Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Boas práticas para reduzir o risco de contágio de Covid-19 em equipamentos de utilização comum

O Instalador22/04/2021
A tecnologia e os métodos de limpeza altamente eficazes, como os que se realizam com radiação UV-C, são aspetos chave para conseguir uma mobilidade mais segura nos elevadores, numa fase em que ainda é importante ter cuidados adicionais.
Imagen

Um ano depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer oficialmente a existência da pandemia de Covid-19, são vários os cenários do quotidiano que permanecem em destaque devido à necessidade de cuidados extra para evitar o possível contágio, como é o caso do uso de elevadores.

Neste contexto, a Schindler, empresa especializada em serviços de transporte vertical, disponibilizou um conjunto de soluções para dar resposta a esta situação, enquadradas na sua estratégia de CleanMobility. O objetivo é proporcionar espaços mais higienizados e seguros para os utilizadores.

Com o compromisso de reduzir o risco de propagação do vírus em elevadores, escadas e tapetes rolantes, assim como promover a sua utilização responsável, a multinacional propõe um guia de medidas a ter em consideração na utilização destes equipamentos comuns:

1. Optar por tecnologia contactless sempre que o elevador disponha da mesma. O controlo remoto, com o uso de aplicações de telemóvel, ou botoneiras de chamada sem contacto são algumas das soluções que a Schindler integrou nos seus serviços.

2. Utilizar métodos de desinfeção altamente eficazes, como a radiação UV-C ou a purificação do ar, que ajudam a proporcionar uma maior higienização da cabina.

3. Utilizar o elevador individualmente, a não ser que a pessoa se faça acompanhar de menores ou pessoas com mobilidade reduzida. Nos casos em que seja possível, configurar a capacidade do elevador para 50%.

4. Manter sempre a máscara colocada dentro do elevador, mesmo que o utilize individualmente.

5. Evitar tocar nas botoneiras, corrimões ou outros locais de contacto.

6. A ventilação do edifício, incluindo nos níveis mais baixos, reduz a possibilidade de propagação de vírus transmitidos por aerossóis, segundo um estudo da revista Nature (*).

7. Ter sempre em conta as recomendações sanitárias das autoridades competentes.

8. Lavar as mãos durante, pelo menos, 20 segundos após cada viagem ou utilizar um desinfetante com um mínimo de 70% de álcool.

(*) Smieszek, T., Lazzari, G. & Salathé, M. “Assessing the Dynamics and Control of Droplet- and Aerosol-Transmitted Influenza Using an Indoor Positioning System”. Sci Rep 9, 2185 (2019). https://doi.org/10.1038/s41598-019-38825-y

REVISTAS

VulcanoVálvulas Arco, S.L.Ordem dos EngenheirosAPAL - Associação Portuguesa de Aluminio

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/09/2025

  • Newsletter O Instalador

    01/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial