Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projetos internacionais promovem convivência da agricultura com o desenvolvimento de centrais fotovoltaicas

19/11/2021
O “desafio” é lançado pela Iberdrola através do seu programa internacional de start-ups, PERSEO, que recebeu 110 propostas de 32 países.
Imagen

A Iberdrola avança com o compromisso de preservar a biodiversidade, ao mesmo tempo que implementa um ambicioso plano de investimento em projetos renováveis. Através do seu programa internacional de start-ups PERSEO, selecionou quatro projetos internacionais para identificar soluções inovadoras que potenciam a convivência de centrais fotovoltaicas de produção solar com atividades agrícolas, pecuárias ou de horticultura, de forma a melhorar a eficiência e competitividade das instalações, o uso da terra e a defesa da biodiversidade.

As soluções visam a criação de sinergias em terrenos destinados a atividades no setor primário que também sejam suscetíveis de albergar instalações solares fotovoltaicas, promovendo a complementaridade de ambos os setores e promover as economias locais. Os projetos apresentados, para além de promoverem a transição energética e o combate às alterações climáticas, situam-se nas áreas que enfrentam o desafio demográfico.

A Iberdrola proporcionará às empresas vencedoras o apoio técnico e económico para testar as suas soluções, dando acesso aos recursos necessários para as validar (equipamentos, equipas, infraestruturas, instalações de alta tecnologia e áreas de trabalho conjuntas) em ambiente real. Se o projeto-piloto for bem-sucedido, poderá também oferecer ao participante a oportunidade de ampliar a solução mediante acordos comerciais ou investimentos diretos através do PERSEO na empresa.

Fotovoltaico compatível com culturas de regadio, viticultura e árvores de fruto e bem-estar animal

Através deste desafio, a empresa recebeu 110 propostas, de 32 países, das quais selecionou quatro empresas, com as quais irá desenvolver projetos em várias áreas:

  • Culturas de regadio: a empresa espanhola EcoEnergías del Guadiana apresentou um projeto-piloto para combinar o cultivo de tomates em estruturas fixas ou retráteis que suportam painéis solares, permitindo mitigar o stress das plantas devido ao derrame de calor e granizo, poupar água e melhorar os resultados da colheita.
  • Viticultura: nesta área foi selecionado o projeto Winesolar, decorrente da colaboração entre três empresas: Techedge (soluções tecnológicas avançadas, liderando a iniciativa), PVH (fabricante de rastreadores e estruturas para painéis solares) e Gonzalez Byass (Wine and Spirits Family formada por 14 adegas em Espanha, Chile e México, e 3 destilarias). O desafio de mitigar e adaptar os efeitos das alterações climáticas na agricultura, e em particular na viticultura, é titânico; a solução Winesolar será uma ferramenta poderosa para enfrentá-la de uma forma abrangente, inteligente e sustentável. A Iberdrola, Techedge, PVH e a Gonzalez Byass na WIinesolar vão desenvolver um sistema fotovoltaico com um rastreador inteligente e adaptado para gerar sombra e proteger as vinhas. Um algoritmo de Inteligência Artificial controlará estes rastreadores para adaptá-los às necessidades fisiológicas das vinhas, bem como para otimizar a produção fotovoltaica. Os dados recolhidos pelos sensores implantados nas vinhas para medir a humidade, temperatura, etc., também alimentarão o algoritmo. Em suma, a Winesolar tem como objetivo alcançar vinhas resilientes às alterações climáticas, neutras e mesmo fixas em termos de emissões de CO2 e respeito pelo ambiente natural, na medida em que não irão ocupar ou danificar a área agrícola, tudo com um claro exemplo de simbiose e eficiência da tecnologia, natureza e produto.
  • Árvores Frutíferas: solução dinâmica de agrovoltaico: a start-up francesa Ombrea desenvolveu um sistema de controlo e regulação do clima, alimentado pela inteligência artificial para proteger as culturas contra as alterações climáticas. A solução, operada remotamente, baseia-se em painéis solares que são estendidos ou recolhidos para modular a luz e a sombra de acordo com os dados climáticos recolhidos no campo através de sensores. O objetivo é proteger as plantas de ondas de calor, seca, granizo ou geada.
  • Bem-estar dos bovinos: a empresa francesa itk está a desenvolver uma solução baseada na ciência para apoiar os setores agrícola e agroalimentar na adaptação às alterações climáticas e à descarbonização, garantindo paralelamente a produtividade e resiliência das explorações agrícolas. O sistema de monitorização de comportamento e plataforma de análise, farmLife, apoia os agricultores que procuram poupar tempo e aumentar a produtividade, fornecendo dados para a tomada de decisões apoiados em quatro pilares: reprodução, nutrição, conforto e saúde.
Imagen

Energia competitiva e sustentável e equilíbrio do meio ambiente

A Iberdrola integrou plenamente a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas dentro da sua estratégia, demonstrando que é possível a coexistência eficaz entre o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável e o equilíbrio ambiental.

A empresa espera atingir a 'perda líquida zero' da biodiversidade até 2030, apostando no impacto líquido positivo na evolução das novas infraestruturas.

A Iberdrola realizou mais de 1.450 ações para proteger a biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projetos renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, fauna e património natural. O mais recente projeto foi a instalação de colmeias em projetos fotovoltaicos para preservar a biodiversidade e promover a economia circular.

A criação de ovinos está presente em muitos dos parques fotovoltaicos da Iberdrola, dado que antes da construção destas plantas a terra tinha um uso de gado. Por vezes, nestes locais, houve uma sobre-exploração de animais, que não permitia o correto desenvolvimento de espécies vegetais. Para evitar esta sobre-exploração, a Iberdrola vai realizar planos sustentáveis de gestão animal, com áreas rotativas que permitam uma atividade mais equilibrada. Além disso, permite controlar a altura da vegetação prevenindo incêndios e outros incómodos e, acima de tudo, atuam como um vetor de regeneração, fornecendo nutrientes e novas sementes ao solo, aumentando a biodiversidade de uma forma mais natural.

Em Espanha, a Iberdrola e a ASAJA assinaram uma aliança estratégica para promover a agricultura e a pecuária sustentáveis e livres de emissões. Para tal, conceberam um plano de trabalho com dois vetores fundamentais: por um lado, promover ações destinadas a melhorar a eficiência energética e, por outro, lançar iniciativas para continuar a preservar a biodiversidade e a cuidar do ambiente rural.

PERSEO: há mais de 10 anos a inovar

O Programa Internacional de start-ups Iberdrola PERSEO visa facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e promover a criação e desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e de empreendedores do setor da eletricidade. Tem 85 milhões de euros destinados a investir em start-ups e outros 40 destinados a lançar - através da sua unidade Perseo Venture Builder - empresas industriais inovadoras que trabalhem em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

Desde a sua criação, em 2008, o PERSEO investiu 70 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócio inovadores, focando-se naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa tem orientado as suas ações para a análise de oportunidades de negócio e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes no mundo, analisando 300 empresas por ano e criando um ecossistema de quase 3.000 empresas empreendedoras. Atualmente, este instrumento de investimento mantém um portfólio de oito empresas.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial