Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Inscrições abertas no site oficial - www.jumpthegap.net - de 3 de maio a 3 de junho

Roca lança a 10.ª edição do concurso internacional de design jumpthegap®

Redação Induglobal03/05/2021
Os participantes devem propor soluções inovadoras para o espaço de banho que respondam aos desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Imagen

Após nove edições com mais de 26 000 participantes de 150 países, o jumpthegap® regressa e convida os melhores talentos em arquitetura e design a encontrarem soluções criativas para o espaço de banho.

A décima edição assinala uma nova fase no desenvolvimento do concurso internacional de design da Roca, motivada pelos desafios que enfrentamos hoje, como indivíduos e como sociedade.

A partir de 2021, o jumpthegap® desafiará arquitetos e designers de todo o mundo a criarem soluções para o espaço de banho que abordem e promovam os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Uma evolução da abordagem mais conceptual e futurista de edições anteriores, com mais ênfase em temas que necessitam de uma resposta imediata, e que se segue à edição especial do ano passado dedicada às novas realidades fruto da Covid-19.

“O conceito de 'futuro' mudou”, afirma Marc Viardot, Corporate Marketing and Design Director do Grupo Roca. “Há novos desafios provocados pela pandemia, e outros de importância crescente e vital, como a preservação do Planeta, o apoio à sua diversidade ou a luta contra as desigualdades. O jumpthegap® evoluiu para dar uma resposta mais direta a estes temas, procurando ideias tecnologicamente viáveis, trazendo valor acrescentado à inovação e mostrando diversidade, sustentabilidade, atemporalidade e adaptabilidade, valores que sempre fizeram parte do DNA da Roca”, acrescenta.

O concurso, organizado em colaboração com o BcD - Barcelona centro de Diseño -, divide-se agora em quatro novas categorias: bem-estar e saúde, designs que proporcionem novos níveis de conforto e tranquilidade a utilizadores e clientes, fomentando o equilíbrio e a harmonia; design neutro, projetos que abordem com inteligência a diversidade (étnica, corporal, de género, idade etc.) e a ampla gama de capacidades mostradas pelos seres humanos; água e energia, projetos que fomentem o uso inteligente e consciente dos recursos planetários; e crise e emergência, designs que abordem um contexto de crise permanente através de materiais e tecnologias ágeis, viáveis e replicáveis, em qualquer mercado geográfico.

Os projetos serão avaliados por um júri composto por profissionais de renome, liderado pelo arquiteto japonês e vencedor do Prémio Pritzker 2014 Shigeru Ban (presidente do júri).

Fazem também parte do júri Somi Kim, diretora sénior de soluções para os cuidados de saúde na Johnson & Johnson (J&J) Design; Paul Priestman, designer, presidente da PriestmanGoode; Andrea Trimarchi e Simone Farresin, fundadores do estúdio de design Formafantasma; Deborah Seward, diretora do Centro Regional de Informação das Nações Unidas na Bélgica Mariana Amatullo, presidente da Cumulus International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media; Isabel Roig, diretora executiva do BcD - Barcelona centro de Diseño - e presidente da World Design Weeks; e Marc Viardot, Corporate Marketing and Design Director do Grupo Roca.

Datas importantes e prémios

Os participantes são convidados a apresentarem os respetivos designs em www.jumpthegap.net, entre 3 de maio e 3 de junho, individualmente ou em grupos de dois.

Após uma pré-seleção levada a cabo por representantes do Roca Design Center e do Roca Global Innovation Hub, o júri avaliará as propostas em dois momentos: de 16 a 27 de junho e de 28 de junho a 4 de julho.

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia virtual no dia 6 de julho em que serão atribuídos 13 prémios no total: quatro prémios de 2000 euros para o vencedor de cada categoria, oito prémios de 500 euros para o 2.º e 3.º finalista de cada categoria, e um grande prémio de 5000 euros para o projeto 'Best of the Best', selecionado entre os quatro vencedores.

No entanto, a décima edição do jumpthegap® não terminará com a cerimónia de entrega dos prémios. Continuará em 2022 com uma série de mesas-redondas públicas e debates que explorarão soluções inovadoras para um futuro mais sustentável, e nos quais os finalistas e vencedores deste ano terão a possibilidade de falar sobre os seus projetos inovadores.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial