Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mesa redonda debateu a sensibilização dos consumidores para a eficiência energética

16/06/2021

O projeto 'ECO2 - Energy Conscious Consumers' realizou, a 14 de junho, uma mesa redonda que debateu o tema da eficiência energética do ponto de vista dos consumidores. 

foto
'Que medidas podem promover a mudança de comportamentos para uma melhor eficiência energética dos consumidores?' foi o tema em debate e que contou com a participação da ADENE.
Este projeto tem como intuito promover uma maior capacitação dos cidadãos para um consumo de energia mais eficiente e sustentável e a sessão teve como objetivo debater as políticas e medidas de promoção da eficiência energética existentes em Portugal e se as mesmas estão a ser eficazes na promoção de mudanças de comportamentos e atitudes por parte dos consumidores.

Na sua intervenção, Jorge Marques, Diretor da Unidade de Formação Informação e Educação da ADENE, reforçou a necessidade de haver um envolvimento com a sociedade através de campanhas de informação e sensibilização, promovendo a literacia energética e fornecendo orientação técnica e qualificação para os profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade cada vez mais qualificada e informada, de modo a fomentar escolhas mais informadas e comportamentos mais eficientes.

Defendeu ainda que este tipo de iniciativas devem ser realizadas ao nível das autarquias ou de juntas de freguesias, com o apoio de entidade que conhecem a realidade local, tais como a DECO ou as Agências de Energia.

Foi ainda abordado o tema das Rotas da Energia, desenvolvido pela ADENE para responder ao desafio das alterações climáticas, que pretende espelhar o comprometimento de Portugal com o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, para uma Europa mais verde e descarbonizada e uma transição climática justa.

A Rota da Energia tem prevista a realização de sessões de informação, sensibilização e formação, presenciais e/ou à distância, levando o conhecimento às pessoas, instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável.

Os parceiros do ECO2 – Energy Conscious Consumers, entre os quais a DECO, propõem-se a sistematizar aprendizagens e elaborar recomendações para decisores políticos e agentes de mercado, a serem apresentadas a nível europeu.

As recomendações finais do projeto ECO2 irão reforçar as propostas que permitirão ultrapassar obstáculos encontrados pelos consumidores comprometidos com a eficiência energética.

Portugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesBombas de calor Spirit inverterJunkers - Bosch a prpoxima mudança vai parecer-lhe familiarNova gama de Ar CondicionadoHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoAPREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumo

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial