Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Apresentação pública do ‘COAST4US’: o projeto que combate a erosão costeira

O Instalador20/05/2021

A R5 Consulting Engineers, em parceria com a R5 Marine Solutions e a Universidade de Aveiro, vai apresentar publicamente o projeto ‘COAST4US’, no dia 25 de maio, pelas 17h30, em sessão online.

Imagen

O projeto é financiado pelos EEA Grants Portugal, ao abrigo do Programa Crescimento Azul, e apoiado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O ‘COAST4US’ visa estabelecer o COAST – software de análise de custo-benefício de intervenções costeiras – como uma ferramenta de referência no plano nacional, ao estimar o custo-benefício de cenários de intervenção para três locais em risco de erosão costeira, na costa oeste portuguesa, e desta forma contribuir para uma melhoria da informação fornecida às entidades competentes aquando da tomada de decisão.

A sessão promoverá ainda o debate sobre a importância das zonas costeiras na sociedade e os desafios da sua gestão, destacando o potencial de uma gestão preventiva.

Para abordar estes temas, a sessão contará com a participação de vários oradores entre os quais Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Celso Pinto (Agência Portuguesa do Ambiente) e Salvador Malheiro (Câmara Municipal de Ovar). A participação é sujeita a inscrição, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Mais informação sobre o projeto aqui.

Inscrições aqui.

O projeto

Em todo o mundo, as zonas litorais são apreciadas como locais de prosperidade social e económica. No entanto, o litoral também se encontra exposto a graves perigos. A erosão afirma-se como um dos principais riscos associados a zonas costeiras.

Este fenómeno pode causar elevados prejuízos, com particular incidência nas frentes urbanas.

O projeto COAST4US – Aplicação da ferramenta COAST ao litoral português – pretende contribuir para uma mitigação mais eficiente desta problemática, ao dotar as entidades decisoras de mais e melhor informação aquando da tomada de decisão, através da simulação de cenários de evolução da linha de costa perante a execução de uma determinada intervenção, assim como o seu custo-benefício relativamente à situação atual.

Assim, o projeto COAST4US pretende desenvolver um estudo que valide e estabeleça o COAST – software de analise de custo-benefício de intervenções costeiras – como uma ferramenta de referência no plano nacional e internacional.

Para tal, o COAST será aplicado a diversos trechos do litoral português que enfrentam problemas de erosão costeira, contribuindo não só para uma melhor gestão costeira futura, como um contributo fundamental na gestão costeira do presente.

REVISTAS

SoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial