Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O FastConnect da igus reduz o tempo de confeção de cabos até 46%

09/11/2021

A igus oferece agora um novo cabo chainflex Profinet para uma rápida montagem dos cabos nas aplicações. Para este fim, a igus conta com a tecnologia FastConnect, que assegura que o cabo pode ser facilmente descarnado com apenas alguns passos. Isto permite que o tempo de montagem seja reduzido em 46%. Ao mesmo tempo, o novo cabo Profinet tem uma longa duração de vida, especialmente na utilização dinâmica em calhas articuladas e uma garantia até 36 meses.

foto
A tecnologia FastConnect para cabos chainflex Profinet garante uma rápida confeção dos conectores. (Fonte: igus GmbH)

O Profinet é o sistema de comunicação Ethernet industrial mais difundido no mundo. Graças à tecnologia Profinet, podem ser transmitidos elevados volumes de dados até 100 Mbit/s, com base no protocolo Ethernet. Os cabos Profinet são frequentemente utilizados em máquinas-ferramentas, máquinas de manipulação ou embalagem, combinados com os conectores RJ45.

Muitos fabricantes e operadores de manutenção já confiam nos sistemas de calhas articuladas e cabos prontos a ligar, mas alguns utilizadores precisam de cabos em bobine para cortar e cravar conectores à medida. Este pode ser o caso, por exemplo, se os cabos tiverem de ser guiados através de orifícios de bucins para o interior dos quadros elétricos. Aqui, a única coisa que pode passar é o cabo, mas não os conectores.

Para colocar rapidamente os conectores no cabo, agora a igus desenvolveu a tecnologia FastConnect para os seus cabos chainflex Profinet extremamente flexíveis. Isto assegura que o novo CF898.061.FC pode ser descarnado e equipado com conectores com apenas alguns passos.

FastConnect para ligações seguras e precisas

O cabo, os conectores e a ferramenta de descarnagem: é tudo o que o eletricista precisa para a montagem. Para este efeito, a igus concebeu um revestimento interior, uma malha e um revestimento exterior de tal forma, que o utilizador só tem de passar a ferramenta uma vez, depois remover o isolamento, inserir o conector e fechá-lo. Em todo o processo poupa 46 por cento no tempo, em comparação com a descarnagem convencional de um cabo clássico com um alicate e uma faca. “Com o novo cabo Profinet, podemos oferecer aos utilizadores uma solução com um cabo altamente flexível que é rápida de montar e ao mesmo tempo tem uma longa duração de vida em aplicações com movimento”, explica Andreas Muckes, Andreas Muckes, gestor dos cabos chainflex da igus GmbH.

Como todos os produtos igus, o CF898.061.FC é também testado no laboratório de testes da empresa com 3.800 metros quadrados. “Os testes em aplicações reais são importantes para nós, porque só desta forma podemos provar e prometer com confiança a nossa garantia de duração de vida chainflex até 36 meses”, diz Andreas Muckes. Os testes em curso com calhas articuladas, o cabo Profinet já ultrapassou com sucesso a marca dos 7,8 milhões de cursos percorridos.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoAssociação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoJaba: tradução 4.0Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoSmart Home show de 25 a 27 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial