Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energia: Maria da Graça Carvalho defende mais eficiência energética, tecnologia e financiamento inovador

O Instalador07/10/2021
A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, considerou em Estrasburgo, que o aumento dos preços da energia “ é um desafio que afeta grande parte da população, incluindo a classe média, prejudica as nossas empresas e indústrias e ameaça a retoma económica”.
“Exigem-se medidas de fundo”, salienta a eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho
“Exigem-se medidas de fundo”, salienta a eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho.

Falando em plenário, numa sessão dedicada ao aumento dos preços do gás natural e do seu impacto nos custos da eletricidade, a eurodeputada avisou que, além da resposta imediata à presente crise, a União Europeia, no seu conjunto, e os Estados-membros individualmente, devem retirar lições e repensar as suas politicas para o setor
energético.

“Exigem-se medidas de fundo”, defendeu. Aos Estados-membros, mudanças na fiscalidade, nos custos de interesse económico geral. À União, um programa ambicioso de melhoria da eficiência energética, a utilização de novas tecnologias e novos modelos de financiamento do setor".

Por outro lado, a eurodeputada alertou contra a utilização da situação atual como pretexto para contestar a descarbonização da economia europeia. O agravamento das taxas das licenças de CO2 terá contribuído em 20% para a presente subida de preços. No entanto, Maria da Graça Carvalho lembrou que a principal causa é a “galopante subida dos preços do gás natural”, defendendo que um dos benefícios da chamada transição verde será precisamente libertar a União Europeia da sua excessiva dependência de combustíveis fósseis. O Green Deal não é causa deste problema, mas o caminho para a sua solução”, afirmou.

Maria da Graça Carvalho abordou ainda o contexto português, lamentando que o País não tenha conseguido ultrapassar o facto de, historicamente, os preços da energia terem sido um obstáculo ao crescimento económico e à melhoria da qualidade de vida da população.

Portugal tem uma das eletricidades mais caras da Europa face ao poder de compra. O custo da energia, no meu país, é um fator de bloqueio ao desenvolvimento e competitividade das empresas e indústrias. É um fardo para as famílias, com níveis de pobreza energética muito elevados. Temos um longo caminho a percorrer”, concluiu.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial