Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo técnico

O futuro da Climatização Interior para o segmento retalhista

Samsung26/11/2021
A forte concorrência no setor das lojas está a levar os retalhistas a explorar novas formas de melhorar a experiência dos clientes na loja.
Imagen

Sinopse

A forte concorrência no setor das lojas está a levar os retalhistas a explorar novas formas de melhorar a experiência para os clientes em loja, oferecendo um melhor ambiente e prestando mais atenção ao design e às necessidades de versatilidade na loja. Diversas pesquisas demonstram que o comportamento de compra dos consumidores pode ser influenciado através das suas respostas fisiológicas ao ambiente em loja. Assim, os retalhistas procuram produtos e acessórios que possam melhorar a estética da loja e além disso, façam com que os clientes se sintam mais confortáveis no momento de tomar as suas decisões de compra.

A solução inovadora da Samsung, sob a forma da Cassete 360, tem por objetivo dar resposta à necessidade subestimada do mercado de melhorar o ambiente nas lojas. Esta solução pode satisfazer as necessidades dos espaços comerciais, não apenas melhorando a experiência pessoal e sensorial do cliente na loja, mas fornecendo também a versatilidade necessária (inexistente atualmente) que as lojas necessitam.

Este artigo técnico tem como objetivo destacar essa necessidade e explicar como a Cassete Samsung 360 foi criada para a satisfazer - com uma estética sofisticada, integrando-se harmoniosamente em qualquer tipo interior com seu design inovador, abrindo simultaneamente inúmeras opções para os espaços comerciais, graças as seus recursos versáteis, entre outros.

Rutura no segmento retalhista

Na era da digitalização e das transações online, alguns temem que as lojas físicas tenham os dias contados. No entanto, de acordo com o US Census Bureau (Departamento de Comércio dos EUA, 2020), as lojas físicas foram responsáveis por quase 90 por cento de todas as vendas de retalho no terceiro trimestre de 20191.

As estatísticas mostram que em 2019, os 'nativos do digital' se voltaram para projetos piloto de lojas físicas e os retalhistas tradicionais lançaram lojas físicas com tecnologia digital (Deloitte, 2020)2. Nesta era de 'rutura' digital, o segmento retalhista debate-se com uma rutura como nenhum outro, sendo que todos os retalhistas têm de encontrar formas de redefinir a sua estratégia e modelo operacional para manter a sua posição (McKinsey & Company, 2019)3.

A Forrester Research estima que, em 2022, o comércio eletrónico representará 17 por cento do total das vendas de retalho, e 41 por cento será influenciado digitalmente pelas vendas offline (Forrester, 2017)4. Os retalhistas devem adotar uma abordagem de recomeço para determinar a evolução ao longo de toda a experiência da marca (Lutz, 2018)5.

Pesquisas em curso mostram que as lojas físicas impulsionam as compras online e estima-se que as vendas em loja continuarão a ser responsáveis por 75 a 85 por cento das vendas de retalho até 2025. No entanto, as lojas físicas evoluíram e são hoje inegavelmente mais.

Pesquisas demonstram que as lojas físicas impulsionam as compras online e que as vendas em loja serão responsáveis por 75 a 85 por cento das vendas de retalho até 20256.

No entanto, as lojas físicas evoluíram e são hoje inegavelmente mais do que apenas um local para comprar produtos. As lojas desempenham atualmente diversas funções, servindo por exemplo como showroom experimental para os produtos (McKinsey & Company, 2018)6.

Um mantra muitas vezes citado no setor é: “Retalho é detalhe”. Os clientes desejam o melhor de dois mundos. Eles desejam as vantagens que as compras online oferecem, como a vasta seleção, a vasta informação sobre produtos, o feedback e dicas de outros clientes, mas querem também a experiência inigualável de fazer compras na loja, com as vantagens do atendimento personalizado, a capacidade de tocar e ver os produtos antes de os adquirir (Rigby, 2011)7. Por isso, são necessárias inovações para reunir as vantagens de ambas as experiências e gerar crescimento rentável.

Imagen

Introdução ao Plano de Ação Europeu para o Setor Retalhista (ERAP)

Em termos de importância socioeconómica, os setores retalhista e grossista têm um papel essencial a desempenhar no estímulo ao crescimento e à criação de emprego no âmbito da estratégia Europa 2020, encontrando-se entre os setores-chave que podem conduzir à transição para uma economia e padrões de consumo mais sustentáveis. A eficiência neste setor tem implicações para a concorrência, inovação, tendências de preços e competitividade.

O setor retalhista europeu apresenta um quadro diversificado e complexo. Como não existe uma solução ou abordagem “de tamanho único” para os desafios que o setor enfrenta, existe uma necessidade crescente de opções de soluções mais inovadoras. A diversidade do setor retalhista inclui diferenças em termos de tipo de fornecedores (PMEs ou grandes empresas), dimensões dos pontos de venda da organização, modelos, linhas de produtos, cadeias de fornecimento envolvidas, locais, modelos de negócios, níveis de integração vertical, estruturas de propriedade e tamanho em termos operacionais. Os desafios no setor podem ser diferentes para vários tipos de retalhistas e podem diferir entre os Estados-membros devido às diferenças nos mercados nacionais (Comissão Europeia, 2013)8.

Para enfrentar estes desafios, a Comissão Europeia identificou as seguintes cinco prioridades principais8:

Imagen
Estas prioridades devem ser abordadas à luz das tendências existentes e em evolução no setor retalhista.

A estratégia omnicanal

Apesar das previsões dos especialistas de que as lojas online tornariam redundantes as lojas físicas, a verdade é que elas coexistem e transformaram a forma como os clientes compram hoje em dia (Gallino e Moreno, 2014)9. Isto foi popularizado pela estratégia omnicanal.

O retalho omnicanal refere-se à utilização de diversos canais de vendas (lojas físicas e lojas digitais) para criar uma experiência de marca unificada e perfeita para os consumidores em qualquer plataforma e em qualquer momento. Quando feito eficazmente, os utilizadores devem ser capazes de se movimentar livremente de um canal para o outro, construindo um relacionamento

que melhora a experiência geral de compra e incentiva a fidelidade à marca. As empresas definem uma estratégia omnicanal com o intuito de esbater as fronteiras entre os diferentes canais e oferecer ao cliente uma experiência contínua (Heitz-Spahn, 2013)10. Neste contexto, “Brick and click” (lojas físicas e lojas online) significa que os retalhistas têm presença quer online, quer offline. A experiência perfeita oferecida pelas marcas em diferentes canais de compras é fundamental, uma vez que um cliente conectado gasta 30% mais do que um cliente desconectado (PSFK, 2015)11.

Para um mercado que se concentra cada vez mais nas necessidades do consumidor e na experiência geral do cliente, as fronteiras entre os segmentos retalhistas estão a esbater-se, de forma a oferecer maior conforto nas lojas. No segmento retalhista tradicional, o foco deverá ser o de criar o clima ideal. Ao aumentar os níveis de conforto dos clientes, o tempo gasto na loja pode ser aumentado (Nell, 2013)12 . Cada aumento de 1% no tempo gasto numa loja resulta em 1,3% de gastos extra em compras (McAdams, 2008)13. Assim, na secção seguinte, vamos concentrarmo-nos no papel que a climatização desempenha nas lojas físicas.

A importância da atmosfera nas lojas

Até agora, a atmosfera nas lojas e a sua influência no comportamento de compra dos consumidores tem recebido muito pouca atenção na literatura. A atmosfera da loja é um estímulo que causa respostas comportamentais nos clientes, o que por sua vez tem uma influência direta na quantidade de tempo que estes passam na loja, influenciando em última análise as suas decisões de compra (Turley and Milliman, 2000)14.

O termo “atmosfera” é usado pelos retalhistas para descrever elementos que apelam aos cinco sentidos humanos e contribuem para o ambiente geral de uma loja de retalho (Bell e Ternus, 2006)15. No contexto de lojas de retalho, “atmosfera” refere-se à estética e ao ambiente da loja. Elementos como cores, música, iluminação, aroma, público e montra refletem a atmosfera da loja e desempenham um papel importante na perceção e avaliação da loja em geral pelos clientes (UKEssays, 2018)16. Simplificando, a atmosfera na loja inclui não apenas as caraterísticas físicas de uma loja ou espaço usadas para criar uma imagem atrativa para os clientes, mas dirige-se e envolve também outros sentidos humanos, como o som e o aroma. Assim, a atmosfera é um contribuinte direto para a experiência do cliente, que é um dos mais importantes elementos da atividade empresarial hoje em dia (Why In-Store Atmosphere Matters for Your Customers?, 2018)17.

Imagen

Pesquisas mostram que as lojas que fazem melhorias no seu interior criam condições de consumo eficazesque podem estimular e satisfazer o comportamento de compra imediata dos consumidores (Liaw, 2007)18. Elementos subtis absorvidos individualmente ou em conjunto pelos sentidos, ou seja, pela visão, som, toque, cheiro e sabor, podem afetar a emoção de um consumidor em termos de estímulo e relaxamento (Barclay and Ogden-Barnes, 2012)19. Por exemplo, diferentes combinações de luz e temperatura podem influenciar as perceções do consumidor sobre a oferta. Com variáveis como tons de luz suaves ou quentes e temperatura mais alta ou mais baixa, criam-se diferentes perceções em setores de produtos diferentes.

Philip Kotler (1973-1974)20 foi o primeiro a usar e a definir o termo “atmosfera” como “a conceção consciente do espaço para criar determinado efeito nos compradores”. Kotler entende a atmosfera como “o ar por volta de uma esfera” e analisa a perceção de atmosferas nos principais canais sensoriais: visão, som, cheiro e tato. Diversos investigadores abordaram a questão da atmosfera das lojas desde então. No entanto, a essência da atmosfera da loja não se alterou.

Dada a importância da atmosfera na loja, especialmente com o aumento das lojas online, é interessante considerar porque é que é importante a utilização de elementos que influenciem a atmosfera nas lojas. Alguns dos motivos descritos por Kotler são os seguintes: (Kotler, 1973-1974)20:

  • Em primeiro lugar, os retalhistas podem usar a atmosfera como uma ferramenta de marketing onde os produtos são comprados e onde eles podem fazer uso de opções de design.
  • Em segundo lugar, a atmosfera torna-se essencial para os retalhistas no momento em que mais concorrentes entram no mercado.
  • Em terceiro lugar, na indústria de retalho onde existem muitas semelhanças de produto e preço, a utilização de elementos de atmosfera está a tornar-se uma estratégia mais atraente para a diferenciação das ofertas dos concorrentes.
  • Finalmente, a utilização de elementos de atmosfera é importante para diferenciar entre diferentes estilos de vida de grupos de compradores.

Também é importante reconhecer que há uma diferença entre “atmosfera desejada“e”ambiente inferido” (Kotler, 1973-1974)20. O primeiro refere-se ao conjunto de qualidades sensoriais desenhadas para o ambiente artificial a fim de estabelecer um “ambiente” específico. A atmosfera inferida, por outro lado, pode variar de pessoa para pessoa, com base na reação pessoal de cada um às cores, sons, ruído e temperatura, não podendo por isso ser totalmente controlada pela loja (Zomerdijk e Voss, 2010)21. Os retalhistas que desejam melhorar a atmosfera da loja com vista a melhorar a experiência do cliente devem por isso concentrar-se no aperfeiçoamento da “atmosfera desejada” que, de certo modo, está mais sob o seu controle.

Todas estas observações servem para destacar a importância de as lojas físicas se concentrarem na sua atmosfera através da criação da melhor experiência para os clientes. Isto justifica porque cada vez mais retalhistas optam por se concentrarem cada vez mais nestes fatores. Na próxima secção, observaremos como a gama da Samsung pode ajudar os retalhistas a melhorar a atmosfera nas suas lojas.

Introdução da Samsung 360 Cassette

Dada a crescente competição que o segmento retalhista enfrenta, é natural que os retalhistas se concentrem na eliminação de custos de investimentos e operacionais. Com vista a reduzir os custos de energia, eliminar paralisações, reduzir custos de manutenção das instalações e criar um sistema padronizado, flexível e de utilização segura, a necessidade de novas soluções inovadoras (de climatização) está a tornar-se cada vez mais importante. Os retalhistas desejam sistemas de climatização amigos do ambiente, de utilização segura e acessíveis.

As alterações em termos de necessidades no segmento retalhista em evolução oferecem oportunidades. Como discutimos no capítulo anterior, os retalhistas estão a explorar novas formas de melhorar a experiência para os clientes na loja, oferecendo uma melhor atmosfera e prestando mais atenção ao design e às necessidades de versatilidade na loja através de produtos e acessórios que aumentam a sua atração estética. A 360 Cassette da Samsung pode satisfazer as necessidades dos espaços comerciais, não só melhorando a experiência pessoal e sensorial do cliente na loja, mas fornecendo também a versatilidade necessária (inexistente atualmente) que as lojas necessitam. A 360 Cassette da Samsung melhora a experiência do cliente uma vez que tem por objetivo dar resposta à necessidade subestimada do mercado de melhorar o ambiente nas lojas.

Experiência

O desafi o para os retalhistas atuais é criar uma atmosfera de loja que seja coerente com o design da loja. Por isso, não devem ser negligenciadas as soluções de climatização que deem resposta às necessidades do mercado. Como analisamos nas secções anteriores deste artigo, existe uma relação de causa e efeito que ajuda a aumentar o número de visitantes e o volume de vendas e que, por isso, está a ser observada com mais interesse pelos retalhistas. Esta experiência sensorial positiva imediata pode traduzir-se em maior movimento na loja e aumento das vendas. Vamos discutir agora em detalhe as funcionalidades de ‘Experiência’ que a 360 Cassette Samsung oferece.

Fluxo de ar circular

A funcionalidade de fluxo de ar circular da 360 Cassette assegura que o ar atinge uniformemente todos os cantos de um espaço. A saída circular espalha ar fresco em todas as direções, ao contrário de um aparelho de ar condicionado Cassete 4 Vias convencional. O design sem lâminas mantém o espaço confortavelmente fresco sem correntes de ar frio22. Uma vez que não existem lâminas a bloquear o fl uxo de ar, consegue produzir 25% mais ar tendo um alcance superior23. O Índice de Desempenho de Difusão de Ar (ADPI) é um índice usado para avaliar o desempenho de um sistema de distribuição de ar numa divisão/zona. É derivado da velocidade do ar e da temperatura de corrente efetiva dos pontos de amostragem no espaço que está a ser avaliado. Com base nos testes conduzidos pela Intertek, o ADPI da 360 Cassette Samsung é de 95%, o que é 11% superior ao de um aparelho de ar condicionado convencional Cassete 4 Vias. Desta forma, ficou provado que o 360 Cassette Samsung arrefece o espaço de forma mais confortável. (Figura 1).

Figura 1. Comparação de ADPI entre a Cassete 4 Vias e a 360 Cassette Samsung
Figura 1. Comparação de ADPI entre a Cassete 4 Vias e a 360 Cassette Samsung.

Controlo de fluxo de ar

A 360 Cassette tem um design especial sem lâminas com tecnologia Booster Fan, patenteado em 13 países24. Os três ventiladores 'Booster Fans' criam uma área de baixa pressão em torno da saída circular, sugando o ar circundante e criando assim uma distribuição de ar perfeita uma vez que o ar arrefecido se mantém fixado ao teto (conhecido como efeito 'Coanda') até atingir cada canto do espaço (Figura 2).

Figura 2. O efeito Coanda
Figura 2. O efeito Coanda.

Este método inovador de controle de fluxo de ar permite que o ar frio seja difundido em ângulos muito mais baixos, de forma a espalhar-se mais ao longo do teto, descendo suavemente devido ao efeito da gravidade, como uma brisa natural. A transferência de calor desta camada por convecção natural minimiza a velocidade do ar, o que evita os problemas típicos de correntes de ar frio. Assim, possui um efeito semelhante ao da tecnologia WindFree™ da Samsung, que mantém o espaço confortavelmente arrefecido sem a sensação de ar frio direto25.

Visor LED Circular

A 360 Cassette Samsung possui um painel elegante e um display LED circular intuitivo que não só permite que os utilizadores escolham ou ajustem a direção do fluxo de ar (vertical e horizontalmente), mas também monitoriza e fornece informações operacionais essenciais que podem ser verificadas rapidamente como filtro, direção do fluxo de ar, estado do filtro e monitorização de erros (Figura 3).

Figura 3. 360 Cassette Samsung Visor LED Circular
Figura 3. 360 Cassette Samsung Visor LED Circular.

Painéis de purificação de ar

É importante garantir que o ar dentro das lojas seja fresco, mas também limpo. A recente introdução do conceito de Painéis de Purificação de Ar, que contêm uma série de filtros de ar plissados, incluindo um filtro PM1.0, oferecem uma solução para filtrar partículas nocivas do fluxo de ar. A maioria dos filtros de ar montados em sistemas de ar condicionado para aplicações comerciais, como edifícios de escritórios, não foi desenhada para filtrar partículas até PM1 (Figura 4). A 360 Cassette da Samsung dispõe de um painel purificador que mantém o ar interior fresco e limpo:

  • Este sistema é composto por um sistema de purificação com dois filtros, o pré-filtro e o filtro PM1.0, e possui uma malha de filtro superior com orifícios de 0,5 mm, 20% mais densa do que um filtro de cloreto de vinilo.
  • O pré-filtro captura as partículas de pó maiores, impedindo-as de entrar na unidade interior de ar condicionado.
  • O filtro PM1.0 não só filtra eficazmente pó ultrafino até 0,3 μm mas também torna inativos diversos tipos de bactérias através de um precipitador eletrostático26.
  • Uma vantagem adicional é que este filtro também é semi-lavável, o que permite economizar custos de manutenção, evitando a aquisição de um novo filtro para substituição do mesmo.
Figura 4. Samsung 360 Cassette Painéis de Purificação de Ar
Figura 4. Samsung 360 Cassette Painéis de Purificação de Ar.

Versatilidade

A 360 Cassette Samsung foi desenhada para ser intuitiva e para oferecer a funcionalidade e o conforto ótimos. O aparelho é elegante, moderno e atraente, contribuindo de imediato para o apelo visual e estético. Os retalhistas podem optar entre o preto e branco para os painéis e estes podem ser instalados em tetos e fachadas de duas formas diferentes. Além do design inovador, a 360 Cassette da Samsung vem equipada com diversas funcionalidades que facilitam a manutenção para as lojas, empresários, bem como técnicos de serviço. A 360 Cassette ganhou o prestigioso prémio iF Awards (International Forum Design Award) graças ao seu design visualmente impressionante, mas extremamente prático27.

Design elegante

O design circular elegante da 360 Cassette Samsung adapta-se a uma grande variedade de designs de interiores. O painel estreito e circular oferece maior flexibilidade aos retalhistas, uma vez que se pode encaixar num espaço muito limitado do teto, desde 225 mm (com um painel circular) a 255 mm (com um painel quadrado), oferecendo assim maior flexibilidade, uma vez que pode ser instalado numa maior diversidade de locais28 (Figura 5).

Figura 5. Design da Samsung 360 Cassette
Figura 5. Design da Samsung 360 Cassette.

Painel de elevação automática

Para manter uma boa qualidade do ar interior, os filtros devem ser limpos regularmente, e os painéis de elevação tornam esse processo mais fácil. Um Painel de Elevação Automática é um painel que permite acesso rápido aos fi ltros de ar para limpeza, possibilitando conveniência extra com a vantagem de elevar 4,5 metros com um único toque no controlo remoto. Assim, deixa de ser necessário usar um escadote para limpar os painéis. Isto torna o acesso ao filtro para limpeza mais fácil e seguro para os utilizadores e para os técnicos de manutenção (Figura 6).

Figura 6. Painel de Elevação Automática 360 Cassette Samsung
Figura 6. Painel de Elevação Automática 360 Cassette Samsung.

Solução dupla de instalação

Com a 360 Cassette Samsung, os retalhistas têm a opção de instalar a unidade de acordo com o design ou o espaço da sua loja: o aparelho pode ser instalado como os aparelhos de ar condicionado em geral, ou encaixado no teto, o que permite um aspeto mais discreto e sofisticado.

Certificação

A 360 Cassette da Samsung é certifi cada pela Intertek, um fornecedor líder de Garantia de Qualidade Total do ar para a indústria em todo o mundo¹. De forma a oferecer credibilidade, a Intertek mantém acreditações e reconhecimentos globais extensivos para serviços de teste e certifi cação. A colaboração com a Intertek ajuda a mostrar e a manter os atributos de segurança e desempenho dos produtos. A sua experiência em termos de padrões regulatórios e certificações mantém as empresas na vanguarda das mudanças e desafios.

Para além da Samsung 360 Cassette, o filtro Tripla Ação, os painéis de Purifi cação de Ar para Wind-Free™ PM 1.0, a Cassete 1 via WindFree™ e a Cassete 4 vias WindFree™ foram certifi cados pela Intertek.

Conclusão

O segmento setor retalhista faz agora também parte dos setores industriais que enfrentam grandes perturbações. O aumento do comércio eletrónico, as vendas online, as alterações nas práticas de compra e consumo e alguns outros fatores adicionais estão a influenciar o setor retalhista. A competição no setor de retalho está a passar do preço e superioridade do produto para a experiência do cliente, afirmam investigadores. Também no âmbito da estratégia Europa 2020, os setores de retalho e grossista têm um papel essencial a desempenhar no estímulo ao crescimento e à criação de emprego, encontrando-se entre os setores-chave que podem conduzir à transição para uma economia e padrões de consumo mais sustentáveis.

Os retalhistas tradicionais, bem como os novos, devem por isso encontrar formas de repensar a sua estratégia e o seu modelo operacional para manter a vantagem competitiva neste cenário de mudança.

Imagen

A melhor experiência do cliente na loja está a tornar-se rapidamente num paradigma novo e muito procurado no segmento de retalho, pelo que não deve ser negligenciado. Pesquisas apontam para a correlação direta e indireta entre a atmosfera na loja e as decisões de compra dos clientes. Fatores como o apelo estético, juntamente com subtis estímulos sensoriais aos cinco principais sentidos humanos, têm um papel a desempenhar e estão cada vez mais a ser levados em consideração. Observou-se que a atmosfera tem uma influência direta na quantidade de tempo que os consumidores passam na loja e, em última análise, influencia as decisões de compra e comportamento dos mesmos, quer de forma positiva ou negativa.

Conforme discutido neste artigo técnico, os retalhistas estão por isso a explorar novas formas de melhorar a experiência para os clientes na loja, oferecendo uma melhor atmosfera e prestando mais atenção ao design e às necessidades de versatilidade na loja.

Ao mesmo tempo, eles também desejam eliminar custos operacionais e optar por sistemas de climatização amigos do ambiente, de utilização segura e acessíveis. Foi aqui que a Samsung entrou em ação para dar resposta às necessidades do mercado com um produto de design inovador que não só melhora a experiência na loja, mas que também é suficientemente versátil para responder às necessidades dos retalhistas em termos de oferta de produtos.

A Samsung inova, forma e apoia constantemente os seus parceiros no sentido de dar resposta às necessidades do mercado, melhorando simultaneamente o conforto e o bem-estar do ambiente interior. Com uma visão baseada em soluções inteligentes, as inovações da Samsung para soluções de climatização e sistemas integrados são projetadas para o futuro. A 360 Cassette da Samsung oferece a resposta àqueles que procuram uma solução sofisticada e versátil para otimizar o clima na loja, adicionando um toque de elegância e mantendo os retalhistas na vanguarda em termos de atração de clientes para as lojas físicas tradicionais.

Nota de redação: o artigo não está publicado na íntegra, devido à sua dimensão. Publicamos uma grande parte que interessa sobretudo aos profissionais de AVAC.

Referências

1 Fonte: U.S. Department of Commerce, 2020. Quarterly Retail E-Commerce Sales 3rd Quarter 2020. Washington: U.S. Department of Commerce.

2 Fonte: Deloitte, 2020. 2020 retail industry outlook, Convenience as a promise. Deloitte.

3 Fonte: McKinsey & Company, 2019. Perspectives on retail and consumer goods. p.7.

4 Fonte: Forrester, 2017. Forrester Data: Digital influenced retail sales forecast. Forrester Research. Forrester.

5 Fonte: Lutz, R., 2018. 3 ways to keep the personal touch in brick-and-mortar retail. [Blog] Commentary, Disponível em: <https://www.retailcustomerexperience.com/blogs/3-ways-to-keep-the-personal-touchin-
brick-and-mortar-retail/> [Acedido a 3 de fevereiro de 2021].

6 Fonte: McKinsey & Company, 2018. Who’s shopping where? The power of geospatial analytics in omnichannel retail. p.2.

7 Fonte: Rigby, Darrell K., 2011. The Future of Shopping, Disponível em: https://hbr.org/2011/12/the-future-of-shopping [Acedido a 3 de fevereiro de2021].

8 Fonte: Comissão Europeia, 2013 Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Setting up a European Retail Action Plan. [online]
Disponível em: <https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2013:0036:FIN:EN:PDF> [Acedido a 18 de fevereiro de 2021].

9 Fonte: Gallino, S. e Moreno, A., 2014. Integration of Online and Offline Channels in Retail: The Impact of Sharing Reliable Inventory Availability Information. Management Science, 60(6).

10 Fonte: Heitz-Spahn, S. (2013). Cross-channel free-riding consumer behavior in a multichannel environment: An investigation of shopping motives, sociodemographics and product categories.

Journal of Retailing and Consumer Services, 20(6), 570–578. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2013.07.006.
11 Fonte: PSFK, 2015. The Future of Retail. Nova Iorque.

12 Fonte: Nell, C., 2013. Exploring the influence of store atmospherics on consumers’ buying behaviour in apparel retail stores: An exploratory study in Tshwane. Estudante universitário. Universidade da África do Sul.

13 McAdams, D. (2008). Time is Money: Shoppers buy more when they stay longer. Portsmouth: Path Intelligence.

14 Fonte: Turley, L. and Milliman, R., 2000. Atmospheric Effects on Shopping Behavior. Journal of
Business Research, 49(2), 193–211.

15 Fonte: Bell, J. A., & Ternus, K. (2006). Silent selling: best practices and effective strategies in
visual merchandising. 3a ed. Nova Iorque: Londres: Fairchild.

16 Fonte: UKEssays. (Novembro 2018). The Concept Of Atmosphere In Retail Store Marketing
Essay. [online] Disponível em: <https://www.ukessays.com/essays/marketing/the-concept-ofatmosphere-
in-retail-store-marketing-essay.php?vref=1> [Acedido a 4 de fevereiro de 2021].

17 Fonte: Texto original em espera. 2018. Why In-Store Atmosphere Matters for Your Customers?.
[online] Disponível em: <https://www.onholdinc.com/mohblog/why-in-store-atmospherematters-
for-your-customers/.> [Acedido a 4 de fevereiro de 2021].

18 Fonte: Liaw, G., 2007. The Influence of Multiple Store Environment Cues on Shopping Mood and Patronage Satisfaction.

19 Fonte: Barclay, D. and Ogden-Barnes, S., 2012. Store sense: Reclaiming the four walls with sensory engagement. The Retail Acumen Series.

20 Fonte: Kotler, P. (1973-1974). Atmospherics as a marketing tool. Journal of Retailing, 49(4), 48–64.

21 Fonte: Zomerdijk, L. and Voss, C., 2010. Service Design for Experience-Centric Services. Journal of Service Research,13(1), 67–82.

22 A diferença de temperatura é inferior a 0,6 °C num raio de 9,3 m.

23 Sem correntes de ar frio entre 0 e 1,5 m de altura (com uma unidade interior de 14,0 kW) num raio de 5 m.

24 Registado na Coreia, EUA, UE, Austrália, Japão e outros países.

25 Sem correntes de ar frio entre 0 e 1,5m de altura (com uma unidade interior de 14,0kW) num raio de 5m.

26 Certificado por Intertek, Relatório número: RT20E-S0010-R, Data de emissão: 17 de abril de 2020 O elemento K (precipitador eletrostático) da Samsung Electronics consegue esterilizar alguns tipos de bactérias
que se acumulam no filtro (Escherichia coli: mais de 99 %, Staphylococcus aureus: mais de 99 %)

27 Fonte: World Design Guide, 2016. Disponível em:
<https:// https://ifworlddesignguide.com/search?q=AC9000K%2B(360CST)&search=AC9000K%20(360CST)#/page/entry/176368-ac9000k-360cst>. [Accessed 3 February 2021]

28 A altura mínima de instalação no teto pode variar dependendo do modelo do painel - quadrado ou redondo. Os painéis quadrados requerem 30 mm mais de altura de teto do que o painel redondo

Mais informações

Se estiver interessado em receber mais informações, contacte o seu representante da Samsung. Conheça melhor as soluções de climatização da Samsung em: samsung.com/climate

O objetivo principal deste artigo técnico é fornecer aos nossos atuais e potenciais clientes informações pertinentes sobre tópicos relevantes sobre ambiente interior, sobre a visão da Samsung e, em menor grau, dar a conhecer a gama de produtos, para que possam tomar uma decisão totalmente informada. O presente artigo técnico foi elaborado apenas para fins informativos e não constitui uma proposta ou contrato vinculativo para a Samsung. A Samsung elaborou este artigo técnico de acordo com o seu melhor conhecimento, não fazendo nem fornecendo, no entanto, qualquer afirmação ou garantia quanto à precisão, integridade, fiabilidade ou adequação para uma finalidade específica relativamente ao conteúdo e produtos, recursos e serviços descritos. A Samsung rejeita expressamente qualquer responsabilidade, quer seja expressa ou implícita, resultante ou relacionada com as informações apresentadas neste artigo técnico. As especificações no presente artigo técnico estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Os produtos Samsung não foram testados quanto ao seu efeito sobre o vírus Covid-19.

Assim, a Samsung não faz quaisquer afirmações nem fornece quaisquer garantias expressas ou implícitas relativamente ao vírus Covid-19. A Samsung recomenda que os proprietários dos edifícios e os gestores de instalações acompanhem sempre de perto as orientações fornecidas pelas autoridades locais.

A pesquisa realizada neste artigo técnico baseou-se em condições pré-Covid-19.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial