Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo Revista O Instalador

A digitalização dos edifícios como pedra angular de um futuro sustentável

Jordi García | Digital Energy & Power Products VP da Schneider Electric23/07/2021
Como afirmou o nosso CEO, Jean-Pascal Tricoire: “o futuro será elétrico e digital, smart e sustentável”... ou não será, podemos acrescentar.
foto
Jordi García.

Em 2050, devemos ser neutros em carbono e isso, mais do que um objetivo, deve ser uma obrigação. Os edifícios e as infraestruturas desempenham um papel fundamental para que o consigamos.

Os primeiros são extremamente ineficientes: consomem mais de metade da eletricidade mundial, um terço da energia e são responsáveis por 40% das emissões globais de CO2. No entanto, para descarbonizar o futuro, nove em cada 10 edifícios existentes devem ser modernizados através da integração de tecnologias digitais. Naturalmente, é também fundamental acelerar a transição energética, incorporando mais energias renováveis e tecnologias de armazenamento para descentralizar a geração e a distribuição de eletricidade.

E, como se isso não bastasse...

Devemos acrescentar os desafios provocados pela Covid-19. Os edifícios e infraestruturas não apenas devem ser sustentáveis e hiper eficientes, como também devem estar centrados nas pessoas e apoiar a resiliência das empresas, garantindo o bem-estar e a segurança das primeiras e a continuidade de negócio das segundas.

A nossa vontade é desempenhar um papel central na criação deste futuro, alicerçado em edifícios sustentáveis e resilientes. É por isso que nos esforçamos todos os dias para impulsionar esta revolução, desenvolvendo soluções tecnológicas inovadoras e, de forma mais particular, expandindo a nossa oferta de software para acompanhar todo o ciclo de vida dos projetos. Assim, conseguimos ajudar os nossos clientes a progredir na sua jornada em direção à transformação digital, estimulando ao mesmo tempo, a sustentabilidade, eficiência e resiliência.

Colaborar para acrescentar mais valor

Para cumprir este compromisso, em 2018, iniciámos a nossa estratégia de aquisições com a compra do grupo IGE+XAO; e no último ano reforçámos esta aposta com a celebração de acordos com empresas como a Planon, ETAP, CYPE, ALPI ou a RIB Software, entre outras.

Desta forma, conseguimos fortalecer enormemente as nossas soluções para a digitalização de edifícios nas diferentes etapas do seu ciclo de vida e, sobretudo, pudemos dar um salto qualitativo importante na nossa proposta de valor para os nossos clientes. Agora, temos capacidade de os ajudar a aumentar drasticamente a sua eficiência na gestão de projetos e a sua flexibilidade, reduzindo significativamente os custos e o 'time to market'.

A nossa visão para o futuro é continuar nesta direção, complementando gradualmente a nossa oferta de software para edifícios, assim como para sistemas de gestão de energia, de forma a liderar a eletrificação inteligente e sustentável. O objetivo? Que os edifícios do futuro sejam neutros em carbono, eficientes e resilientes; e que garantam, ao mesmo tempo, a máxima comodidade, bem-estar e segurança aos seus ocupantes.
Jaba: tradução 4.0Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoSmart Home show de 25 a 27 2022Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial