Hisense: official air conditioner of uefa euro 2020
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal no top das políticas de eficiência energética

Redação Induglobal12/05/2021
Na Europa a 27, Portugal registou a maior subida no ranking que avalia o nível de progresso na implementação de políticas de eficiência energética.
foto

O nosso País está agora no 7º lugar, quando em 2015 ocupava a 21ª posição do Energy Efficiency Watch Survey.

Segundo o estudo coordenado pelo Fórum Europeu para as Fontes de Energia Renovável (EUFORES), que reúne 1270 especialistas europeus, o grande salto qualitativo de Portugal neste ranking justifica-se pela evolução positiva na eficiência energéticas na indústria, nos transportes e nos edifícios.
Portugal é apresentado como um exemplo a seguir nas políticas de eficiência energética, em especial na etiquetagem de produtos, nos requisitos para o desempenho de edifícios e na certificação de edifícios. Cerca de 90% dos especialistas avaliam a implementação destas políticas como parcialmente eficaz ou muito eficaz.
O sucesso de Portugal deve-se também, segundo os especialistas, aos incentivos apresentados nas metas para a neutralidade carbónica em 2050 que mostram uma maior ambição ao nível das políticas nacionais de eficiência energética.

Portugal é igualmente o Estado-membro da União Europeia (UE) com melhor avaliação da forma como a eficiência energética está a ser abordada ao nível do debate público. O EUFORES considera que as questões climáticas estão a ter um efeito benéfico e de mobilização junto do setor da energia e do público em geral.

Nas recomendações à União Europeia, os especialistas dizem que é necessário aproveitar a recuperação económica como uma oportunidade para a aceleração das políticas de eficiência energética, e que estas devem ser parte da estratégia de uma recuperação económica ambientalmente mais sustentável.

A plataforma europeia EUFORES é uma rede parlamentar europeia, com deputados dos principais grupos políticos do Parlamento Europeu, bem como dos parlamentos nacionais dos Estados-membros da UE que promove a implantação de fontes de energia renováveis e eficiência energética na Europa.

Conheça o relatório aqui

Solar Market Parity Portugal 8 july 2021 LisbonAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Panasonic: apenas 779 mmWorkshops Passivahaus em junho 2021 sempre às segundas e terças sempre às 17:00 hTektónica 6 - 9 de octubroBosch: nova gama de ar condicionado Climate 3000iJaba: tradução 4.0Bet Solar: distribuidores técnicos de material fotovoltaico

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial