Grupo Midea SGT: XTREME SAVE ultra popança de energia
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Resíduos: Lipor supera meta de 2020

O Instalador10/06/2021

No âmbito da Estratégia 3M, a Lipor comprometeu-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e garante que cumpriu.

foto

“A meta definida para 2020 foi superada. Na prática, registou-se uma redução efetiva de 23,2% nas emissões de CO2e, o equivalente a menos 93 648 toneladas de CO2e face a 2006 (ano de referência), o que equivale ao consumo anual de eletricidade de cerca de 11 000 famílias; à circulação anual de cerca de 36 538 automóveis, e ao sequestro florestal de cerca de 9 500 ha num ano”, refere a Lipor e comunicado.

Mas a capacidade de induzir redução de emissões de GEE da Lipor vai muito além da redução direta.

Através dos seus produtos (Composto Orgânico Nutrimais®; Recicláveis e Energia Elétrica) – que concorrem com outras atividades económicas mais intensivas do ponto de vista carbónico – a Lipor tem a capacidade de induzir reduções noutros setores de atividade na ordem das 150.000 tCO2e/ano. A Estratégia 3M está hoje consolidada, mas o compromisso com o desenvolvimento sustentável coloca, a todos, o desafio da integração dos seus múltiplos aspetos.

A Lipor identifica os temas da economia circular, alterações climáticas e biodiversidade como prioritários para a sua estratégia de negócio, pelo que assume a sua responsabilidade - enquanto agente indutor e promotor de conhecimento, ação e mobilização dos cidadãos e da sociedade – na integração destas temáticas.
Estas são as bases da nova Estratégia LIPOR 4M - 'menos Resíduos, menos Carbono, mais Clima, mais Biodiversidade' para alcançar a redução de 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.

Face a este desafio e ao objetivo estratégico da Lipor de diversificar atividades e negócios, aquela entidade preparou um quadro de evolução para 2021-2030, assente em quatro desígnios:

  • Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos recursos, privilegiando um modelo circular de negócios;
  • Menos Carbono, potenciando o binómio carbono - energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética;
  • Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas;
  • Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade.
A Lipor e os seus municípios associados acreditam que ao diminuir e ao dar nova vida aos resíduos estamos também a contribuir para uma nova visão de um futuro mais sustentável.
Nova gama de Ar CondicionadoA eficiência acima de tudo. Bombas de calor para água sanitária PouPanasonic: apenas 779 mmDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Eurofred Portugal: mínimo consumo, máximo silèncioTektónica 6 - 9 de octubroAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial