Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Roca Group alia-se à Schneider Electric para acelerar a sua descarbonização

O Instalador17/05/2021
A Schneider Electric vai colaborar com o grupo espanhol para impulsionar a sua estratégia global de sustentabilidade.
Imagen
O Roca Group estabeleceu um acordo com a Schneider Electric para definir um novo caminho em direção à sua descarbonização, estabelecendo uma estratégia única e global para todo o grupo.
O Roca Group opera em 170 países, possui 85 fábricas e conta com uma equipa composta por 24.000 profissionais. Assim, a empresa decidiu estabelecer uma política comum no que toca à sustentabilidade, com a ajuda dos novos serviços de Consultoria sobre Alterações Climáticas da Schneider Electric.

A colaboração entre os parceiros consistirá em três fases. Na primeira, o Roca Group definirá, com o apoio da Schneider Electric, a sua visão sobre o processo de descarbonização, com base numa análise do ambiente da empresa e na definição de novos e mais ambiciosos objetivos.

Durante a segunda fase, a Schneider Electric estudará as fábricas do Roca Group para estabelecer compromissos de redução do consumo energético e das emissões, de implementação de geração de energia sustentável nas fábricas e de compensação das emissões que não seja possível eliminar.

Por fim, durante a fase de implementação, o Roca Group e a Schneider Electric avançarão na digitalização dos processos da empresa, e procederão à instalação de sensores nos diferentes centros de produção para monitorizar e otimizar o consumo de energia, com o objetivo de reduzir custos e emissões.

Desta forma, a Schneider Electric irá ajudar o Roca Group a definir as suas necessidades de descarbonização, para que o Grupo possa implementar projetos de redução de emissões e implementação de energias sustentáveis com os seus próprios recursos.

A Roca está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e trabalha no sentido de diminuir a pegada de carbono da sua atividade industrial, promovendo a redução do consumo de água e inovando continuamente nos processos de produção das suas fábricas.

Os números comprovam o compromisso do Roca Group com o meio ambiente: reduziu as emissões de dióxido de carbono em 8% em 2019 comparativamente ao ano anterior, um valor que subiu para 22% em 2020 devido ao esforço da empresa e à redução da atividade causada pelo contexto de pandemia.

No que toca a outros domínios relacionados com o meio ambiente, o consumo de água nas fábricas do Grupo diminui 24% no ano passado e, no âmbito do projeto Zero Waste, reduziu-se em 28% a geração de resíduos, 71% dos quais apresentam valor para outros processos de produção. Para além disso, os produtos concebidos pelo Roca Group para os espaços de banho incorporam as tecnologias mais recentes, de modo a otimizar em simultâneo o consumo de energia e de água.
“No Roca Group, trabalhamos intensamente a cada dia para otimizar os nossos processos de produção, incorporando as tecnologias mais recentes para reduzir a nossa pegada ambiental, bem como para proporcionar à sociedade produtos para espaços de banho que conciliem o bem-estar e o respeito pelo meio ambiente. Longe de nos conformarmos, queremos continuar a avançar nesta estratégia e oferecer a todas as nossas divisões e fábricas um enquadramento comum que nos permita continuar a promover a nossa descarbonização”, afirmou Albert Magrans, CEO do Roca Group.

“Na Schneider Electric não estamos apenas comprometidos com a descarbonização da nossa cadeia de valor – queremos tornar-nos no parceiro digital em sustentabilidade e eficiência das empresas que estão a liderar essa mudança. O Roca Group é uma delas”, assegurou Josu Ugarte, Presidente da Schneider Electric para a Zona Ibérica.

“As empresas que incorporam a sustentabilidade na sua estratégia antecipam-se às exigências legislativas, atraem mais talento, têm melhor acesso a capital e reforçam a sua marca e o seu negócio, tornando-se mais atrativos para os diversos stakeholders”, concluiu.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial