Nipon é tempo de celebrar!
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Evite explosões: introdução à proteção ATEX

Denios29/11/2021
A proteção contra explosão é um aspeto vital para empresas de todos os setores, uma vez que muitas das substâncias perigosas frequentemente manipuladas têm um potencial explosivo.
foto

Podemos pensar em líquidos inflamáveis, como lacas ou solventes e seus vapores, ou pós inflamáveis em suspensão. Durante a fabricação, transporte e armazenamento destes tipos de produtos químicos ou substâncias, é vital tomar medidas apropriadas para proteger os trabalhadores e as instalações.

Confira agora tudo o que precisa saber em matéria de proteção ATEX:

  • Um dos nossos especialistas em proteção contra explosão responderá às suas principais perguntas numa entrevista.
  • Com o nosso infográfico, ilustraremos os fundamentos mais básicos sobre explosões e como se proteger contra esse risco.
  • Por fim, indicamos uma série de instruções essenciais para trabalhar com segurança na área ATEX.

Entrevista com um especialista em proteção ATEX

Quais são as principais fontes de acidentes nas áreas da ATEX?

Quais regulamentos e obrigações para a empresa devem ser levados em consideração?

Como as zonas ATEX devem ser definidas?

João Rocha é o especialista na DENIOS em Portugal em proteção contra explosões. Na entrevista, João responde a estas e outras perguntas frequentes. Veja o vídeo:

Produtos essenciais para segurança nas áreas ATEX

No catálogo da DENIOS, encontrará uma ampla gama de produtos de proteção ATEX que resolverão todas as suas necessidades. Entre outros, encontrará mais de 2.000 produtos para uso nas zonas ATEX para atender aos requisitos das três zonas de proteção contra explosão.

Exemplo:

  • Soluções de ventilação ou extração para a eliminação de atmosferas nocivas, impedindo a formação de uma atmosfera potencialmente explosiva.
  • Grampos de aterramento com proteção ATEX.
  • E se a sua avaliação ATEX não impedir uma atmosfera potencialmente explosiva ou dispensar todas as fontes possíveis de ignição, podemos oferecer recipientes de armazenamento com superfícies de alívio de pressão para reduzir as explosões a um nível seguro.

A nossa equipa de especialistas terá todo o prazer em encontrar a solução ideal para as suas necessidades.

Proteção ATEX para armazenamento

Os requisitos comerciais, legais e da seguradora determinam a necessidade de um mecanismo de segurança de armazém seguro, como os contentores modulares DENIOS para produtos químicos perigosos. Com base no seu estudo das zonas ATEX e na análise das suas necessidades específicas, projetamos em conjunto o tipo ideal de armazenamento para proteger a sua empresa contra explosões.

Se o seu estudo das zonas ATEX determinar a existência de uma zona ATEX, ofereceremos um contentor modular equipado com todos os tipos de proteções para minimizar o risco. Entre outros equipamentos, instalamos conexões de aterramento para ligação equipotencial ou barras de aterramento para conectar as instalações internas do contentor modular.

foto

Para segurança ativa em caso de explosões, dispositivos de descompressão de emergência podem ser instalados no teto dos contentores modulares. A compensação de pressão controlada evita consequências terríveis, como a destruição do contentor, o perigo para as pessoas com a abertura repentina da porta ou a libertação descontrolada de energia. Os dispositivos de descompressão de emergência fecham-se após a sobrepressão ter dissipado e o espaço ser fechado hermeticamente novamente. A resistência ao fogo do conjunto não é afetada pela abertura deste dispositivo.

Ferramentas livres de faíscas

Usando ferramentas de aço comuns, as faíscas podem ser produzidas quando as peças são atingidas ou se a ferramenta cair no chão. As ferramentas livres de faíscas DENIOS são feitas de ligas especiais com base em cobre e sendo mais macio do que as ferramentas normais, minimizando o risco de faíscas. Por esse motivo, eles são aprovadas para uso em áreas onde faíscas representam um perigo (ATEX).

No entanto, é importante saber que o uso de ferramentas antifaiscantes não é suficiente para proteger áreas com risco de incêndio ou explosão. Outras medidas adicionais devem ser tomadas, como aterramento do equipamento, ventilação correta da área, etc.

Veja a legislação nacional

foto

Bombeie e misture substâncias nas áreas ATEX

As bombas elétricas ATEX e misturadores para bombear ou mistura de líquidos inflamáveis devem satisfazer os requisitos ATEX. Os motores e elementos desses equipamentos são fabricados especialmente para evitar a geração de faíscas e, portanto, para seu uso seguro nas áreas da ATEX. O design dos componentes não elétricos também evita qualquer fonte de ignição, como superfícies quentes. Para eliminar a eletricidade estática, entregamos todas as nossas bombas para zonas ATEX com o cabo de ligação equipotencial incluído.

foto
As nossas bombas manuais da zona ATEX são certificadas pela DEKRA e podem ser aterradas com acessórios como cabos ou kit sanitário

Evite fontes de ignição durante o içamento e transporte

As fontes de ignição não ocorrem apenas quando equipamento elétrico é usado. Movendo tambores com meios mecânicos, o atrito também pode produzir faíscas e na zona ATEX a carga estática deve sempre ser evitada como fonte de ignição.
foto
Produtos como o manipulador de bidões Secu Comfort ou o Elevador de bidões Secu Ex são, portanto, construídos numa versão eletricamente condutiva, para evitar ter que aterrá-los com uma ligação equipotencial.

Sistemas de aterramento DENIOS para áreas ATEX

Ao embalar ou transportar substâncias inflamáveis, deve-se ter em mente que o mero fluxo de substâncias pode produzir cargas elétricas perigosas.
foto
Esse risco aumenta com a velocidade do fluxo de material, por exemplo, derramando através de um funil. Os cabos terra impedem riscos de explosão devido a cargas eletrostáticas.

Sinalização de zona ATEX

A marcação do piso é importante para a segurança na zona ATEX. As faixas autoadesivas delimitam as zonas ATEX opticamente e indicam locais de perigo.
foto
Oferecemos a nossa marcação de piso para zonas ATEX com a inscrição geral “Zona ATEX“ou personalizada de acordo com suas indicações (por exemplo, com impressão”ATEX Zone 22”), além de uma ampla variedade de placas de identificação de zona ATEX para indicar aos trabalhadores, em quais áreas eles devem intensificar as precauções devido ao risco de explosões..

Iluminação com proteção ATEX

Devido ao seu grande impacto sobre os trabalhadores, a iluminação correta do local de trabalho é essencial. Mas essa mesma iluminação pode ser transformada numa fonte de ignição para uma atmosfera explosiva. Por esse motivo, as luminárias usadas na zona ATEX devem atender a uma série de requisitos especiais.

foto

No nosso catálogo, oferecemos luminárias de teto e parede com proteção ATEX de acordo com as normas DIN EN 60598-2-22 e DIN VDE 0108, que oferecem iluminação ideal para as zonas ATEX 2 e 22. Pode também encontrar lanternas profissionais ATEX muito úteis por exemplo, durante inspeções, auditorias ou trabalhos de manutenção. Oferecemos produtos com aprovação para todas as zonas ATEX.

Bacias de retenção em aço

Como mencionamos no início deste artigo, produtos sem fontes potenciais de ignição não estão sujeitos à diretiva ATEX e podem ser usados perfeitamente na área ATEX sem a necessidade de identificação especial. Um exemplo são as nossas bacias de retenção em aço, ideais para o armazenamento seguro de líquidos inflamáveis em garrafas, tambores ou IBC / KTC.

foto

Com um aterramento eficiente dessas bacias (por exemplo, por intermédio de pinças de aterramento), evitam-se cargas eletrostáticas nos processos de carga e descarga ou em derrames acidentais. Para o armazenamento de líquidos inflamáveis em pequenos recipientes, oferecemos uma grande variedade de bacias de retenção em aço para pequenos recipientes.

Resumindo: proteção ATEX: o infográfico ATEX da DENIOS

Sabia que ...

Acidentes com substâncias explosivas representam apenas 2,6% de todos os acidentes químicos notificáveis - mas são responsáveis por 25% das mortes daí resultantes. É um dos muitos factos interessantes que poderá encontra no nosso infográfico sobre 'Introdução ao tópico Proteção ATEX'.

Com o nosso infográfico, ilustraremos os fundamentos mais básicos sobre explosões: os seus perigos, como eles se originam, como definir as diferentes zonas ATEX e como se proteger. Descarregue aqui

Deseja mais informações?

Ligue gratuitamente para o número 800 11 31 46 e fale com um especialista DENIOS.

Outros produtos para as zonas ATEX

Chillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Keyter: HVAC&R SolutionsConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022Panasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpioUm futuro mais verde faz parte da Vulcano

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial