Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Enel e Schneider Electric apostam na transformação urbana

O Instalador24/09/2021
Ao todo, são mais de 200 soluções de descarbonização para cidades que as duas empresas estão a lançar.
Imagen

A Schneider Electric e o Grupo Enel juntaram-se ao Fórum Económico Mundial (FEM), organização internacional para a cooperação entre empresas públicas e privadas, para anunciar o lançamento da versão beta do Net Zero Carbon Cities Toolbox na Cimeira sobre o Impacto do Desenvolvimento Sustentável (20-23 de setembro de 2021).

Esta plataforma online contém diversas soluções de descarbonização para fomentar a transformação urbana através da gestão de energia, edifícios, mobilidade, água e resíduos.

Os utilizadores são guiados através de um processo que os leva a identificar e priorizar as soluções que melhor respondem às suas necessidades específicas. Esta base de dados de soluções agrega modelos de políticas, negócios e finanças para reduzir as emissões e criar valor local, como emprego e uma qualidade do ar melhorada.

A versão beta contém mais de 200 soluções baseadas em estudos de caso e soluções reais de mais de 100 cidade em todo o mundo. O acesso a este conjunto de ferramentas está aberto a qualquer pessoa e destina-se particularmente a autoridades de cidades, líderes de governos nacionais e empresas. Os utilizadores podem pesquisar soluções em função de determinadas caraterísticas dos seus desafios locais mais prementes.

“Tal como demonstra este conjunto de ferramentas e as soluções nele contidas, a tecnologia para descarbonizar as nossas cidades já existe. Para a implementar, devemos ir mais além da infraestrutura pública e abordar todo o tipo de edifícios, especialmente os já existentes. Os programas de reequipamento desempenham um papel muito importante na transição para cidades neutras em emissões de carbono", comenta Jean-Pascal Tricoire, Chairman & CEO da Schneider Electric.

“A eletrificação limpa abre caminho à descarbonização da economia, fomentando ao mesmo tempo uma transformação urbana sustentável. Com a tecnologia e conhecimentos que atualmente existem, temos as ferramentas para o sucesso e uma oportunidade única para fazer a diferença”, acrescenta Francesco Starace, CEO e General Manager do Grupo Enel.

“Este conjunto de soluções é um ótimo instrumento para o mundo dos negócios e os decisores políticos, uma vez que proporciona soluções de energia integradas que contribuem para uma sociedade mais próspera e resiliente. Enquanto líder mundial no setor da energia, a Enel trabalha continuamente com parceiros globais para fomentar uma mudança gradual para um futuro mais sustentável e inclusivo", adianta.

No conjunto de ferramentas, os utilizadores vão encontrar soluções integradas da Enel que visam conseguir ecossistemas urbanos descarbonizados, sustentáveis e resilientes em cidades de todo o mundo.

Com foco numa infraestrutura de energia inteligente, a Enel lançou os Open Meter, uma nova geração de contadores inteligentes que refletem os avanços tecnológicos mais recentes do mercado no que toca à medição avançada e gestão remota de redes elétricas.

Apenas em Itália, esta tecnologia chegará a mais de 35 milhões de clientes até 2025 e permitirá recolher mais de sete mil milhões de dados por ano, incluindo dados de utilização em tempo quase real e parâmetros elétricos que permitirão analisar a rede com recurso ao Big Data. Trata-se de uma ferramente digital que melhora a sensibilização e a compreensão dos utilizadores para os seus hábitos de consumo de eletricidade, favorecendo modelos mais eficientes e sustentáveis.

Para além disso, permite aos consumidores assumir um papel proativo na monitorização e controlo de aplicações como painéis solares, domótica e mobilidade elétrica, promovendo a difusão de novos e avançados serviços de energia. Em linha com a abordagem de economia circular do Grupo, o Open Meter foi concebido e fabricado utilizando plásticos reciclados, sendo que cada dispositivo emite 6% menos CO2 e produz menos 122g de desperdícios do que um contador de fabricação tradicional.

O conjunto de ferramentas também oferece várias soluções que a Schneider Electric implementou com sucesso, e que realçam particularmente a eficiência energética e como esta pode ajudar a economizar tanto energia como materiais, que podem, por sua vez, ser reutilizados em infraestruturas urbanas e projetos comunitários. Isto inclui o reequipamento de infraestruturas e melhorias em edifícios municipais, com a instalação de sistemas de climatização (AVAC) e controlo de automação inteligente. Por exemplo, na cidade de Holland (Michigan, EUA) as autoridades colaboraram com as Schneider Electric para integrar metas energéticas no seu plano mais amplo de poupança de energia, reequipando infraestruturas e alcançando, ao mesmo tempo, objetivos de sustentabilidade, e assim ajudando todos os residentes da cidade a reduzir a sua utilização de energia entre 30% e 50%.

Este conjunto de ferramentas é o terceiro elemento que nasce do programa 'Net Zero Carbon Cities', uma iniciativa do FEM cujo objetivo é alinhar e aumentar os esforços a nível empresarial, municipal e nacional para conseguir ecossistemas urbanos sustentáveis, resilientes e equitativos. Trata-se de um programa co-presidido por Jean-Pascal Tricoire, Chairman & CEO da Schneider Electric, e Francesco Starace, CEO do Grupo Enel.

No âmbito desta iniciativa foi também publicado o briefing paper 'Urban Transformation: Integrated Energy Solutions', que demonstra como os edifícios e a mobilidade podem servir de alicerces para impulsionar a transformação urbana e a descarbonização em qualquer lugar do mundo.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial