Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estudo ei: 86% dos portugueses pondera mudar para autoconsumo a curto/médio prazo

O Instalador02/09/2021

Conclusão está plasmada num estudo realizado pela ei energia independente, empresa em soluções energéticas inteligentes, especializada no autoconsumo fotovoltaico, do Grupo Galp.

Imagen

Na procura de soluções e alternativas para poupar e evitar que as mudanças no mercado da eletricidade tenham impacto na sua fatura, 86% dos portugueses estão a considerar mudar a curto/médio prazo para o autoconsumo como medida de poupança, de acordo com o estudo agora divulgado.

Dos portugueses que pensam seriamente em mudar para este método de consumo de energia sustentável, mais de metade (61%) dizem que este é um passo que estão a planear dar nos próximos anos, enquanto um quarto (25%) estão certos de que instalarão painéis solares o mais tardar até ao próximo ano. Em contraste, apenas 14% dizem ainda não ter considerado a opção pelo autoconsumo solar fotovoltaico.

Barreiras

Entre o ano de 2019 e o ano de 2020, refere a ei, assistiu-se a um aumento da potência instalada de painéis fotovoltaicos para autoconsumo em Portugal de um pouco mais de 40MW (204 878 kW vs. 245 606 kW). Uma capacidade ainda muito inferior às suas capacidades e reflexo de que os portugueses continuam a ver uma série de barreiras para dar o passo final no sentido do autoconsumo, incluindo o investimento inicial necessário (70%), a logística da instalação, tais como licenças da DGEG, a duração das obras, etc. (42%), o custo da instalação, ou o custo de manutenção dos próprios painéis (51%) ou porque consideram que a tecnologia não está suficientemente desenvolvida (19%).

Por outro lado, entre as vantagens que os portugueses veem na passagem para o autoconsumo solar fotovoltaico, os inquiridos apontam para a poupança económica a médio e longo prazo que a instalação permite (64%), as ajudas e subsídios existentes para a sua instalação (42%), o facto de ser uma opção mais sustentável (56%) ou a possibilidade de vender a energia que não é consumida (39%).

"É evidente que ainda existe alguma falta de conhecimento entre a população sobre o autoconsumo solar fotovoltaico. As instalações estão a tornar-se cada vez mais rentáveis, os períodos de retorno são cada vez mais curtos e as administrações públicas estão a adaptar-se gradualmente a esta nova realidade. Já para não falar dos apoios que o Estado está a oferecer de financiamento para a sua instalação. No caso de uma casa com um perfil de consumo doméstico familiar de 100 euros por mês, a poupança anual gerada na fatura de eletricidade pode alcançar os 500 euros, com um retorno do investimento num prazo de sete anos. Com um bom esquema de financiamento, este é um investimento que os consumidores podem amortizar através da poupança gerada pela própria instalação. Agora é o momento de investir em painéis solares", diz Ysabel Marques, Iberian Chief Marketing Officer da ei energia independente.

Comunidades de energia renovável (CER) e autoconsumo coletivo

Nos últimos meses, uma das tendências observadas no autoconsumo solar fotovoltaico é a criação de comunidades de energia renovável (CER), entidades jurídicas constituídas por cidadãos, administrações ou PMEs que, através da instalação de painéis solares, produzem energia para o consumo coletivo dessa área.

Em Portugal, esta possibilidade ainda não passou do papel, mas o Governo já indicou estar a ultimar uma nova Lei, a ser aplicada até ao final do ano, que visa promover este tipo de iniciativas e a população parece estar aberta à utilização desta forma de consumo de energia.

Assim, 57% dos portugueses considerariam esta alternativa por ser um modelo mais sustentável e amigo do ambiente, enquanto 51% o fariam como uma forma de poupar nas suas contas de eletricidade. Já 47% fá-lo-ia para não estar totalmente dependente das companhias de eletricidade.

“Vivemos num momento ideal para repensar a forma como consumimos energia. O autoconsumo solar fotovoltaico não é apenas uma opção mais económica para os utilizadores, mas também uma opção mais sustentável. Podemos gerar a nossa própria energia e, desta forma, estar menos dependentes dos altos e baixos do mercado da eletricidade, como aconteceu durante o mês de junho/julho, ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente. Além disso, o autoconsumo dá poder aos consumidores, permitindo-lhes estar muito mais conscientes da sua produção e consumo. O nosso futuro deve ser orientado para estas novas formas de consumo inteligente de energia, razão pela qual é necessário que os consumidores estejam bem informados sobre todas as alternativas já disponíveis”, salienta Ysabel Marques.

O estudo

O estudo apresentado foi desenvolvido e realizado pelo Instituto IO Sondea de Investigación de Mercados para a ei energia independente em Portugal e Espanha.

Foi realizado tendo como base uma amostra de 2.008 indivíduos em cada país, de idades compreendidas entre os 18 e 65 anos de idade.

Estes indivíduos pertencem ao painel Sondea, selecionados de acordo com as quotas de sexo, grupo etário e CCAA, de acordo com o censo municipal de habitantes do INE 2020.

Foram selecionados de uma amostra de 10.000 indivíduos pertencentes ao referido painel, de forma intencional e proporcional às quotas cruzadas do INE de cada variável de afixação, o que representa uma taxa de resposta de 20,08%.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial