Grupo Midea SGT: XTREME SAVE ultra popança de energia
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

C&R 2021 marcou um ponto de viragem em tempo de pandemia

23/11/2021

A 'Climatización y Refrigeración' - C&R 2021 recebeu, de 16 a 19 de novembro, em Madrid, mais de 34 mil profissionais num certame que contou com mais de 300 empresas expositoras.

foto
De acordo com a organização, a C&R foi uma das suas edições mais importantes e excecionais, uma vez que, após longos meses sem eventos presenciais, marcou um ponto de viragem no sentido da recuperação da normalidade e da reunião 'cara a cara' entre empresas e clientes, nos pavilhões da IFEMA em Madrid, Espanha.

Neste sentido, Aurelio García, presidente da KEYTER INTARCON, descreveu esta edição como uma "experiência positiva" tendo em vista o desafio de enfrentar a 'nova normalidade'.  "Não só foi um evento interessante e importante no qual voltámos a contactar com vários instaladores, empresas de engenharia, etc., mas também pelo que representa no avançar do dia-a-dia e das suas rotinas". 

Para Francisco Perucho, Director Geral da Panasonic Heating & Cooling Solutions UE, “a feira permitiu-nos reunir com os nossos clientes, distribuidores, instaladores, colegas de outras empresas, e esta foi uma das caraterísticas mais importantes que a C&R nos deu”. O responsável agradeceu também o esforço da IFEMA na melhoria da feira e da incorporação de novas ferramentas como o C&R LiveConnect, “uma enorme vantagem competitiva que está aqui para ficar”.

Paloma Sanchez - Cano, Diretor de Marketing da Daikin, destaca esta edição como um ponto de viragem e de encontro com os clientes. “Estamos muito satisfeitos com a participação na feira, vimos um setor animado e tivemos visitantes com um nível de profissionalismo muito elevado, todos estavam ansiosos por se voltarem a encontrar e a feira serviu de impulso e de trampolim para reativar as reuniões presenciais”.

Além destes, representantes da CLIMALIFE, ZANOTTI, ELIWELL IBERICA, SYSTEMAIR, DOMUSA, e muitos outros também expressaram a mesma opinião, sublinhando a intensidade desta edição, e o desejo de se encontrarem novamente em futuras edições.

A oferta comercial da C&R reuniu inúmeras novidades alinhadas com o desafio que representa um futuro marcado pela emergência climática global, bem como um consumo de energia mais sustentável e com uma maior presença de fontes de energia renováveis. Esta montra eco-eficiente foi visitada no dia da abertura pela Terceira Vice-Presidente do Governo Espanhol e Ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico de Espanha, Teresa Ribera, que expressou o compromisso do seu Executivo com o ambiente.

O programa de Jornadas Técnicas, FORO C&R, reuniu também vários profissionais em torno de um cenário de análise e debate sobre questões de grande atualidade, que abordaram temas sobre a descarbonização de edifícios e a Qualidade do Ar Interior para além da pandemia.

Destaque também para duas sessões dedicadas à Refrigeração, os seus desafios e perspetivas futuras, nas quais foram discutidas a otimização e sustentabilidade energética para instalações de refrigeração industrial e comercial, e tecnologias disruptivas. Durante as sessões FORO C&R, foram também analisados dois grandes projetos de arquitetura e engenharia, tais como o hospital Zendal e Caleido, a 5ª torre, tendo igualmente sido debatida a formação como chave para o emprego sustentável e o desenvolvimento tecnológico.

Além disso, a Galeria de Inovação C&R destacou, 11 equipamentos e soluções de vanguarda, entre os quais equipamentos de última geração e a utilização de refrigerantes naturais que elevam os níveis de eficiência e cuidado com o ambiente; melhorias nos materiais, tecnologias e designs que facilitam a instalação de equipamentos; ferramentas para o controlo da qualidade do ar nas instalações de ar condicionado, ou soluções inovadoras para satisfazer as necessidades de aquecimento e água quente durante todo o ano em edifícios de habitação.

Durante a tarde de 16 de novembro e integrando a abertura da feira, realizou-se também a cerimónia de entrega do prémio 'Climatización y Refrigeración 2019'.

Um prémio que evoca o reconhecimento do trabalho dos profissionais que dedicaram a sua vida ao desenvolvimento, progresso e melhoria do setor do ar condicionado e da refrigeração, e que este ano foi para Pedro Pulido, diretor comercial da SOLER & PALAU, e membro do Conselho de Administração da AFEC e do Comité Organizador da feira.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Bosch: a mais recente mudança já lhe é familiar.Seminário a sustentabilidade dos compatimentos ambientais: solo, água e AR desafios e soluçõesJaba: tradução 4.0Caio CavalcantiAssociação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoApemeta XI encontro nacional de gestaão de residuos: uma nova era? 16 de dezembro 2021 auditorio do alto dos monhos

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial