Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

REN ajuda a construir “carro do futuro”

18/10/2021

Construir um veículo automóvel urbano movido puramente a hidrogénio. É este o desafio de uma equipa de 24 alunos do IST que, com o apoio da REN como Protium Energy Partner, pretende revolucionar o panorama da mobilidade eficiente e sustentável em Portugal.

Imagen

O protótipo de um carro elétrico, moderno, sustentável e de alta eficiência, cuja eletricidade é produzida a partir do hidrogénio, usando uma pilha de combustível, estará pronto em 2022 e com ele a equipa Técnico Fuel Cell (TFC) pretende participar em competições internacionais onde o veículo e as suas soluções tecnológicas e de engenharia possam ser testadas.

O primeiro e grande teste, anunciam, é a Shell Eco-marathon, uma das maiores competições mundiais de engenharia estudantil com foco na otimização e eficiência energética.

“Um dos grandes objetivos da equipa é participar na competição europeia de 2022 e conseguir, consequentemente, alcançar um lugar na competição mundial”, confirma o Team Leader Duarte Lopes Soares.

A Técnico Fuel Cell (TFC) é uma equipa multidisciplinar de estudantes do Instituto Superior Técnico, desde a Engenharia Mecânica passando pela Eletrotecnia e Informática até Engenharia e Gestão Industrial, cuja máxima é 'Todos diferentes com foco num mesmo objetivo', o qual passa também, segundo Duarte Lopes Soares, por “afirmar a TFC como uma equipa de renome do IST, uma fonte de inspiração e orgulho dentro e fora da nossa instituição. Promovendo a criação e troca de conhecimentos não só entre colegas estudantes dos mais variados cursos, professores e investigadores assim como com os nossos parceiros industriais”.

“Este projeto está completamente alinhado com a estratégia de sustentabilidade da REN e com o nosso compromisso de apoio à inovação e investigação académica”, diz Margarida Ferreirinha, responsável de Comunicação e Sustentabilidade da REN.

“Para além de endereçar diretamente os desafios da transição energética, é um bom exemplo de um projeto que contribui para objetivos que, de entre os 17 ODS criados em 2015 pelas Nações Unidas, são prioritários para a REN (em concreto os ODS 9, 11, 13 e 17)”, salienta.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial