Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

OesteCIM e Universidade Nova de Lisboa fecham acordo para projeto de cidades inteligentes

17/11/2021

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, anunciou uma parceria com a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste para fazer desta uma região inteligente e climaticamente neutra, ao abrigo da ‘Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras’, num projeto que conta com o apoio da Deloitte.

Imagen

Este anúncio foi feito a partir do ‘Smart City Expo World Congress’, que decorre em Barcelona, e onde participou uma missão de autarcas portugueses, entre os quais alguns dos 12 concelhos oestinos, com o apoio do consulado geral de Portugal na cidade espanhola e da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Esta missão tem como contexto o desafio ‘Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras 2030’, lançado pela Comissão Europeia.

A Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras do Horizonte Europa pretende alcançar, até 2030, um total de 100 cidades inteligentes e com impacto neutro para o clima.

“O principal objetivo é garantir que essas cidades atuem como centros de experimentação e inovação para que, até 2050, todas as cidades europeias sejam climaticamente neutras”, adianta a NOVA. As missões são um compromisso da União Europeia para resolver alguns dos principais problemas globais que afetam a sociedade. Cada uma das cinco missões terá um horizonte temporal e um orçamento adaptados ao desafio a que se propõem de forma a despoletar inovação orientada para a solução, com o envolvimento de todos os atores. Não foi anunciado o montante financeiro envolvido neste projeto.

De acordo com Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer e presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM, “temos a intenção de fazer do Oeste uma região inteligente e climaticamente neutra ao abrigo do programa do Horizonte Europa. O desafio passa por termos 100 cidades ou ‘clusters’ regionais que cumpram esta ambição até 2030, sendo as mesmas financiadas para esse fim, e a Comunidade Intermunicipal do Oeste quer entrar neste mapa, agregando todo o conjunto de 12 municípios que constituem a OesteCIM como uma única região. É um desafio que visa responder a preocupações de desenvolvimento e de sustentabilidade, de forma enquadrada”.

Já Miguel de Castro Neto, subdiretor na NOVA IMS e coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, destacou que “viemos a Barcelona conhecer as melhores práticas das cidades e regiões que à escala global lideram esta verdadeira revolução. O que está aqui em causa, mais do que o acesso a um quadro de subsídios, é a integração de princípios de governação do território e das cidades e vilas, que querem ser partes ativas neste processo, criando e gerindo os seus próprios de sistemas de planeamento e gestão, dentro do contexto da analítica urbana, que tira partido dos mais recentes desenvolvimentos no campo da cidadania participada, dos dados abertos, da inteligência artificial, da computação móvel ou da Internet das Coisas”.

‘Smart Region’ é um termo utilizado para descrever regiões que possuem um planeamento sustentável e que promovem o desenvolvimento com base no conhecimento, obtido através da integração e interação entre diferentes agentes do meio, desde sensores até instituições e cidadãos. As ‘Smart Regions’ têm como objetivo incrementar a eficiência e eficácia (operacional, económica, social, etc.) na gestão e funcionamento das regiões, com recurso a tecnologia e à sua interoperabilidade. No seu estágio de desenvolvimento mais avançado, as ‘Smart Regions’ devem ter capacidade de prever e antecipar possíveis constrangimentos associados ao funcionamento da região.

As iniciativas ‘Smart’ são geralmente utilizadas para identificar e descrever acções ou planos promovidos a nível central e municipal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma ‘Smart Region’. As iniciativas 'Smart' podem ser mais ou menos complexas, dependendo do nível de maturidade da região em causa, e devem promover o seu desenvolvimento sustentável através das dimensões anteriormente apresentadas (mobilidade, economia, protecção civil e segurança, energia e ambiente, vida e bem-estar e governo e participação).

Com sede nas Caldas da Rainha, a OesteCIM tem como principais preocupações temas como a qualidade de vida, a geração de valor económico, a integração de dados, o apoio à decisão autárquica, o ecossistema regional e a sustentabilidade e resiliência.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial