Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Já está em funcionamento a maior estação de triagem de RSUs da América Latina, fornecida pela Stadler

30/09/2021

A Estação de Transferência e Triagem de Azcapotzalco, a maior e mais moderna da América Latina, instalada na Cidade do México (CDMX), já está em plena operação. Com esta instalação, a capital mexicana torna-se na primeira cidade do país a avançar no tratamento correto dos resíduos urbanos com base no conceito de economia circular - um dos objetivos prioritários da atual gestão.

Imagen

A Stadler forneceu tecnologia de ponta para atingir esse marco. Natalya Duarte, diretora de vendas para o México na Stadler, afirma: “Gostaríamos de agradecer à Cidade do México por nos permitir dar a nossa contribuição e participar do grande desafio de reduzir o desperdício na Cidade do México, uma das megacidades mais populosas do mundo, onde mais de 12.000 toneladas de resíduos são geradas todos os dias”. Assim, o município estabelece as bases para o cumprimento da sua responsabilidade ambiental, reconhecendo a importância do cumprimento dos acordos internacionais e a necessidade de aplicação dos princípios da economia circular.

Natalya Duarte, diretora de vendas para o México na Stadler
Natalya Duarte, diretora de vendas para o México na Stadler.

Esta é a primeira fábrica automatizada, propriedade do governo daquele país, para a separação e tratamento de resíduos sólidos urbanos. A instalação de 11.000 m2 separa papel, papelão, embalagens multicamada, PET e HDPE, sacos e filmes plásticos, latas de alumínio, embalagens metalizadas, tecidos, vidro e outros metais. A fábrica, comissionada em maio de 2021, opera em conjunto com uma estação de transferência para processar cerca de 1.000 toneladas por dia de resíduos dos municípios de Cuauhtémoc, Gustavo A. Madero, Miguel Hidalgo e Azcapotzalco, e tem capacidade para receber até 1.400 toneladas de resíduos por dia. O seu funcionamento vai gerar 404 empregos.

A instalação é administrada pela Pro Ambiente, uma subsidiária da Cemex, que tem mais de 25 anos de experiência na gestão de resíduos e na operação de fábricas para a seleção e recuperação de combustíveis derivados de resíduos. “Temos orgulho de participar neste novo projeto, que está alinhado com os nossos objetivos de sustentabilidade e redução de emissões. Estamos preparados para operar esta fábrica sob um modelo que garanta, antes de mais nada, a segurança de todos os nossos colaboradores, a continuidade operacional por meio de programas de manutenção e produção com padrões internacionais e qualidade de triagem para garantir um maior aproveitamento dos resíduos gerados na Cidade do México”, afirma José Guillermo Díaz, gerente de tecnologia e combustíveis alternativos da Cemex.

A instalação de 11...

A instalação de 11.000 m2 separa papel, papelão, embalagens multicamada, PET e HDPE, sacos e filmes plásticos, latas de alumínio, filme metalizado, tecidos, vidro e outros metais.

Uma grande inauguração

A nova estação foi inaugurada oficialmente no dia 25 de julho, num evento que contou com a presença de personalidades destacadas da cena política mexicana, entre elas Claudia Sheinbaum Pardo, Chefe de Governo da CDMX; Jesús Antonio Esteva Medina, Secretário de Obras da CDMX; Marina Robles García, chefe da Semadet da CDMX; Vidal Llerenas Morales, Presidente da Câmara de Azcapotzalco; e Gautier Mignot, Embaixador da Delegação da UE no México.

Na sequência de uma declaração sobre a importância da implementação de tal instalação, Claudia Sheinbaum apertou o botão que ligou a máquina, cumprindo o plano definido na sua agenda de avançar para uma economia circular.

“Em vez de dirigir caminhões para despejar resíduos e lixo em aterros, estamos a separar tudo. Além disso, a reciclagem é usada para produzir outros produtos. Isto chama-se economia circular na Cidade do México. Vamos orgulhar-nos desta estação de triagem de resíduos sólidos, a mais moderna da América Latina - aqui na Cidade do México", disse a governante durante o evento de inauguração.

A nova fábrica foi inaugurada no passado dia 25 de julho
A nova fábrica foi inaugurada no passado dia 25 de julho.

Automação e mão de obra: um equilíbrio perfeito

O uso de tratamento mecânico entre a transferência e a disposição final foi um primeiro passo fundamental e natural no programa de desperdício zero da atual administração da Cidade do México. O objetivo era capturar e separar todas as embalagens recicláveis dentro da própria estação de transferência.

“A inovadora tecnologia de triagem da Stadler faz sentido tanto pela eficiência alcançada no processo de recuperação quanto pelo alto grau de pureza dos materiais obtidos. Ela profissionaliza e industrializa este processo de gestão de resíduos, proporcionando aos classificadores manuais condições de trabalho comparáveis às de qualquer estação de triagem de primeiro mundo. Vale a pena ressaltar que a automação não desloca recursos humanos. É possível conseguir um equilíbrio perfeito entre os dois, o que é fundamental para o mercado mexicano. Demonstramos claramente que isso é possível neste projeto na Cidade do México, onde o equilíbrio entre tecnologia e recursos humanos melhora os números do ponto de vista da administração pública e otimiza o custo operacional deste tipo de estação de reciclagem”, afirma Natalya Duarte.

Nesta estação, os operadores da linha de triagem têm condições de trabalho melhoradas
Nesta estação, os operadores da linha de triagem têm condições de trabalho melhoradas.

Stadler: tecnologia de ponta voltada para a economia circular

A confiança que o governo depositou na Stadler foi desenvolvida através de um processo licitatório com a participação de académicos e especialistas a nível nacional, bem como de instituições e ministérios envolvidos na legislação e fiscalização do correto tratamento dos RSU. O resultado de uma análise detalhada por um comitê de especialistas com base numa caracterização de resíduos realizada pela UAM levou à conclusão de que a tecnologia da Stadler, ‘Made in Germany’ mas adaptada às necessidades locais e aos requisitos específicos, garante um tratamento mecânico que cumpre os mais elevados padrões de qualidade e eficiência e baseia-se nos princípios da sustentabilidade e da economia circular.

A Stadler é líder mundial em estações de RSU e está presente no México em quatro importantes projetos de separação de resíduos para reciclagem: em Cuautla de Morelos (OFMRS), em Chihuahua, em San Luis Potosi e agora em Azcapotzalco Três deles totalmente concluídos.

Natalya Duarte diz que esta fábrica é especial para a Stadler por vários motivos: “A tecnologia de classificação inovadora permite-nos passar de um processo de triagem mais manual para um processo automático que garante maior eficiência de recuperação e pureza do material. Isso resulta em materiais recicláveis de maior valor. O processo de reciclagem também é profissionalizado e industrializado, encontrando o equilíbrio certo entre tecnologia e controle de qualidade manual. Além disso, a fábrica opera sob critérios de eficiência e sustentabilidade totalmente novos no país, e vê a inovação tecnológica como uma ferramenta fundamental no cuidado com o ambiente”.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial