Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Estudo da Eaton:

Os perigos de curtos-circuitos e as dicas para se proteger

06/05/2021
Os curtos-circuitos são um perigo real para os painéis elétricos dos edifícios e infraestruturas, causado por diferentes falhas e situações. Delimitar os possíveis riscos e saber como agir em conformidade, é essencial para minimizar os danos.
Imagen
Os curtos-circuitos são uma causa palpável de perigo em todos os tipos de edifícios, instalações industriais e infraestruturas em geral. A causa por detrás da sua origem é variada, mas entre as situações mais comuns encontram-se: um painel elétrico deteriorado ou mal dimensionado para as aplicações; erros durante a produção, instalação ou manutenção; defeitos materiais não detetados; pequenos animais no interior do painel elétrico (roedores, insetos); funcionamento incorreto, ou serviço insuficiente.

“Quando a vida das pessoas está em jogo, qualquer proteção é pouca”, diz José Antonio Afonso, responsável da área de Commercial Building na Eaton Iberia.

“As organizações, instaladores, pessoal de manutenção, gestores de infraestruturas e outros envolvidos em instalações elétricas e na segurança física dos edifícios comerciais e residenciais precisam de estar muito conscientes deste tipo de falhas, compreender os riscos potenciais e como se protegerem em conformidade para reduzir esses perigos”, acrescenta.

Riscos para edifícios e infraestruturas onde o fornecimento de energia é vital

A Eaton, empresa que atua na área da energia, identificou seis perigos que podem resultar de um curto-circuito num edifício ou infraestrutura onde o fornecimento de energia é crítico:

  • Riscos de segurança para as pessoas. Quando um curto-circuito e um fogo ocorrem, as pessoas são expostas ao perigo. Se a explosão for pequena ou isolada, os danos serão menores; por outro lado, uma grande explosão pode causar queimaduras graves ou mesmo a morte.
  • Danos irreparáveis na instalação. Um curto-circuito pode destruir completamente o painel elétrico. Para além das consequências económicas diretas da sua substituição, a instalação ou edifício ficará sem electricidade durante algum tempo, resultando em todo o tipo de perdas.
  • Perdas financeiras significativas. A substituição dos quadros elétricos pode ser um grande investimento e pode demorar várias semanas. Os custos adicionais podem incluir limpeza, eliminação de resíduos, encerramento, custos de pessoal e custos legais.
  • Tempo de paragem da produção. De acordo com o US National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) no seu relatório Arc Flash Awareness: Information and Discussion Topics for Electrical Workers, um dia de inatividade pode custar uma média de 36.850 euros. No atual contexto económico e social, isto pode ser catastrófico para as pequenas e médias empresas.
  • Problemas para a continuidade do negócio. Os problemas comerciais podem variar desde a perda de encomendas e lucros até sérios danos para a sua reputação. Recuperar desta situação é dispendioso e demorado.
  • Danos ao meio envolvente e ao ambiente. Quando ocorre uma explosão de curto-circuito, existe a possibilidade de contaminação se um processo químico industrial for interrompido, e as substâncias perigosas exigirem tratamento de resíduos. Isto afeta significativamente o meio envolvente e o ambiente.
“Para evitar todos estes riscos, recomenda-se que se mantenha atualizado com os regulamentos locais sobre painéis elétricos e que faça a manutenção regular através de peritos. É importante ter um sistema de monitorização da temperatura no quadro elétrico e um sistema de alerta precoce para antecipar danos futuros. Além disso, é também necessário incluir um sistema para a deteção e extinção do curto-circuito no caso de ocorrer”, diz o responsável da Eaton.

Na Eaton, destaque para o ARCON, um sistema de proteção contra falhas de curto-circuito que, ao contrário de um disjuntor padrão que leva 20-50 milissegundos para reagir, atua em 2 milésimos de segundo para anular o curto-circuito e evitar a explosão.

Com ele evitamos qualquer tipo de falha do sistema e garantimos, ao mesmo tempo, a continuidade do fornecimento elétrico.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial