Na edição de novembro da Revista O Instalador, dedicamos um dossier ao tema das Agências Portuguesas de Energia e Ambiente.
AREAL
Leopoldino Gomez | Diretor-Geral da AREAL
A AREAL - Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve surgiu em 2000 para dar apoio aos Municípios e aos atores locais da região do Algarve, seus associados, quer no suporte técnico na área da eficiência hídrica, energética, energias renováveis e ambiente, assim como no desenvolvimento de ações transversais e de parcerias na apresentação de inúmeras candidaturas, de modo a disponibilizar informação acessível à população, fomentando a sua sensibilização para a mudança de mentalidades e comportamentos, garantindo sempre o rigor técnico.
Para além dos inúmeros projetos executados ao longo de 20 anos de existência, a AREAL tem demonstrado o apoio técnico aos seus associados, considerando existir ainda espaço para reflexão acerca de novos temas e desafios importantes para a região, no âmbito da eficiência energética, como as cidades inteligentes, as comunidades de energia, a mobilidade elétrica ou a neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via do apoio às energias renováveis, com enfoque na produção de hidrogénio e outros gases de origem renovável. Saiba mais: https://www.areal-energia.pt.
AREAM
Filipe Oliveira | Presidente do Conselho de Administração da AREAM
A AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira é uma associação de direito privado sem fins lucrativos de utilidade pública, constituída em 1993 (a primeira Agência de Energia e Ambiente criada em Portugal), que tem por finalidade a investigação, desenvolvimento, demonstração, inovação e cooperação, bem como a sensibilização e divulgação de informação, novas tecnologias e soluções, nos domínios da energia sustentável, mobilidade e alterações climáticas.
Tem por missão contribuir para melhorar o conhecimento, promover a inovação e dinamizar a participação ativa dos cidadãos e empresas no processo de desenvolvimento sustentável da Região Autónoma da Madeira, através do estudo de soluções e da cooperação com instituições regionais, nacionais e comunitárias.
A AREAM desenvolveu vários instrumentos de planeamento regionais e municipais na área da energia sustentável e do clima, promoveu diversas campanhas de sensibilização e participou em mais de uma centena de projetos de cooperação e investigação, envolvendo centenas de parceiros de vários países, regiões, ilhas e cidades. Saiba mais: aream.pt
AREANATejo
Diamantino Conceição | Diretor-Técnico da AREANATejo e Vice-Presidente da Direção da RNAE
Constituída a 22 de novembro de 2001 por vontade dos Municípios pertencentes ao distrito de Portalegre e com o apoio da então AMNA – Associação de Municípios do Norte Alentejano (atual CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), a AREANATejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo - teve e tem por objetivo primordial promover a utilização dos recursos endógenos e das energias renováveis, garantindo o desenvolvimento sustentável da sub-região do Alto Alentejo.
Ao longo dos anos, a estratégia de atuação da AREANATejo manteve-se dividida em áreas temáticas, que integram distintos e complementares vetores estratégicos: (1) Energia (melhoria da eficiência energética, fomento do uso de FER e planeamento estratégico); (2) Ambiente (gestão de recursos e mitigação e adaptação às alterações climáticas); (4) Mobilidade, (5) Sensibilização e Educação Ambiental.
Volvidos 20 anos e a implementação de mais de 40 projetos nacionais e europeus, é intenção da AREANATejo, no futuro próximo, dar continuidade ao trabalho de proximidade junto dos Municípios e demais beneficiários, apoiando na implementação de medidas que promovam a neutralidade carbónica, a economia circular e sustentabilidade, no horizonte 2050. Saiba mais: www.areanatejo.pt
ENA
Sérgio Marcelino | Presidente do Conselho de Administração da ENA e Vogal-Efetivo da Direção da RNAE
A ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, constituída em 2006, desenvolve a sua atividade no Território Arrábida (Palmela, Sesimbra e Setúbal), promovendo a sustentabilidade em áreas como:
ENERAREA
Carlos Santos | Diretor-Geral da ENERAREA e Presidente da Direção da RNAE
A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior é uma Agência com 20 anos de experiência, participação e promoção de projetos que visam contribuir para o aumento da eficiência energética através da utilização racional da energia e da sua conservação, e para a melhoria do aproveitamento dos recursos endógenos na Beira Interior.
A Agência tem procurado promover a introdução de conceitos de eficiência energética e ambientais nos processos de planeamento e ordenamento do território, fomentar a utilização de soluções e tecnologias adequadas à conservação de energia e de menor impacte ambiental promovendo a criação de novas atividades económicas e emprego, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da região.
Impulsionada pela AMCB - Associação de Municípios da Cova da Beira, a ENERAREA tem nos últimos anos orientado os seus projetos para temas mais prementes como as alterações climáticas, transição energética e sustentabilidade ambiental, através de projetos-piloto de inovação tecnológica que visam intensificar a substituição de equipamentos por outros mais eficientes. Saiba mais: http://www.enerarea.pt
Lisboa E-Nova
Maria João Rodrigues | Diretora Técnica e Financeira da Lisboa E-Nova
A Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa tem, ao longo dos seus já 23 anos de existência, consolidado a sua ação enquanto parceiro incontornável dos seus associados. Em 2020 foi responsável pela coordenação e elaboração do Plano de Ação Climática de Lisboa 2030 (PAC 2030), uma evolução do Plano de Ação para o Clima e Energia Sustentável (PAESC).
A Agência apoia a operacionalização de muitas das medidas constantes destes instrumentos, bem como assume a monitorização da evolução da cidade, em particular através dos Observatórios Lisboa (www.observatorios-lisboa.pt).
Participando em projetos nacionais e internacionais, a Lisboa E-Nova assume um papel central na geração de conhecimento essencial para informar as políticas públicas locais. Prossegue-se, pois, para a Lisboa E-Nova, a visão de uma instituição focada no conhecimento, promotora de excelência, de pensamento criativo, de inovação – um ator-chave na prossecução dos objetivos de energia e clima da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Saiba mais: lisboaenova.org
OesteSustentável
Rogério Ivan | Diretor Executivo da OesteSustentável
Constituída em 2010, a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente Oeste desenvolveu mais de 100 projetos e atividades focados na sustentabilidade energética e ambiental da Região Oeste.
Estima-se que, em 10 anos, a Agência tenha contribuído de forma direta para uma redução superior a 15mil ton CO2, acrescentando-se ainda benefícios intangíveis, obtidos através de ações de capacitação, sensibilização e educação.
A Agência tem desempenhado também um papel de suporte e facilitação a Municípios e outros agentes locais/regionais, em temas de eficiência energética, procurando soluções técnicas e de financiamento para projetos, principalmente de edifícios, iluminação pública e educação, tendo possibilitado poupanças e financiamentos obtidos para a Região em cerca de 35 milhões de Euros.
Apostando fortemente na cooperação europeia, a Agência desenvolveu Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) para diversos Municípios, alinhando-os agora para a Energia-Clima 2030 e transição energética, sendo atualmente uma entidade Embaixadora do Pacto Europeu do Clima. Saiba mais: http://www.oestesustentavel.pt
S.ENERGIA
Susana Camacho | Administradora-delegada da S.ENERGIA e Vogal-Efetiva da Direção da RNAE
A S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, constituída a 10 de maio de 2007 como o apoio da União Europeia no âmbito do programa 'Energia Inteligente – Europa', tem como missão apoiar os Municípios nas suas estratégicas energéticas e ambientais, e simultaneamente dinamizar a sociedade civil para o incremento da sustentabilidade ambiental no território, estimulando e dinamizando ações concretas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Para tal, promove projetos e outras atividades que contribuem para uma maior eficiência energética e uma maior utilização de recursos energéticos endógenos nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, que atualmente abrangem cerca de 220.000 habitantes e 568 Km2.
Ao longo dos seus quase 15 anos de existência tem gerido e colaborado em diversos projetos nacionais e europeus, tendo também desenvolvido os Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES) dos seus Municípios. Saiba mais: www.senergia.pt
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal