Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

UE apresenta novos recordes de aumento de energia solar no auge deste verão

25/08/2021

A EMBER e a ZERO analisaram os dados sobre o crescimento da energia solar durante o verão, que revelam também novo record em Portugal, com o solar a assegurar 6% da produção total de eletricidade.

A mais recente análise do grupo de reflexão e investigação em energia EMBER em conjunto com a ZERO para o caso de Portugal, revela que, pela primeira vez, os painéis solares produziram um décimo da eletricidade da UE-27 durante os meses de pico de junho e julho deste ano.

Novos recordes foram estabelecidos em oito países da União Europeia (UE), entre eles Portugal. Ainda assim, os painéis solares produziram menos eletricidade do que as centrais a carvão da Europa, mesmo durante o auge do verão. A análise mostra que, o crescimento anual da produção solar precisa de duplicar para cumprir as metas de emissões da UE para 2030.

Imagen

Crescimento da energia solar na Europa

A análise mostra que os picos de produção de eletricidade a partir de energia solar na Europa durante o verão, que acontecem em junho e julho, estão a crescer a cada ano. Os painéis solares produziram um recorde de 10% da eletricidade da UE (39 TWh) em junho-julho de 2021, comparativamente com os 28 TWh no mesmo período em 2018. O crescimento está a acelerar: a UE viu a produção solar aumentar 5,1 TWh entre junho-julho de 2020 e 2021, uma mudança anual maior do que em 2020 (+3,1 TWh) ou 2019 (+2,6 TWh).

Oito países da UE estabeleceram um novo recorde na quota de produção de energia solar durante o pico do verão deste ano: Estónia, Alemanha, Hungria, Lituânia, Holanda, Polónia, Portugal e Espanha.

Sete países da UE produziram mais de um décimo da sua eletricidade a partir de painéis solares em junho-julho de 2021, com a Holanda (17%), Alemanha (17%), Espanha (16%), Grécia (13%) e Itália (13%), a assumirem a liderança.

A Hungria quadruplicou a participação na energia solar desde junho-julho de 2018, enquanto a Holanda e a Espanha duplicaram. A Estónia e a Polónia transitaram de praticamente zero em energia solar, em 2018, para 10% e 5%, respetivamente, em junho-julho de 2021.

Imagen
Pela primeira vez, a energia solar superou a do carvão na Hungria no verão de 2021, um marco que já havia sido alcançado no ano anterior na Grécia e em Portugal, e há vários anos na Holanda, Itália, França, Espanha, Áustria e Bélgica. A Hungria assistiu a um aumento da energia solar de 3% da eletricidade produzida em junho-julho de 2018 para 12% neste verão. Em comparação, a eletricidade produzida a partir do carvão do na Hungria caiu de 17% em junho-julho de 2018 para apenas 10% neste verão.

Portugal triplicou a percentagem de contributo da eletricidade proveniente de origem solar entre 2018 e 2021

De acordo com a análise efetuada pela EMBER, no caso de Portugal, em 2018 a produção de eletricidade a partir de fonte solar atingiu 176 GWh no total de junho e julho em 2018, enquanto este ano atingiu 392 GWh. Porém, em termos de percentagem, enquanto em 2018 a fração de produção solar foi de 2 por cento, este ano atingiu já 6%, isto é três vezes mais.

Apesar dos ganhos recentes, a produção de eletricidade na UE a partir de painéis solares ainda é inferior à das centrais a carvão, que geraram 14% da eletricidade da UE em junho-julho de 2021 (58 TWh).

A UE-27 tem adicionado cerca de 14 TWh de produção de energia solar em cada ano, em média, nos últimos dois anos. No entanto, e de acordo com a Comissão Europeia, o crescimento anual na próxima década deve duplicar para os 30 TWh, a fim de cumprir com as novas metas climáticas da UE para 2030.

O mercado solar está preparado para suportar o crescimento necessário. Produzir eletricidade a partir de novos painéis solares custa agora metade do que produzi-la nas centrais de queima de combustíveis fósseis existentes nos principais mercados, incluindo Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Espanha. O custo nivelado médio global de eletricidade (LCOEs) para energia solar fotovoltaica em escala de utilidade colapsou de $381 / MWh USD em 2010 para $57 / MWh em 2020.

Imagen

Charles Moore, Líder do EMBER Europa, refere que "a Europa apresentou um verão recorde de energia solar, mas ainda não aproveitou todo o seu potencial. O custo da energia solar caiu na última década e estamos a presenciar os primeiros sinais da revolução solar da Europa em países como Espanha, Holanda, Hungria e até mesmo na Polónia, que ainda aposta fortemente na energia a carvão. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer antes que a energia solar forneça mais energia do que os combustíveis fósseis, mesmo no auge do sol de verão na Europa". "Os eventos climáticos extremos, em toda a Europa neste verão, deram um alerta urgente aos governos que agora devem transformar as metas climáticas em ações climáticas, impulsionando o arranque da energia solar", acrescenta o responsável.

Francisco Ferreira, Presidente da ZERO, realça, por outro lado, que "apesar dos elevados preços de eletricidade, serão as renováveis no médio prazo que assegurarão os menores custos para os consumidores. A expansão do solar é indispensável, devendo no entanto respeitar-se princípios de sustentabilidade no que respeita às áreas e locais selecionados no que respeita às grandes centrais que estão previstas e/ou em implementação. Com uma menor capacidade das fontes hídrica e eólica durante o verão, é fundamental que o solar ocupe uma percentagem muito maior da energia primária associada à produção de eletricidade em Portugal".

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial