Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Edifício 'Solarhaus' premiado pela sua elevada eficiência energética

11/11/2021

A empresa Naven Ingenieros vence o segundo lugar nos Prémios '3 Diamantes', graças ao seu projeto de 76 habitações em Burlada, Navarra.

Solarhaus: premiado pela sua elevada eficiência energética
Solarhaus: premiado pela sua elevada eficiência energética.

Nos bairros recentemente criados não é muito comum viver num edifício premiado. No entanto, foi o que aconteceu aos residentes das 76 habitações do 'Solarhaus', um edifício residencial localizado em Burlada, Navarra.

O projeto apresentado pela Naven Ingenieros a estes prémios, organizados pela Mitsubishi Electric e pela editora Grupo Vía, ganhou o prémio Finalista de Ouro - equivalente ao segundo prémio - na categoria de projetos de menos de 200 kW.

A chave para este prémio, apresentado a 4 de novembro, reside na elevada eficiência energética não só da envolvente do edifício, mas também do sistema de instalação.

O seu promotor, Javier Domeño, jáse tinha empenhado em oferecer uma eficiência energética muito elevada em empreendimentos anteriores, mas para o 'Solarhaus' queria ir mais longe e propôs aos arquitetos Tabuenca - Saralegui y Asociados e à Naven Ingenieros que projetassem um edifício que gerasse aproximadamente a mesma quantidade de energia que consome em aquecimento, água quente e despesas energéticas em áreas comuns.

Com o apoio do Centro Espanhol de Energias Renováveis (CENER) em aspetos teóricos, a equipa formada por Domeño, Tabuenca - Saralegui e a Naven desenhou um edifício com uma térmica de alta qualidade e estanque que impede a fuga de ar e energia, uma grande instalação fotovoltaica nos telhados (com 351 painéis de diferentes tamanhos e inclinações com o objetivo de obter o máximo de energia ao longo do ano) para assegurar um elevado grau de autoconsumo e um sistema de energia altamente eficiente, com 4 bombas de calor ar-água que utilizam a energia aerotérmica para produzir água quente e fornecer os sistemas de AQS e aquecimento do edifício, com um consumo abundante de energia renovável.

O resultado desta colaboração resultou num dos primeiros edifícios residenciais com padrões energéticos elevados na Europa. O Solarhaus é capaz de gerar a energia consumida pelas suas 76 habitações para aquecimento e AQS, bem como a eletricidade necessária para as áreas comuns do edifício, tais como elevadores, iluminação e ventilação. Além disso, a eletricidade excedente pode ser alimentada na rede, resultando numa redução significativa dos custos para os residentes.

Para garantir que estes benefícios são palpáveis para os utilizadores/residentes, a Naven Ingenieros monitoriza o sistema durante os primeiros meses, através da monitorização das instalações. Até o edifício estar 100% ocupado e que se registe ocupação com os meses com maior utilização de aquecimento, a monitorização já permitiu verificar se o arranque das instalações foi efetuado corretamente e sem incidentes, e para trabalhar nas primeiras melhorias de eficiência energética.

Ao longo deste primeiro inverno, a monitorização permitirá medir a eficiência da instalação com dados reais, bem como acoplar as curvas de procura com as curvas de produção de energia fotovoltaica, a fim de reduzir ao máximo a procura de energia não-renovável e conseguir uma importante poupança energética.

O edifício conta com uma grande instalação fotovoltaica na cobertura
O edifício conta com uma grande instalação fotovoltaica na cobertura.

Além disso, os utilizadores podem monitorizar a sua fatura energética graças à aplicação móvel 'Energy-Ap', que lhes permite aceder aos seus próprios dados de consumo em tempo real, descarregar as suas fatura em formato PDF, fazer comparações de consumo com meses anteriores ou relatar incidentes no sistema ao gestor do imóvel.

Os Prémios foram entregues a 4 de novembro numa cerimónia virtual. Houve distinções nas categorias de projetos até 200 kW e mais de 200 kW, com três prémios cada: Prémio 3 Diamantes, Finalista Ouro e Finalista Prata. No total, foram apresentados quase 50 projetos de toda a Espanha.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial