Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Revista O Instalador é media partner do evento

APREN vai juntar mais de 50 especialistas nacionais e internacionais para falar de renováveis

O Instalador28/10/2021
Portugal Renewable Energy Summit 2021 decorre a 9 e 10 de novembro em formato híbrido a partir do Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.
Imagen

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) vai reunir mais de 50 especialistas na sua conferência anual que decorre a 9 e 10 de novembro, em Lisboa.

A edição de 2021 do Portugal Renewable Energy Summit contará com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

‘Renováveis, motor da recuperação económica’ é o tema desta edição, que decorrerá em formato híbrido a partir do Grande Auditório da Culturgest. Os interessados podem escolher participar presencialmente ou assistir ao evento de forma remota, tal como aconteceu na edição de 2020.
‘Fit for 55 – a nova ambição europeia’ será o tema em cima da mesa no primeiro painel. A Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, fará uma intervenção inicial. Seguir-se-á o debate com cinco eurodeputados: Graça Carvalho, Carlos Zorrinho, Marisa Matias, Nuno Melo e Sandra Pereira.
‘O novo enquadramento das renováveis será suficiente para o cumprimento das metas?’. Esta é a pergunta que servirá de mote ao segundo painel. Paula Pinho (Direção-Geral da Energia - Comissão Europeia) e Alejandro Donnay (State Aid Energy - Comissão Europeia) asseguram as intervenções iniciais. O debate prosseguirá com a participação de Giles Dickson (WindEurope), Walburga Hemetsberger (Solar Power Europe), Patrick Clerens (EASE), Jorgo Chatzimarkakis (Hydrogen Europe), Dörte Fouquet (EREF), Remi Gruet (Ocean's Energy) e Jean-Marc Jossart (Bioenergy Europe).
‘A evolução do preço da eletricidade no mercado ibérico’ será o tema do debate que terá como protagonistas José Donoso (UNEF), Juan Virgílio Márquez (AEE) e José María Gonzalez Moya (APPA), após duas apresentações iniciais de Ignacio Cobo (AFRY Consulting) e Laureano Alvarez (Deloitte Espanha).
No segundo dia o foco incidirá sobre a realidade portuguesa. A sessão de abertura ficará a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba. Segue-se o debate sobre a ‘Simplificação do licenciamento de projetos renováveis’ com Nuno Lacasta (APA), Nuno Banza (ICNF) e Maria José Espírito Santo (DGEG).
Logo depois abrir-se-á ‘o caminho para 2,5 GW de Hidrogénio Verde’. As apresentações deste painel ficarão asseguradas por Christian Pho Duc (SmartEnergy) e Ana Barillas (Aurora Energy Research). O debate contará com Sérgio Goulart Machado (Galp Energia), Ana Quelhas (EDP Renováveis), João Cunha (Smartenergy) e Luís Delgado (Bondalti).
O debate sobre ‘o autoconsumo, as comunidades de energia e a eficiência energética’ terá a participação de Andreia Melo Carreiro (Secretaria de Estado da Energia), Nélson Lage (Adene), Carlos Sampaio (Elergone), Alexandre Cruz (Tecneira), Jorge Esteves (ERSE) e DGEG.
A ‘estratégia de redes, flexibilidade de consumo e armazenamento’ será apresentada por Peças Lopes (FEUP) e João Coelho (Delta EE). O debate decorrerá com a participação de Mário Paulo (ERSE), José Ferrari Careto (E-Redes) e João Conceição (REN) e João Bernardo (DGEG).
Imagen
A ‘fotografia do solar fotovoltaico de grande escala em 2030’ será perspetivada por Júlia Seixas (FCT), Manuel Silva (Aquila), Miguel Lobo (Lightsource BP), Miguel Patena (EDP), Tiago Barata (Generg) e Teresa Ponce de Leão (LNEG).
E ‘como impulsionar o aumento de potência renovável em Portugal?’ As respostas chegarão através de Álvaro Brandão Pinto (Generg), Duarte Bello (EDP Renováveis), João Manso Neto (Greenvolt), José Grácio (Trustwind) e Pedro Norton (Finerge). A sessão de encerramento ficará a cargo do Ministro do Ambiente.
Durante a conferência terá ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2021 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas de mestrado relacionadas com eletricidade de origem renovável.

Os preços das inscrições no evento podem ser consultados aqui. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: comunicacao@apren.pt.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial