Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Celebra-se hoje o Dia Nacional da Água

Água da torneira é segura em Portugal

01/10/2021

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulha o relatório anual do controlo da qualidade da água referente aos dados de 2020.

Imagen

Os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano efetuado em 2020, confirmam que se pode continuar a beber a água da torneira com segurança em Portugal continental.

Com efeito, o indicador água segura, que pondera o número de análises exigidas pela legislação em vigor - mais de meio milhão de análises realizadas em 2020 - e o cumprimento dos limites da qualidade, manteve-se nos 99 %, ou seja, num nível de excelência, sustentado por normas legais exigentes e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo.

Apesar das recentes alterações introduzidas em 2019, com a aplicação de uma abordagem de avaliação do risco que tornaram o quadro regulamentar mais exigente e da situação pandémica de Covid-19, foi possível garantir adequadamente o controlo da qualidade da água da torneira.

Graças à cooperação durante a pandemia entre as entidades gestoras, a ERSAR, as autoridades de saúde, os laboratórios e demais intervenientes, os programas de controlo da qualidade da água (PCQA) aprovados pela ERSAR foram implementados sem alterações significativas e, acima de tudo, sem qualquer prejuízo para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano e, por inerência, para a proteção da saúde humana.

Imagen

Recorde-se que uma das medidas de controlo da pandemia de Covid-19 (higienização das mãos e das superfícies) "só é verdadeiramente eficaz com uma água segura", recorda a ERSAR, adiantando que "o setor do abastecimento público de água respondeu afirmativamente aos desafios de 2020 com a manutenção da excelência da água da torneira que se bebe em Portugal".

O relatório anual do controlo da qualidade da água referente aos dados de 2020, agora publicado, constitui o Volume 2 do RASARP 2021 e encontra-se disponível para consulta integral aqui.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial