Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A eficiência energética aliada à renovação de edifícios no Alto Alentejo - projeto Europa

AREANATejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo02/12/2021

AREANATejo cria um Balcão Único (One-Stop-Shop) com objetivo de auxiliar a implementação de medidas de melhoria (eficiência energética e conforto térmico) nos edifícios residenciais na sub-região do Alto Alentejo.

Imagen

No nosso dia-a-dia passamos cerca de 90% do tempo nos edifícios, nas mais variadas tarefas. Esta utilização tão intensa faz com que estes sejam responsáveis por cerca de 36% das emissões de CO2 e representem cerca de 40% da procura energética da UE. Aliado a estes fatores, cerca de 35% dos edifícios da UE têm mais de 50 anos, relevando-se, desta forma bastante ineficientes do ponto de vista da eficiência energética e do conforto térmico.

É com base nestas premissas que surge o Projeto 'Europa – Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho', aprovado no âmbito do Programa 'Horizonte 2020' e cujo objetivo geral se centra em promover e impulsionar a implementação de reformas energéticas profundas no setor da construção a nível residencial, criando confiança no mercado, desencadeando novos investimentos e estabelecendo padrões e especificações para garantir o seu desempenho.

Coordenado pela Região de Piemonte (Itália), conta com mais oito parceiros provenientes da Alemanha, França, Holanda, Itália, Letónia e Portugal, entre os quais a AREANATejo, que fará a implementação das ações previstas nos Municípios pertencentes à sub-região do Alto Alentejo.

O 'Europa' apresenta várias tarefas distintas e complementares por forma a cumprir com os objetivos acima descritos sendo que se salienta:

1) A subscrição de eficiência energética é um contrato entre proprietários de habitações (clientes) e operadores de mercado. Permite que todos os intervenientes num projeto de renovação energética profunda de edifícios residenciais estabeleçam padrões e requisitos comuns para a mesma, de modo a garantir precisão e responsabilidade, transparência e elevada qualidade. Através de requisitos e padrões específicos, a subscrição de eficiência energética define os detalhes técnicos, financeiros e contratuais, que devem ser implementados no âmbito do processo de renovação profunda.

2) A One-Stop-Shop (Balcão Único), onde é possível encontrar todas as informações e serviços necessários para implementar um projeto de renovação profunda.

A implementação do Balcão Único tem como objetivo acompanhar o processo de tomada de decisão dos proprietários dos imóveis e investidores privados desde o início do processo de decisão até à implementação dos investimentos e verificação da garantia de desempenho, de forma a produzir impactos concretos na poupança de energia, na produção de FER e na redução das emissões de CO2.

Imagen
Em Portugal, o Balcão Único funcionará numa vertente virtual e física (presencial) onde os proprietários poderão apresentar diretamente à AREANATejo as necessidades que os seus edifícios possuem, a fim de ser dado o apoio técnico especializado.

O Balcão Único será responsável pelo seguinte conjunto de ações (a desenvolver por técnicos especializados e com formação nas diferentes áreas relacionadas com a temática da eficiência energética e melhoria do conforto térmico):

  • Identificação, recolha e análise de dados e elementos relacionados com os consumos e custos energéticos dos edifícios identificados pelos proprietários, incluindo a realização de visitas técnicas necessárias à prossecução dos objetivos do trabalho.
  • Identificação das medidas de melhoria a considerar como prioritárias, sendo suportadas pela elaboração de um diagnóstico energético.
  • Preparação da intervenção através da elaboração tarefas de assessoria relacionadas com a instrução/implementação das medidas identificadas (especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão, que garantam poupanças de energia através da profunda renovação de edifícios residenciais) numa estreita articulação com os stakeholders que estejam, previamente, capacitados para implementação das medidas necessárias.
  • Identificação dos mecanismos de financiamento de disponíveis para implementação das medidas.
  • Acompanhamento de todo o processo, numa vertente transversal a todas as tarefas.

O Balcão Único está disponível desde outubro para receber quaisquer contactos no sentido de disponibilizar apoio na prossecução do projeto 'Europa' e na implementação de medidas de melhoria no setor residencial.

Não obstante, a renovação profunda dos edifícios existentes contribuirá para a recuperação económica da UE, ao gerar emprego local, melhorar as qualificações dos trabalhadores e criar comunidades resilientes. Estima-se também que, através da implementação de Programas Integrados de Renovação (PIR) a nível local, o consumo total de energia da UE possa ser reduzido em 26% e trazer vários co-benefícios, tais como melhorias da qualidade do ar, redução das emissões de GEE, benefícios económicos, mitigação da pobreza energética e social, menor dependência de importações energéticas e sistemas de energia mais resilientes. Em tempos atípicos, decorrentes da pandemia associada à Covid-19, o projeto 'Europa' e o desenvolvimento de Balcões Únicos (que guiarão os residentes/proprietários em toda a jornada de renovação) são ainda mais urgentes e apresentam um papel preponderante, já que a sua ambição é ajudar a superar as incertezas.

Para mais informações acerca do projeto 'Europa', consulte: https://europaonestop.eu/pt/pagina-inicial/

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial