Grupo Midea SGT: XTREME SAVE ultra popança de energia
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Apresentação pública do ‘COAST4US’: o projeto que combate a erosão costeira

O Instalador20/05/2021

A R5 Consulting Engineers, em parceria com a R5 Marine Solutions e a Universidade de Aveiro, vai apresentar publicamente o projeto ‘COAST4US’, no dia 25 de maio, pelas 17h30, em sessão online.

foto

O projeto é financiado pelos EEA Grants Portugal, ao abrigo do Programa Crescimento Azul, e apoiado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O ‘COAST4US’ visa estabelecer o COAST – software de análise de custo-benefício de intervenções costeiras – como uma ferramenta de referência no plano nacional, ao estimar o custo-benefício de cenários de intervenção para três locais em risco de erosão costeira, na costa oeste portuguesa, e desta forma contribuir para uma melhoria da informação fornecida às entidades competentes aquando da tomada de decisão.

A sessão promoverá ainda o debate sobre a importância das zonas costeiras na sociedade e os desafios da sua gestão, destacando o potencial de uma gestão preventiva.

Para abordar estes temas, a sessão contará com a participação de vários oradores entre os quais Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), Celso Pinto (Agência Portuguesa do Ambiente) e Salvador Malheiro (Câmara Municipal de Ovar). A participação é sujeita a inscrição, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Mais informação sobre o projeto aqui.

Inscrições aqui.

O projeto

Em todo o mundo, as zonas litorais são apreciadas como locais de prosperidade social e económica. No entanto, o litoral também se encontra exposto a graves perigos. A erosão afirma-se como um dos principais riscos associados a zonas costeiras.

Este fenómeno pode causar elevados prejuízos, com particular incidência nas frentes urbanas.

O projeto COAST4US – Aplicação da ferramenta COAST ao litoral português – pretende contribuir para uma mitigação mais eficiente desta problemática, ao dotar as entidades decisoras de mais e melhor informação aquando da tomada de decisão, através da simulação de cenários de evolução da linha de costa perante a execução de uma determinada intervenção, assim como o seu custo-benefício relativamente à situação atual.

Assim, o projeto COAST4US pretende desenvolver um estudo que valide e estabeleça o COAST – software de analise de custo-benefício de intervenções costeiras – como uma ferramenta de referência no plano nacional e internacional.

Para tal, o COAST será aplicado a diversos trechos do litoral português que enfrentam problemas de erosão costeira, contribuindo não só para uma melhor gestão costeira futura, como um contributo fundamental na gestão costeira do presente.

Tektónica 6 - 9 de octubroNova gama de Ar CondicionadoDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Eurofred Portugal: mínimo consumo, máximo silèncioPanasonic: apenas 779 mmJaba: tradução 4.0A eficiência acima de tudo. Bombas de calor para água sanitária Pou

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial