Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Tupai já produz com energia limpa e renovável

14/07/2021
Ao todo são 1330 painéis solares num projeto que tem uma produção anual estimada de 1,1 GWh, o equivalente ao fornecimento de energia a 223 famílias/ano.
Imagen

A Tupai e a Helexia iniciam agora um caminho rumo à sustentabilidade com o arranque da nova central fotovoltaica instalada na sede desta empresa de acessórios industriais.

Esta central é parte integrante de um grupo de medidas que a Tupai tem implementado ao longo dos últimos anos, através do seu sistema de gestão ambiental, certificado pela norma ISO 14001. A TUPAI foi a primeira empresa portuguesa neste setor a obter a certificação, conferindo um elevado sentido de responsabilidade para com o meio ambiente.
Desenvolvida pela Helexia, a central fotovoltaica com uma potência de 750 kWp é constituída por painéis na cobertura da unidade fabril e por um carport solar instalado no parque de estacionamento, que além de produzir energia ainda proporciona sombra e proteção a colaboradores e visitantes.

A central fotovoltaica tem uma produção anual estimada de 1,1 GWh de energia que responde a 27% das necessidades energéticas da Tupai.

São dezenas os processos fabris alimentados a energia renovável, que dão origem a peças únicas, de qualidade e design caraterístico, vindas de matérias-primas como o latão, o zamac e outras.
Com o desenvolvimento deste projeto 'chave-na-mão', o investimento da Helexia é cerca de 800 mil euros e permite à Tupai manter o foco na sua atividade core.

“Para a Helexia é muito importante continuar a atuar junto da indústria portuguesa, proporcionando preços competitivos de energia, para que as empresas sejam competitivas nos mercados externos. Com a utilização de energia limpa cumprimos o nosso binómio que é juntar economia com ecologia”, afirma João Guerra, diretor de marketing da Helexia.

Para a Tupai, os benefícios de ter um central solar fotovoltaica são claros. "Usufruir de uma óbvia e fundamental redução do custo da energia, a par com a redução das emissões de CO2 que estão adstritas à produção da empresa”, afirma Rui Santos, Diretor Industrial da Tupai.

Segundo Sónia Santos diretora de Marketing da Tupai, "o impacto visual do carport solar, para quem visita a fábrica, vai ao encontro do que pretendemos: inovação, preocupação, sustentabilidade”.

Parte da estratégia ambiental da Tupai passa por fomentar a economia circular, sendo uma empresa que trabalha maioritariamente com metais, tem a benesse de trabalhar com uma matéria-prima infinitamente renovável. Os subprodutos da produção são inteiramente aproveitados e reintegrados no processo produtivo como nova matéria-prima.

A Tupainasceu em 1976, no setor das ferragens industriais e o seu nome é um acrónimo de “tudo para a indústria”, este foi o espírito que esteve na genesis da sua fundação.

Passados 44 anos, a fabrica da Tupai ocupa uma área de 21.000 m2, emprega cerca de 200 colaboradores e exporta 80% do seu volume de negócios. Os principais mercados são para além de Portugal e Espanha, a Suécia a Alemanha a França os Estados Unidos e sobretudo um grande enfoque nos mercados da Europa de leste.

A Tupai desenvolve e produz uma vasta gama de ferragens para a construção civil e mobiliário, além disso produz também acessórios para variados tipos de indústrias como a automóvel mobiliário, luxo, eletrodomésticos, iluminação e acessórios de banho, tendo-se tornado uma marca de referência junto de arquitetos, projetistas, distribuidores e consumidores finais.

A mais valia da Tupai é o design e a qualidade dos seus produtos a um custo bastante competitivo. Outra das vantagens é o controlo de todo o processo produtivo, desde a matéria-prima até à embalagem e à entrega ao cliente.

Veja o vídeo:

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial