Disterm ar condicionado
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Relatório sobre os impactos da Covid-19 no setor energético

05/07/2021

A Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP) publicou um relatório onde examina as repercussões sentidas pela pandemia Covid-19 na regulação do setor energético, ao longo de 2020, que abrange as medidas tomadas pela ERSE.

foto

O objetivo do relatório passa por analisar o impacto da pandemia no setor energético durante o ano de 2020 e as medidas adotadas pelos reguladores da RELOP.

O documento foca-se, sobretudo, nas medidas adotadas pelos reguladores no segundo semestre de 2020, na sequência de publicação de estudo anterior em novembro de 2020. Para mais detalhes sobre a resposta regulatória no primeiro semestre.

O relatório encontra-se dividido em quatro partes: enquadramento global, medidas adotadas nos países da RELOP, impactos no setor energético e reflexão – regulação energética em tempos de pandemia. Inicia-se com a análise do panorama geral da

pandemia a nível mundial e dos seus efeitos no setor energético.

Nesta secção examinam-se aspetos como a distribuição geográfica dos casos confirmados de infeção por Covid-19, o investimento no setor energético, a eficiência energética e os impactos no setor da eletricidade, gás e combustíveis.

A segunda secção foca-se nas medidas adotadas pelos reguladores no segundo semestre de 2020, traçando um quadro geral da atuação das entidades e dos governos dos países da RELOP no combate à pandemia. Segue-se uma esquematização das medidas adotadas pelo regulador e governos nacionais especificamente para o setor energético, incluindo consumidores, cadeia de agentes e intervenientes dos subsetores da eletricidade, gás e combustíveis (comercializadores, operadores de rede, produtores, distribuidores, transportadores, etc.).

A terceira secção examina os impactos da pandemia no setor energético em termos da procura, investimento, segurança do abastecimento, preços/tarifas praticadas, distúrbios na cadeia de valores, atividade dos setores, bem como da transição

energética e do investimento em energias renováveis.

Por fim, é elaborada uma reflexão sobre a resposta dos membros da RELOP à crise de saúde mundial, através da análise das principais lições, boas práticas, atividades e decisões regulatórias, bem como dos desafios colocados ao normal funcionamento do marco regulatório.

Aceda ao relatório completo aqui.

Bosch: a tecnologia mais recente em caldeiras já line é familiarApemeta: 15  de Dez 2022 XII encontro nacional de cestão de resíduosCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceVulcano: a inteligência faz parte da evolução do seu nogócioKeyter: HVAC&R Solutions

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial