Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Câmara Municipal do Porto, E-REDES e Agência de Energia do Porto abrem Centro para a Transição Energética

Redação Induglobal30/07/2021
Trata-se de um espaço informativo e pedagógico sobre a evolução das redes e das cidades inteligentes no contexto da transição energética e combate às alterações climáticas, onde se explicam os desafios existentes e se apresentam soluções tecnológicas desenvolvidas pela Operadora da Rede de Distribuição, pelo Município e pela Agência de Energia.
Imagen
Estas soluções inovadoras têm aplicação prática na cidade invicta, em áreas como a produção descentralizada, a otimização do carregamento para a mobilidade elétrica e a iluminação pública.
Localizado nas instalações do Porto Innovation Hub, o novo Centro foi criado no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre as três entidades a 16 de julho de 2020, com vista à promoção de novas tecnologias, equipamentos e soluções para benefício dos consumidores e do município. Além de promover a inovação no setor elétrico, o CTEP pretende ser um espaço de partilha de conhecimento e um catalisador de boas práticas, em parceria com instituições do meio científico, académico e empresarial, no qual o cidadão assume um papel central, enquanto agente ativo na transição energética.
Este Centro permitirá acompanhar, de forma pedagógica e assertiva, os resultados de diversos investimentos já realizados no Porto e que concretizam uma verdadeira (r)evolução energética na cidade, nomeadamente no que diz respeito à transição para a mobilidade elétrica alimentada por energia 100% limpa, à produção descentralizada de energia renovável com o projeto 'Porto Solar', com destaque para a primeira Comunidade de Energia Renovável a ser desenvolvida no Bairro Agra do Amial e que será exemplo para demais investimentos a serem realizados na cidade em termos de descarbonização e uso eficiente de energia.
“Hoje cumpre-se mais uma etapa para acelerar a transição energética no Porto. A criação do CTEP é uma forma de dar a conhecer aos munícipes, e a todos os que o queiram visitar, como a inovação, aliada ao conhecimento, tem aplicações na vida quotidiana e nas nossas tomadas de decisão. A E-REDES, enquanto operadora da rede de distribuição nacional, tem um papel central no desenvolvimento de soluções, que garantam um fornecimento de eletricidade com qualidade, segurança e eficiência. Os projetos que aqui podem encontrar são a prova do nosso compromisso com o futuro”, garantiu João Martins de Carvalho, membro do Conselho de Administração da E-REDES.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, destaca o papel da autarquia na transição energética da cidade: “o Porto ambiciona atingir a neutralidade carbónica antes de 2050, alinhando as expectativas de descarbonização com as principais cidades europeias, sem nunca esquecer que a transição que queremos tem de ser sustentável e justa, envolvendo os cidadãos e criando condições para que percebam as mais-valias dos projetos implementados pelo Município dando relevo à redução da pobreza energética no território. Este CTEP será uma das montras da Câmara Municipal do Porto para apresentar à cidade os investimentos e conquistas na área da energia para que todos se sintam envolvidos e participem ativamente na mudança que temos de assumir nesta área”.

Para mais informações pode consultar o site do Acelerador da Transição Energética do Porto aqui.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial