Nipon é tempo de celebrar!
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Um guia para a tecnologia de guias lineares

30/11/2021

As guias lineares são essenciais no contexto industrial, para ajudar a mover equipamentos e objetos na linha de produção. Neste artigo, Marcus Schneck, CEO da norelem, explica que fatores devemos considerar quando escolhemos uma guia linear.

Culturalmente, o termo ‘linear’ granjeou uma reputação injusta nas últimas décadas. Declarar que algo é linear é sugerir que não tem complexidade; é fácil, evidente, simples, sem desvios e sem quantidades desconhecidas sempre que possa ser feita uma escolha.

É claro que, no que diz respeito à produção, é precisamente por esta razão que a linearidade é tão importante. Em aplicações exigentes, como a automação de fábricas, o perigo consiste em ter sistemas ou processos que não são suficientemente lineares. Quase linear não é suficiente - as linhas de produção dependem da maquinaria que se move repetidamente de forma fiável ao longo de um eixo predefinido.

Para conseguir essa qualidade da transferência linear, os engenheiros de design utilizam guias lineares. Em princípio, trata-se da mesma tecnologia que ajuda as pessoas em todo o mundo a abrir as gavetas da roupa, de forma fiável e sem problemas, dia após dia. No entanto, as vantagens são consideravelmente maiores num ambiente de produção. Uma guia linear tem de ser forte e funcionar sem atrito. Deve manter o seu desempenho em centenas, se não milhares, de movimentos repetíveis e deve resistir às forças sem ficar deformada.

foto

Qual a guia linear mais indicada para o seu projeto?

Selecionar a guia linear indicada não é uma questão simples e é importante acertar. Existem dois tipos principais de sistemas de guias lineares, cada um com as suas características particulares.

As guias de deslizamento são guias lineares nas quais os elementos individuais da guia linear não se encontram separados por elementos de rolamento. Por sua vez, as guias de rolo baseiam-se num mecanismo de rotação, onde as guias de rolo, como rolos ou rolamentos de esferas, rodam entre dois elementos móveis.

No entanto, de uma forma ou de outra, o resultado final é o mesmo: o bloco linear move-se para a frente e para trás ao longo da plaina na qual a calha está posicionada.

Guias de deslizamento

Os sistemas de guias de deslizamento linear incluem as guias de deslizamento linear modelo rabo de andorinha da norelem, que impedem que um elemento de guia se eleve durante os movimentos rotativos. O design de contacto total das superfícies de deslizamento torna as guias de deslizamento linear modelo rabo de andorinha adequadas para absorver e amortecer os impactos e as vibrações.

As guias de deslizamento telescópicas são outra opção - e a norelem oferece, atualmente 33 tipos, designs e tamanhos, que oferecem um movimento eficaz para cargas dos 10 kg aos 450 kg. Ao preparar esta gama abrangente, demos especial atenção à redução da fricção, do ruído e da necessidade de manutenção.

As calhas das guias de deslizamento são habitualmente produzidas em aço, mas também estão disponíveis em aço inoxidável ou em alumínio. O aço inoxidável é resistente à corrosão e garante a máxima higiene: é perfeito para a tecnologia médica. Em comparação, o alumínio é leve, o que o torna ideal para aplicações como a aviação, onde cada grama conta.

Guias de rolo

Um retentor do elemento de rolamento (como um corrente de rolos) controla o elemento de rolamento e garante que a guia funciona da forma mais silenciosa possível. As guias de rolo incluem as calhas de guia perfiladas e os rolamentos de esferas lineares.

Os sistemas de guias de rolo da norelem incluem calhas de guia com comprimentos até 4080 mm e com design compacto e robusto, com 20 mm, 30 mm e 45 mm de tamanho. Dependendo das dimensões e do tamanho, os sistemas de guias de rolo podem funcionar com cargas estáticas de até 5500 N e cargas dinâmicas de até 12.280 N.

A combinação de calhas de rolamento fixo e livre impede a inclinação incómoda e o desgaste desnecessário dos sistemas de guias de rolo. A carruagem pode ser feita sem folga, bastando ajustar o rolo do came central para a tensão pretendida na calha. Deste modo, é garantido o funcionamento preciso e o rolamento de rolo permanentemente lubrificado assegura uma operação que não precisa de manutenção.

Outro tipo de guia de rolo está associado às que têm elementos de rolamento de recirculação. Os elementos de rolamento recirculam no bloco linear e movem-se com o bloco e não separadamente, de forma semelhante aos trilhos de um reservatório.

foto

Outros aspetos a considerar

Regra geral, uma guia de boa qualidade depende da sua forma, da precisão da posição e da ausência de fricção. Isto significa que, ao especificar e dimensionar um sistema de guia linear, pode recorrer a uma abordagem lógica.

Depois de ter definido claramente os parâmetros mais importantes necessários para a sua aplicação, provavelmente irá especificar se o melhor sistema a utilizar será uma guia de deslizamento ou de rolo.

Com base nesta decisão, pode reduzir ainda mais a seleção segundo as variáveis específicas, como a velocidade, a carga, o material, a manutenção, entre outras.

Escolher os sistemas lineares da norelem

A norelem dispõe de uma vasta experiência de auxílio aos clientes na escolha do sistema de guia linear certo. As guias lineares da marca são utilizadas em indústrias tão diferentes como a produção de semicondutores, robótica, embalagem e tecnologia médica - embora, compreensivelmente, o principal campo de aplicação seja a automação de fábricas.

Sempre que necessário, a empresa disponibiliza aos seus clientes aconselhamento na escolha dos elementos de produção de posicionamento, manipulação, elevação ou rotação. Isto significa que os seus sistemas de guias lineares podem ser montados de acordo com a aplicação específica do cliente.

Resumindo, uma guia linear é um dispositivo simples, que desempenha bem um trabalho simples. Da próxima vez que uma pessoa se queixar por algo ser demasiado linear, chame-lhe a atenção para as guias lineares e relembre-a de que, por vezes, a simplicidade é exatamente o que é necessário.

Panasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpioChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Keyter: HVAC&R SolutionsConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022Um futuro mais verde faz parte da Vulcano

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial