O relatório centra-se principalmente na situação do mercado pós-pandemia por produto, país e aplicação, incluindo previsões para cinco anos (2020-2024) para cada sub-capítulo, bem como os principais desafios do mercado.
A principal informação deste relatório é uma síntese dos resultados do inquérito qualitativo dos fabricantes de HVAC&R (203 inquiridos de 19 países), entrevistas com profissionais da indústria, dados macroeconómicos e base de dados do IME.
Este relatório mostra que a recuperação pós-pandemia tem sido diferente nos mercados europeus. Alguns aceleraram particularmente na primeira metade de 2021, contudo, espera-se um abrandamento na segunda metade; outros, no entanto, permanecem estagnados na primeira metade, mas espera-se que ganhem ritmo na recuperação durante a segunda metade de 2021. Compensando a perda em 2020, alguns dos maiores mercados europeus de AVAC&R esperam um crescimento de dois dígitos em 2021.
O mercado residencial espera o crescimento mais forte em 2021, graças às bombas de calor domésticas, que agora têm muitos incentivos. Os cuidados de saúde e os centros de dados abrandaram em 2021 devido ao boom invulgar em 2020, e continuam a crescer. Por outro lado, as previsões do HVAC&R para transportes, hotéis e lazer & entretenimento permaneceram no fundo da lista sem recuperação visível. Na refrigeração, o segmento industrial liderou a recuperação em 2021.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal