Disterm ar condicionado
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Brasil debateu a Passive House

Redação Induglobal28/09/2021
Decorreu nos dias 20, 22 e 24 de setembro, por videoconferência, a 1ª Conferência Passivhaus Brasil 2021 com a organização da Associação Passivhaus Portugal, Homegrid, Passivhaus Institut, International Passive House Association e Instituto Latinoamericano Passivhaus.
foto

Decorreram no total três sessões com apresentações focadas na implementação da Passive House no Brasil.

As sessões da conferência tiveram uma assistência média contínua de quase 100 participantes, tendo passado pela plataforma Zoom ao longo dos três dias mais de 200 pessoas.

A Sessão 1 foi moderada por Bernardo Tutikian, professor e investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A primeira apresentação foi de Susanne Theumer, do Passivhaus Institut, e Carl Halbach, da International Passive House Association, em que foi feita a introdução ao conceito Passive House e a sua aplicação em climas mais quentes e foi apresentada a organização do setor Passive House a nível mundial.

De seguida Lino Rocha, responsável da Amorim Cork Insulation para o mercado externo, apresentou as soluções de isolamento térmico à base de cortiça e o seu potencial de utilização no Brasil. Depois Sérgio Ruivo, da Griesser Portugal, apresentou as soluções da Griesser de sombreamento cuja utilização em climas quentes é obrigatória para se alcançar o ótimo desempenho.

Por fim, João Marcelino, da Homegrid e da Associação Passivhaus Portugal, apresentou o trabalho realizado em Portugal na implementação da Passive House deixando pistas para a implementação no Brasil.

Soluções construtivas e estratégias de referência para a adaptação a cada zona climática

A Sessão 2 foi moderada pelo arquiteto Rômulo Giralt, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A primeira apresentação foi de João Gavião, da Homegrid e Associação Passivhaus Portugal, onde foi apresentado um caso de estudo Passive House em quatro localizações no Brasil e apresentadas as soluções construtivas e estratégias de referência para a adaptação a cada zona climática.

De seguida Christian Lugarini, responsável da Rothoblass no Brasil, apresentou as soluções para a estanquidade ao ar e a sua importância para o bom desempenho dos edifícios. Depois Hugo Salreta, representante de vendas da Gealan de Portugal e norte de Espanha, apresentou os sistemas em PVC da Gealan para janelas eficientes e com certificação Passive House. Por fim, o arquiteto Eduardo Grala da Cunha, professor e investigador da Universidade Federal de Pelotas, apresentou os desenvolvimentos já alcançados no Sul do Brasil no estudo e aplicação da Passive House naquela região do Brasil.

A Sessão 3 foi moderada pelo arquiteto Eduardo Grala da Cunha, professor e investigador da Universidade Federal de Pelotas.

A primeira apresentação foi de Luiz Bezerra, da Passive House Canada, onde foi apresentada a primeira Passive House certificada no Brasil, localizada em Belém, no estado do Rio Grande do Norte. De seguida Hélder Vilaça, especialista em soluções de estanquidade ao ar da Soudal, apresentou as soluções da Soudal para garantir a estanquidade ao ar com certificação Passive House, focando sobretudo no tópico da instalação da janela. Depois, Susanne Theumer do Passivhaus Institut apresentou uma visão global sobre o tópico dos sistemas e equipamentos numa Passive House, apresentando soluções adequadas a climas mais quentes.

Por fim, decorreu uma discussão alargada a toda a audiência, com intervenções iniciais de Luiz Bezerra, Susanne Theumer e João Marcelino, procurando contribuir para a estratégia de implementação da Passive House no Brasil.

Apemeta: 15  de Dez 2022 XII encontro nacional de cestão de resíduosBosch: a tecnologia mais recente em caldeiras já line é familiarKeyter: HVAC&R SolutionsCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceVulcano: a inteligência faz parte da evolução do seu nogócio

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial