Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Helexia e Huf Portugal unem-se na produção de energia sustentável e mobilidade elétrica

16/11/2021

A Helexia e a Huf Portugal acabam de estabelecer parceria na produção de energia sustentável e na mobilidade elétrica, com a implementação de uma central fotovoltaica na cobertura da fábrica de Tondela e um carport solar no parque de estacionamento desta mesma unidade.

Todo o projeto e a sua instalação, bem como o investimento de cerca de 800.000€, foram da responsabilidade da Helexia, o que permite à HUF usufruir de energia solar em regime de autoconsumo, mantendo todo o foco de gestão no seu core business. Os 2.336 módulos com capacidade total de 740 kWp vão fornecer 1,03 GWh de energia limpa para uma necessidade anual de 4,47 GWh da fábrica.

A Huf portugal é parte integrante do Huf Group, empresa centenária, que iniciou a sua atividade em 1908 em Velbert (Alemanha) e é especializada em sistemas de autorização de acesso ao automóvel, seja através de chave, sensores ou smartphone.

“Como fornecedor da indústria automóvel, a Huf também apoia os seus clientes na neutralização do impacto climático da produção e circulação de automóveis. Além disso, a sustentabilidade é parte integrante dos nossos valores“, diz Tom Graf, CEO da Huf.

“É por isso que estamos a alinhar consistentemente toda a empresa para a redução de CO2. Com um objetivo claro: até 2030, o mais tardar, a Huf atingirá a neutralidade em emissões de carbono”, acrescenta. 

foto
Todo o projeto e a sua instalação, bem como o investimento de cerca de 800.000€, foram da responsabilidade da Helexia.
Como membro do Pacto Global da ONU, a Huf reporta anualmente as suas atividades relacionadas com a proteção do meio ambiente. Esse compromisso inclui a melhoria contínua nas áreas ambiental e económica de toda a cadeia de valor – desde as fábricas espalhadas pelo mundo até ao produto final. Até 2030, a Huf pretende reduzir o seu consumo de energia em 2% ao ano e, ao mesmo tempo, aumentar a utilização de energias renováveis em 20% ao ano.
“A indústria automóvel sendo um setor verdadeiramente estratégico para Portugal, e contribuir com uma importante percentagem do PIB e das exportações nacionais, é também um eixo importante para a transição energética. Move-nos o orgulho e a satisfação por esta parceria com a HUF, que, alinhando os valores de ambas as empresas, contribui para um futuro com energia mais limpa, renovável e sustentável”, afirma Luís Pinho, country manager da Helexia Portugal.

O parque solar de Tondela é apenas mais uma medida que a Huf adotou para proteger o meio ambiente. As medidas vão desde a economia de energia, redução e reaproveitamento de material, redução do consumo de água, redução de espaço nas áreas de produção e otimização de processos logísticos. Outro bom exemplo pode ser encontrado numa das principais áreas de competência da Huf: pintura de puxadores externos para portas. A Huf minimiza o uso de solventes e oferece revestimentos à base de água. Para além disso, a Huf reduz constantemente o desperdício nas áreas da produção e logística.

“A Huf Portuguesa, como todo o Huf Grupo está comprometida com a sustentabilidade em todas as áreas de trabalho”, realça Pedro Pêga, Legal Entity Manager em Portugal.

“Não estamos apenas a otimizar os nossos processos para garantir a proteção do meio ambiente, mas também estamos a sensibilizar os nossos colaboradores para atuarem com consciência ambiental. Por exemplo, estamos a planear a instalação de pontos de carregamento para que qualquer pessoa que venha trabalhar com um carro elétrico possa carregar a bateria gratuitamente. Os painéis solares instalados no estacionamento fornecem energia elétrica”, conclui. 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoJaba: tradução 4.0Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Smart Home show de 25 a 27 2022Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoEsdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaico

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial