Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugueses disponíveis para aderir a novos métodos de gestão de embalagens

27/05/2021
Mais de dois terços dos portugueses (65%) prevê vir a devolver embalagens para receber o valor de depósito.
Foto: SPV
Foto: SPV.

Esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido a pedido da Sociedade Ponto Verde (SPV) pelo OBSERVA-Observatório de Ambiente, Sociedade e Território do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICSULisboa).

O inquérito sobre as práticas, representações e atitudes dos portugueses face à gestão de resíduos urbanos teve um enfoque específico nos Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).
Outra das temáticas abordadas foi a adesão e perceção dos inquiridos sobre as mudanças previstas na política de resíduos urbanos em Portugal, com a aplicação de diretivas europeias previstas para os próximos anos: instalação de sistemas de depósito para embalagens de bebidas em 2022 (atualmente em fase piloto), eliminação dos plásticos descartáveis e recolha dedicada de resíduos orgânicos (2023).
O estudo mostra que são os cidadãos mais separadores que manifestam maior interesse e disponibilidade para o uso dos sistemas de depósito com retorno (SDR), apesar de mais de dois terços dos inquiridos afirmarem nunca ter ouvido falar sobre este sistema. Quanto ao interesse em utilizar o SDR, caso o sistema existisse na sua zona de residência, a maioria dos inquiridos (51%) afirma ter interesse em vir a utilizar este sistema.
Já quando confrontados com a possibilidade de, a partir de 2022, pagarem uma taxa sobre as embalagens compradas, sendo esse valor apenas devolvido quando se entrega as embalagens nas máquinas de SDR, mais de dois terços dos inquiridos (65%) mostra intenção de devolver sempre as embalagens para receber de volta esse valor de depósito.
Os focus groups realizados no âmbito deste estudo revelaram ainda que, apesar dos incentivos financeiros colherem opiniões positivas na generalidade (mesmo que na forma de vouchers para compras ou donativos para instituições), o fator crítico será sempre a conveniência, nomeadamente a acessibilidade às máquinas de SDR. Ainda assim, na opinião de mais de dois terços dos inquiridos a nível nacional, este tipo de sistema de depósito pode contribuir para aumentar a reciclagem.
Quanto à possibilidade de se cobrar uma tarifa diferenciada a cada cidadão ou agregado familiar em função da quantidade de lixo não separado, a base do sistema
PAYT (Pay-As-You-Throw) que já está a ser testado em algumas localidades do país, apresenta-se como uma medida que parece recolher grande adesão entre os inquiridos. 41% considera ainda que um sistema deste tipo pode favorecer bastante o aumento da reciclagem, uma opinião que é partilhada sobretudo pelos cidadãos mais separadores.

As principais conclusões deste estudo foram apresentadas no evento 'Os Portugueses e a Reciclagem de Embalagens: Práticas e Atitudes', onde também se colocou em discussão a visão das entidades que têm responsabilidade na gestão de resíduos.

O evento e o estudo podem ser consultados aqui.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial