Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Celebra-se hoje, 8 de novembro, o Dia Mundial do Urbanismo

Lisboa e Porto: os distritos que mais procuram serviços de eficiência energética em Portugal

Redação Induglobal08/11/2021
Apesar do ligeiro impulso da pandemia, o mundo rural continua a perder população e as grandes cidades continuam a crescer. Até 2030, espera-se que atinjam 60% da população total e mais de 80% até 2050.
Imagen

A edição de 2021 do Portugal City Brand Ranking revelou que as duas principais cidades do País, Lisboa e Porto, continuam a ser as melhores para viver, investir e visitar. E mais, Lisboa aparece no topo da lista dos distritos, onde (em 2021) mais se solicitaram orçamentos para serviços relacionados com painéis solares na plataforma, seguida por Setúbal e pelo Porto.

Neste contexto, a comemoração do Dia Mundial do Urbanismo, a 8 de novembro, tem cada vez mais significado. Este dia reconhece o papel das cidades, promovendo a importância do planeamento na criação e gestão de comunidades urbanas sustentáveis e apelando à consciência dos cidadãos e administrações públicas na criação de edifícios e meios mais sustentáveis.

Por esta razão, a habitissimo, plataforma digital especializada em construção, renovações e melhorias para o lar, recorda a importância de contribuir para um planeta melhor. Sobretudo nos meios urbanos, uma vez que até 70% das emissões globais provêm das grandes cidades. "É importante que todos tomem consciência da necessidade de construir cidades sustentáveis para enfrentar as alterações climáticas, mas também que pensem no que podem fazer na sua vida quotidiana para travar este fenómeno", alertam os especialistas da habitissimo.

Assim, entre as tarefas do setor da construção que podem contribuir para este compromisso, está o aumento no empenho da reabilitação de edifícios baseados na arquitetura passiva e bioclimática usando materiais naturais, com baixo teor de carbono ou reciclados; assim como a aplicação de equipamentos inteligentes, que permitam poupar ou utilizar energias renováveis. "Dotar os edifícios soluções de isolamento térmico e otimizá-los são outras questões a ter em conta para uma melhor eficiência habitacional", explicam.

Neste contexto, segundo dados da habitissimo, em 2021, o distrito do Porto representou 20% dos pedidos de intervenção relacionados com os pedidos de isolamento térmico das casas.

Do lado do utilizador, nos últimos anos, tem-se sentido uma grande mudança de mentalidade, verificando-se um maior cuidado com o ambiente. Segundo os dados da habitissimo, até 48% dos utilizadores da plataforma consideram a melhoria da eficiência energética como um dos seis principais propósitos a considerar na hora de levar a cabo uma obra em casa. De destacar também o aumento dos pedidos de instalação de painéis solares, que cresceram quase 150% no primeiro semestre de 2021 face a 2020.

"Os números falam por si e a progressão que este tipo de pedido tem tido, em apenas dois anos, é um reflexo claro de uma maior consciência e atitude de respeito para com o ambiente", referem os especialistas da habitissimo. Especializada no setor da construção e remodelações, a habitissimo permite ao público solicitar obras, reabilitações ou serviços domésticos, on demand, a mais de 37 mil profissionais registrados, em 60 categorias de serviços, entre as quais a instalação e manutenção de painéis solares e soluções em isolamento térmico.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial