Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo para a revista O Instalador

Forte aceleração da mobilidade elétrica em Portugal

Henrique Sánchez | Presidente da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

31/05/2021

Os últimos 14 meses têm confrontado a Humanidade com um sério problema, e não só de saúde pública. Desde que o vírus Sars-Cov-2 entrou nas nossas vidas, provocando a disseminação da pandemia de Covid-19 por todo o mundo, foi como se nos tivesse sido mostrado um enorme cartão amarelo - usando uma imagem futebolística -, que a Natureza entendeu, por bem, alertar os humanos por tudo aquilo que temos feito de prejudicial à nossa casa-mãe, a Terra.

A mobilidade elétrica em Portugal está já num caminho irreversível. Foto: Ana Clara

A mobilidade elétrica em Portugal está já num caminho irreversível. Foto: Ana Clara.

A exploração desenfreada dos recursos naturais e não renováveis, a destruição dos ecossistemas que sustentam e alimentam as condições de vida para a espécie humana, a destruição da biodiversidade, a extinção de espécies animais e vegetais, a poluição atmosférica, a poluição sonora, o uso intensivo de pesticidas e a produção gigantesca de plásticos (a esmagadora maioria de utilização única que já poluem os nossos mares e entram na cadeia alimentar dos humanos), tudo isto, seguramente irá colocar em risco o próprio futuro da Humanidade. Estas evidências têm sido confirmadas por cientistas das mais diversas proveniências. São factos que a ciência valida.

E o que é que a mobilidade elétrica tem a ver com tudo isto?

Pois bem, a pandemia, e o confinamento a que fomos submetidos, por força de uma doença totalmente desconhecida, e que nem sabíamos como combater, a paragem forçada e abrupta de inúmeros setores da atividade humana, a aviação comercial, a atividade marítima dos grandes cargueiros, petroleiros e navios de cruzeiro, a redução gigantesca do transporte rodoviário - quer o pesado, de longa distância, quer o ligeiro, de passageiros e de mercadorias - nas grandes áreas metropolitanas e nas grandes urbes, vieram pôr à vista de todos, não através de belos discursos e dissertações, mas através da observação de cada um de nós: o ar mais limpo, as cores mais vivas, o canto dos pássaros, a invasão das áreas agora aliviadas pela ação dos humanos de espécies animais cada vez mais atrevidas. Uma das imagens mais divulgadas tem sido a do regresso de várias dezenas de golfinhos às águas do rio Tejo, em Lisboa.

Regresso de várias dezenas de golfinhos às águas do rio Tejo, em Lisboa. Foto: Terra Incógnita

Regresso de várias dezenas de golfinhos às águas do rio Tejo, em Lisboa. Foto: Terra Incógnita.

O efeito que o transporte marítimo, aéreo e rodoviário movido a combustíveis fósseis - qualquer que ele seja, fuel óleo, crude, gasolina, gasóleo -, tem na nossa saúde, na poluição dos mares, rios, lagos e no ar que respiramos e no agravamento das alterações climáticas, é algo que urge uma mudança de comportamentos dos humanos, uma mudança nos modelos de desenvolvimento económico baseados nos combustíveis fósseis e no crescimento contínuo. A janela de oportunidade para inverter esta situação é cada vez mais estreita, mas ainda possível.

Venda de veículos elétricos, ligeiros de passageiros, já atinge os 16% em Portugal

Durante o ano de 2020, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros com motores de combustão interna - gasolina e gasóleo - colapsaram, tendo-se registado uma quebra de 40.6%, a maior queda jamais registada no nosso país, enquanto as vendas de Veículos Elétricos (VE) mostraram uma forte resiliência ao forte abrandamento da atividade económica, tendo rapidamente mostrado sinais de recuperação, pelas razões já identificadas: melhor perceção das alterações climáticas e dos impactos negativos na qualidade do ar nas grandes cidades, mas não só.
Henrique Sánchez. Foto: Pedro Vilela

Henrique Sánchez. Foto: Pedro Vilela.

As vendas de Veículos Elétricos, automóveis ligeiros de passageiros, registaram em 2020 um aumento de 55.3%, chegando a atingir uma quota de mercado no mês de dezembro de 22.5%, terminando o ano de 2020 com uma quota de mercado de 13.6%. No quadro das vendas de Veículos Elétricos, está bem refletido o impacto do confinamento no início da pandemia em Portugal, com reflexos diretos nas vendas de abril e maio, os únicos meses que registaram queda nas vendas de VE em Portugal.
Fonte: UVE
Fonte: UVE.

Já este ano de 2021, a tendência de aumento das vendas de Veículos Elétricos tem-se consolidado, tendo as vendas de Veículos Elétricos nos primeiros quatro meses de 2021 registado um aumento de 38.3%, e tendo a quota de mercado desde o início do ano atingido os 16%, sinalizando um aumento cada vez mais significativo. De referir que, enquanto em 2020 foram vendidos um total de 19.697 automóveis ligeiros de passageiros elétricos, nos primeiros quatro meses de 2021 já se venderam 7.317, o que permite antever um ano de 2021 com mais um aumento importante das vendas de VE em valor absoluto.

Fonte: UVE
Fonte: UVE.

Para este desempenho contribuiu a maior oferta de novos modelos elétricos e eletrificados e a entrada no mercado dos Veículos Elétricos de fabricantes que ainda não tinham apresentado soluções eletrificadas, como foi o caso de praticamente todos os fabricantes representados em Portugal. Maior oferta de modelos com mais autonomia, com motores mais eficientes, com preços mais aproximados aos modelos equivalentes com motores de combustão interna, abrangendo mais segmentos de mercado, enfim, com uma oferta a satisfazer todos os interessados em aderir à mobilidade elétrica.

O impacto do aumento da Rede Nacional de Carregamento

A Rede Pública de Carregamento para veículos elétricos, sob gestão da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), atualmente a MOBI.E, foi totalmente concessionada a operadores privados, ficando a cargo dos Operadores de Ponto de Carregamento (OPC) a responsabilidade da instalação, operação e manutenção dos respetivos postos. A Rede Pública de Carregamento nunca cresceu a um ritmo tão acelerado, quer em capilaridade, quer no aumento de potência disponível em muitos postos, situação que veio dissipar as dúvidas que muitos potenciais utilizadores de um Veículo Elétrico ainda pudessem ter.

Imagen
Simultaneamente, cresceu a Rede Privada de Supercarregadores exclusiva da marca Tesla. Começaram a ser instalados os primeiros carregadores da Rede Privada Continente Plug & Charge, assim como outras redes privadas mais pequenas que vieram aumentar e complementar a Rede Pública de Carregamento.
Imagen

O facto de se manterem os incentivos à aquisição de um Veículo Elétrico, no caso dos ligeiros de passageiros no valor de 3.000 euros, e no caso dos ligeiros de mercadorias no valor de 6.000 euros, além dos incentivos à aquisição para os motociclos e ciclomotores elétricos, bicicletas convencionais, elétricas e de carga, também tem sido um estímulo para cada vez mais pessoas adotarem um Veículo Elétrico. A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (www.uve.pt) tem vindo a insistir junto da tutela no aumento do valor do Incentivo para a Aquisição de um Veículo Elétrico, ligeiro de passageiros, por particulares, para que se aproxime assim do valor médio existente no União Europeia que é de 6.000 euros, bem como da criação de um complemento ao incentivo atual quando seja entregue para abate um veículo com motor de combustão interna com mais de dez anos.

Imagen
De referir, no âmbito da Fiscalidade Verde, que as empresas abrangidas podem recuperar o IVA e estão isentas de Tributação Autónoma em sede de IRC, sendo um dos pacotes mais atrativos de benefícios fiscais para as empresas, em vigor na União Europeia.

Quanto custa percorrer 100 km num Veículo Elétrico?

Além de tudo o que já foi referido, é essencial focarmo-nos na comparação do custo para percorrer 100 km entre um veículo com motor de combustão interna (VCI) - a gasóleo e a gasolina - e um veículo elétrico (VE), neste caso carregando na Rede Pública de Carregamento Rápido, em casa ou no emprego com um tarifário normal, e em casa num carregamento em horário de vazio, através de uma tarifa bi-horária. As poupanças reais que se obtêm são muito significativas e compensam largamente, e em pouco tempo, o custo superior que temos que suportar no momento da aquisição do Veículo Elétrico.

Imagen
Para este estudo comparativo foram usados consumos médios de gasolina, gasóleo e eletricidade (kWh), assim como preços médios do litro de gasolina, de gasóleo e do kWh, neste caso separando a Rede Pública de Carregamento Rápido do carregamento doméstico, uma das grandes vantagens de um Veículo Elétrico.

O que nos reserva o Futuro?

Não há melhor forma de saber do que constatar in loco, e ainda mais importante do que ver a oferta já existente em Portugal, experimentar, fazer um Test Drive, realizar o que na UVE chamamos de batismo elétrico.

Venha e experimente! Vai ver que 'primeiro estranha-se, mas depois entranha-se'.

Assim, aqui fica o convite para visitarem o ENVE 2021 – Encontro Nacional de Veículos Elétricos, o maior e mais diversificado evento dedicado à mobilidade elétrica que se realiza em Portugal e na península ibérica, que este ano terá lugar na Figueira da Foz, no Parque das Gaivotas, nos próximos dias 5 e 6 de junho.

No ENVE, além da exposição da mais variada gama de Veículos Elétricos - carros ligeiros de passageiros e de mercadorias, motos, bicicletas e bicicletas de carga - temos atividades para uma primeira experiência pelos mais jovens, karts elétricos, bumper cars (carrinhos de choque elétricos), kid karts (para os mais novos), demonstração de motas de trial elétricas e uma grande variedade de conversas, tertúlias, conferências, apresentações, momentos de esclarecimento de dúvidas, etc.

Este ano contamos com a presença de quem já deu duas voltas ao mundo num automóvel elétrico, o espanhol Rafael de Mestre, que nos vem contar a sua experiência.

Estará presente o atual campeão do mundo da Formula E, a Formula 1 elétrica, o piloto português António Félix da Costa e o carro com que se sagrou campeão, o DS E-TENSE, da equipa DS Techeetah. Venha saber tudo sobre o carro e o campeão português. Haverá sessão de perguntas e respostas, de fotos e de autógrafos. Estará também presente o Diretor Desportivo da DS Techeetah, Mark Preston.

Imagen
Se já tem um Veículo Elétrico, venha partilhar a sua experiência e conhecer as últimas novidades, não só de veículos como de carregadores e sistemas de carregamento (soluções para condomínios, por exemplo). Se ainda não tem um Veículo Elétrico, esta é uma excelente oportunidade para confirmar a atual oferta: estarão mais de 70 modelos diferentes em exposição.

Venha esclarecer todas as dúvidas ou questões que possa ter! Estaremos ao dispor.

Por uma Mobilidade Sustentável, Elétrica e não poluente.

Vemo-nos na Figueira da Foz.

Venha fazer parte do Futuro. Hoje!

Veja o vídeo institucional do ENVE 2021:

Programa

foto

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial