Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Volvo Car Group e Northvolt: nova parceria para a produção e desenvolvimento de baterias

Redação Induglobal23/06/2021
O Volvo Car Group pretende estabelecer uma parceria com a empresa sueca de baterias Northvolt.
Imagen
Esta parceria destina-se a desenvolver e produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo e da Polestar.

Como primeiro passo, as marcas esperam abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia, com início de operações previsto para 2022.

Neste centro, o conhecimento acumulado por ambos os parceiros irá trabalhar em conjunto para assim desenvolver as células de baterias e correspondentes tecnologias para integração nos automóveis Volvo e Polestar.

No âmbito desta joint venture está previsto ainda o estabelecimento de uma nova gigafactory na Europa, com uma capacidade potential anual de até 50 gigawatt hora (GWh). O início da sua produção está projectado para 2026.

Como parte do plano, o Volvo Car Group pretende também obter, a partir de 2024, 15 GWh de células de bateria por ano através da fábrica da Northvolt Ett já existente em Skellefteå, na Suécia.

Para além dos acordos de fornecimento de baterias anunciados, a parceria com a Northvolt irá garantir uma resposta às necessidades europeias da Volvo Cars no âmbito do seu ambicioso plano de eletrificação. Em 2025, a empresa pretende que os modelos 100% elétricos correspondam já a 50% do total das suas vendas e, em 2030, a Volvo Cars pretende comercializar somente estes mesmos modelos.

Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos do Volvo Car Group representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis, e ao ser capaz de as produzir próximo das suas unidades de fabrico na Europa, o Volvo Car Group reduzirá a pegada ambiental associada a este processo nos seus veículos futuros.
Imagen

“Ao trabalharmos com a Northvolt iremos asseguram um fornecimento de células de baterias de qualidade e mais sustentáveis, suportando assim a nossa empresa totalmente eletrificada. Esta proximidade com a Northvolt fortalecerá também as nossas capacidades de desenvolvimento interno”, Håkan Samuelsson, Chief Executive - Volvo Car Group.

Pretende-se que a nova gigafábrica seja alimentada com energia 100% renovável. Esta unidade deverá empregar cerca de 3.000 pessoas estando a sua localização ainda por definir. O primeiro automóvel a apresentar as células de bateria desenvolvidas através desta parceria será o sucessor elétrico do modelo mais vendido da Volvo Cars - o Volvo XC60.

“A Volvo Cars e a Polestar são empresas líderes na transição para a eletrificação e os parceiros perfeitos para os desafios que temos à nossa frente onde pretendemos desenvolver e produzir as células de baterias mais sustentáveis do mundo. Estamos muito orgulhosos por sermos o parceiro exclusivo para ambas as empresas na Europa”, Peter Carlsson, Co-Founder e CEO da Northvolt.
A Volvo Cars irá revelar mais detalhes sobre os seus planos tecnológicos no evento Volvo Cars Tech Moment, que terá lugar a 30 de junho.

A parceria está ainda sujeita a uma negociação final e acordo entre as partes, incluindo a aprovação do conselho de administração.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial