Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fuchs lubrifica no espaço

21/09/2021
Richard Branson foi, Jeff Bezos também e Elon Musk já tem o bilhete no bolso. O espaço deixou de ser um destino reservado para missões estatais.
foto

Hoje, empresas privadas dentro e fora do setor aeroespacial apressam-se a explorar o grande desconhecido com satélites e naves espaciais. Sejam grandes, sejam pequenas, todas elas precisam de lubrificantes espaciais inovadores, lubrificantes 100% fiáveis, já que no espaço não há oficinas.

Neste mercado crescente, em 2020, a Fuchs comprou a Nye Lubricants, uma empresa de lubrificantes espaciais há mais de 65 anos. Com a integração concluída, a primeira missão da Fuchs aconteceu já em fevereiro de 2021, quando o Mars Perseverance Rover aterrou em Marte e com ele o NyeBar Barrier Film. Esta película de barreira tem desempenhado um papel decisivo em Marte sob condições extremas: tem conseguido prevenir a migração de óleo para a câmara do mastro do Rover, o que é essencial para obter imagens impecáveis. Para além de proteger a ótica, os lubrificantes para aplicações espaciais têm várias outras funções. Servem, por exemplo, para prolongar a vida útil, controlar o movimento e prevenir a contaminação.

A formulação dos lubrificantes espaciais constitui um enorme desafio devido ao ambiente agressivo do Espaço. “Temperaturas extremas, condições de vácuo, baixa emissão de gases, baixa geração de partículas e longa vida útil são propriedades que devem ser consideradas ao formular um lubrificante espacial para assegurar que os componentes funcionam de forma fiável durante toda a vida útil da aplicação”, explica Jason Galary, Diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Nye.

Na verdade, as experiências no espaço trazem benefícios para a Terra. A informação recolhida nas missões espaciais pode ser uma mais-valia no desenvolvimento de lubrificantes para aplicações de semicondutores que também requerem lubrificantes limpos, com baixa emissão de gases e resistentes a condições de vácuo.

Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoSmart Home show de 25 a 27 2022Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaico

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial