a proposta vencedora.

Existe algum tipo de custo acrescido?

Não, a inscrição é totalmente gratuita e livre de qualquer tipo de obrigação/compromisso.

O que é que acontece no final da negociação?

No final da negociação com as comercializadoras, o consumidor dispõe de duas opções: continuar com a tarifa que tem atualmente ou trocar para a oferta vencedora. Isto é, a inscrição não supõe a obrigatoriedade de mudar de fornecedor de energia. Essa escolha é algo que compete ao consumidor, ficando ao seu critério decidir se esta é uma tarifa adaptada às suas necessidades e se realmente lhe valerá a pena esta mudança.

Já é possível fazer alguma estimativa sobre o valor da poupança?

O valor da poupança irá depender do número de inscritos, sendo que quanto mais pessoas se unirem a este movimento, maior é a margem de negociação que a RNAE e a Selectra detém junto das comercializadoras. No entanto, estimamos que através desta iniciativa os inscritos possam poupar até 150€ na sua fatura anual de luz e gás.

Qual é o papel da RNAE e da Selectra neste processo?

A Selectra e a RNAE vão atuar em nome dos inscritos, encarregando-se de negociar com as comercializadoras a melhor oferta de energia para estes clientes. Ou seja, os consumidores apenas têm de fazer a sua inscrição, porque a partir daí nós gerimos todo o processo. Quando tivermos a oferta vencedora, entramos em contacto por email e posteriormente por telefone para proceder à contratação, caso assim o desejem. No entanto, os inscritos podem também entrar em contacto connosco através do telefone facultado nos emails de comunicação.
Madalena Furtado Torres, responsável de business development e SEM da Selectra
Madalena Furtado Torres, responsável de business development e SEM da Selectra.

De onde surgiu a ideia de lançar esta iniciativa?

O mercado energético está a enfrentar um período de grande instabilidade e nós sabemos o quão stressante isso pode ser para muitas famílias, sem saberem se vão ter condições de pagar as suas faturas, caso estas aumentem de preço. Assim, a Selectra decidiu juntar-se à RNAE e a outras agências de energia com o objetivo de negociar tarifas mais rentáveis do que aquelas que estão disponíveis no mercado atualmente, de modo a ajudar os consumidores a gerir os seus gastos e a poupar.

É a primeira vez que lançam uma iniciativa deste tipo?

É a primeira compra coletiva em conjunto com a RNAE e lançada em Portugal. No entanto, a Selectra já desenvolveu várias compras coletivas noutros países e os resultados foram bastante positivos. Por exemplo, em França ajudámos cerca de 100.000 pessoas e em Espanha os inscritos foram mais de 86 mil, sendo que conseguimos obter neste país um preço por quilowatt-hora (kWh) 10% mais barato do que o que era praticado no momento e alcançar 180 euros de poupança anual para os consumidores em ambos os serviços.

O que é que o consumidor pode esperar depois de terminar o período de oferta?

Se o consumidor aceitar mudar para a oferta vencedora, poderá usufruir dessas condições durante 1 ano. Ou seja, durante esse período, os preços serão sempre os mesmos. Quando este terminar, podem inscrever-se novamente noutra compra coletiva de energia de modo a estarem informados sobre novas tarifas mais rentáveis e, sendo o propósito da Selectra, ajudar os consumidores a poupar, teríamos todo o gosto em desenvolver outra ação semelhante a esta no futuro.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial