Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo revista O Instalador

Soluções integradas para Eficiência Energética

Carlo Gavazzi18/10/2021

A eficiência energética é hoje uma necessidade premente tendo em conta as alterações climáticas, a necessidade de redução de poluição e dos níveis de CO2 e os custos energéticos, cada vez mais elevados.

Para que se possam cumprir os objetivos de eficiência energética, é importante medir os consumos, automatizar os processos e analisar os todos os dados obtidos, para que se possa atuar num plano de poupança energética eficiente.

Esta é a visão da Carlo Gavazzi, especialista em sistemas de medição e análise para a eficiência energética.

Uma solução

Os novos edifícios eficientes em termos energéticos e a reforma e modernização de edifícios existentes são provavelmente das iniciativas mais importantes para a redução do consumo energético e limitação das emissões de CO2.

Em muitos edifícios comerciais, a necessidade de medir e controlar o consumo energético dos consumidores é cada vez mais importante para uma correta alocação de custos.

foto

A integração no sistema de gestão de edifícios – Smart Building System, dos vários integrantes, como, contadores de energia, interfaces para controlo de iluminação via sistemas DALI, sistemas de deteção e de informação aos condutores para parques de estacionamento e das unidades concentradoras ('Data logging systems'), permite fornecer informação para que se possam identificar as tendências de consumo e tomar as medidas corretivas necessárias, assim como gerir a iluminação e ventilação dos parques de estacionamento, aumentando a eficiência energética do edifício.

Desta forma, podemos obter uma solução única, que é essencial para conseguir maximizar a eficiência energética e evitar situações em cargas estejam ligadas sem necessidade.

Em muitos edifícios comerciais, a necessidade de medir e controlar o consumo energético dos consumidores é cada vez mais importante para uma correta alocação de custos

Automatizar e analisar

O cérebro do sistema é a Gateway de Monitorização e Controlo UWP3.0 da Carlo Gavazzi, que além de gerir as informações do sistema de parqueamento e da iluminação via sistemas DALI, comunica com os contadores de energia via RS485 e proporciona um link para o patamar superior da GTC através de comunicação BACnet/IP. Este sistema comporta-se como uma unidade remota de E/S do controlador DDC do sistema de gestão.
foto
A UWP3.0 tem ainda outras funções integradas como Web-Server, WEB-services e Datalogger.
Os vários protocolos de comunicação disponíveis, tais como; BACnet IP, DALI, Modbus TCP/IP, Modbus Gateway TCP/RTU, HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SFTP, DP (Data Push), SMTP, NTP, Rest-API, MQTT e ainda ligação IoT, com certificado Microsoft Azure e compatíveis com Amazon AWS, facilitam a sua integração.

Conclusão

A monitorização constante permite ter informação detalhada sobre a instalação e, desta forma, tomar decisões alavancadas no registo dos vários consumos, podendo minimizar situações anormais devido a avaria ou má utilização dos recursos, consequentemente reduzindo o custo energético e o impacto ambiental atingindo-se, assim, a máxima eficiência energética.

foto

Esta plataforma, além de agregar dados de Energia, Água, Gás, Entalpia e variáveis ambientais, permite concentrar essa informação em memória (datalogger) e em conjunto com a GTC fazer o controlo de, por exemplo: climatização, iluminação e gestão de estacionamento.

Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoJaba: tradução 4.0Smart Home show de 25 a 27 2022Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial