Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Resíduos: Lipor supera meta de 2020

O Instalador10/06/2021

No âmbito da Estratégia 3M, a Lipor comprometeu-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e garante que cumpriu.

Imagen

“A meta definida para 2020 foi superada. Na prática, registou-se uma redução efetiva de 23,2% nas emissões de CO2e, o equivalente a menos 93 648 toneladas de CO2e face a 2006 (ano de referência), o que equivale ao consumo anual de eletricidade de cerca de 11 000 famílias; à circulação anual de cerca de 36 538 automóveis, e ao sequestro florestal de cerca de 9 500 ha num ano”, refere a Lipor e comunicado.

Mas a capacidade de induzir redução de emissões de GEE da Lipor vai muito além da redução direta.

Através dos seus produtos (Composto Orgânico Nutrimais®; Recicláveis e Energia Elétrica) – que concorrem com outras atividades económicas mais intensivas do ponto de vista carbónico – a Lipor tem a capacidade de induzir reduções noutros setores de atividade na ordem das 150.000 tCO2e/ano. A Estratégia 3M está hoje consolidada, mas o compromisso com o desenvolvimento sustentável coloca, a todos, o desafio da integração dos seus múltiplos aspetos.

A Lipor identifica os temas da economia circular, alterações climáticas e biodiversidade como prioritários para a sua estratégia de negócio, pelo que assume a sua responsabilidade - enquanto agente indutor e promotor de conhecimento, ação e mobilização dos cidadãos e da sociedade – na integração destas temáticas.
Estas são as bases da nova Estratégia LIPOR 4M - 'menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima, mais Biodiversidade' para alcançar a redução de 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.

Face a este desafio e ao objetivo estratégico da Lipor de diversificar atividades e negócios, aquela entidade preparou um quadro de evolução para 2021-2030, assente em quatro desígnios:

  • Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos recursos, privilegiando um modelo circular de negócios;
  • Menos Carbono, potenciando o binómio carbono - energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética;
  • Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas;
  • Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade.
A Lipor e os seus municípios associados acreditam que ao diminuir e ao dar nova vida aos resíduos estamos também a contribuir para uma nova visão de um futuro mais sustentável.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial