Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Jorge Carvalho, Business Director, e David Madeira, Sales Director, ambos da Eurofred Portugal, em entrevista a'O Instalador:

“A Eurofred continua a ser uma empresa que prima pela proximidade aos seus parceiros”

Ana Clara | Jornalista e Diretora26/05/2021

Jorge Carvalho, Business Director da Eurofred Portugal, e David Madeira, Sales Director, falam a duas vozes nesta entrevista em que abordamos o posicionamento da Eurofred Portugal, como se adaptou a empresa à pandemia e que desafios estão em cima da mesa no mercado português de AVAC&R.

David Madeira (à esquerda) e Jorge Carvalho (à direita)

David Madeira (à esquerda) e Jorge Carvalho (à direita).

Quais são os grandes objetivos da Eurofred para o mercado português em 2021?

A Eurofred foi, é e continua a ser uma empresa que prima essencialmente pela proximidade aos seus parceiros. Para 2021 a simplificação de processos, a prontidão de resposta e o aceleramento na modernização serão uma constante das nossas ações. No seguimento dos anos transatos, pretendemos continuar a crescer de uma forma sustentada, saudável, em que as pessoas são o elemento-chave do sucesso.

O mercado AVAC&R será, sem dúvida, o que apresentará o maior desafio na consolidação das tendências, necessidades e legislações atuais. Para o efeito, aumentámos a nossa responsabilidade para com o mercado, para que os nossos parceiros se sintam envolvidos e conscientes que será um caminho a percorrer em equipa. Resumindo, os grandes objetivos da Eurofred para o mercado português em 2021 são a manutenção da proximidade ao parceiro, crescimento sustentado e continuar com um ambiente de trabalho saudável, capaz de captar talentos que se identifiquem com os nossos valores.

De que forma a Eurofred lidou com a pandemia em 2020 e que alterações se registaram na empresa?

Tal como a maioria das empresas do nosso setor, a surpresa e o confinamento vieram alterar as nossas rotinas, obrigando-nos a superar esta realidade. Este cenário foi o catalisador principal para o aparecimento de novas funções em detrimento de outras, por forma a agilizar processos e ações. Uma vez mais foi fundamental a atitude, empenho, resiliência e o sentido de união existente no seio da Eurofred, que foi e continua a ser determinante para ultrapassar os imprevistos.

A Eurofred conta 27 anos em Portugal (52 em Espanha), com uma vertente muito forte no canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria) mas também no mercado profissional do AVAC. Falem-me um pouco destes dois segmentos.

Ao longo destes anos, muitas transformações ocorreram no mercado, o que provocou uma evolução natural na forma de abordar o setor, com soluções e produtos cada vez mais inovadores e eficientes, procurando deste modo ir ao encontro dos requisitos daqueles que procuram um serviço confiável. Quanto ao canal Horeca, partilhamos convosco uma curiosidade. É notória a dificuldade deste canal dada a situação atual dos sucessivos Estados de Emergência. No entanto, este segmento teve em 2020 um aumento significativo, ainda assim, mantendo a sua quota dentro da empresa. Prova-se então que a aposta sucessiva e constante numa parceria confiável, permitiu um aumento de vendas em plena contração deste setor. Já no que respeita ao AVAC, em 27 anos muitas pessoas contribuíram para os sucessos alcançados, prova disso é o destaque e reconhecimento em empresas da nossa área nas quais estes profissionais hoje se encontram em posições-chave.

Este modelo de negócio centrado no bem-estar das pessoas e dos parceiros, suportado em equipamentos fiáveis, eficientes e capazes de totalizar a solução, permite a existência de um espaço próprio para clientes que procuram, cada vez mais, soluções à medida com um rosto por detrás da ‘máquina’.

O mercado AVAC&R será, sem dúvida, o que apresentará o maior desafio na consolidação das tendências, necessidades e legislações atuais

No caso do AVAC, qual é a estratégia para os próximos anos em Portugal e, em 2021, que novidades temos?

Avizinham-se tempos desafiantes, maior existência de importadores, diversas soluções apresentadas muitas vezes como sendo inovadoras e únicas, demasiado investimento em informações fúteis e por vezes dúbias, em que o bom senso e a capacidade técnica são ludibriados com destaque ao que menos importa.

Correndo o risco de repetir o que já foi referido, teremos de nos suportar nas parcerias, na experiência adquirida em Engenharia, na capacidade e resiliência do grupo Eurofred e, acima de tudo, nos recursos humanos que terão a responsabilidade de diariamente apresentar, de uma forma simples e transparente, soluções e argumentações inequívocas, onde o objetivo proposto vá ao encontro das necessidades dos futuros utilizadores.

Respondendo à questão e mantendo o nosso ‘adn’, a nossa estratégia passa por acompanhar a verticalidade do setor de forma diferenciada e com o devido respeito que cada player necessita. Iremos manter e criar métodos que se adequem aos requisitos e timings cada vez mais exigentes na conceção da solução, sendo esta fase por vezes ignorada, onde o projetista é imprescindível no sucesso da mesma. O acompanhamento será fundamental. A chave do sucesso passa pela execução, mais concretamente, pela boa execução. E é aqui que não nos podemos demitir do nosso papel. Conforme comentado anteriormente, sentimos a responsabilidade de assumirmos o papel de parceiro na sua plenitude, divulgar, informar, adequar e uma vez mais um acompanhamento também nesta fase.

A última fase é onde nos sentimos mais confortáveis, pois garantindo o seguimento, acompanhamento do parceiro e consequente validação técnica, permite-nos confiar nas opções tomadas, uma vez que ao nível do equipamento, a título de exemplo, trabalhamos com níveis de fiabilidade de 99,22% na Fujitsu General Limited. Neste mercado repleto de variáveis apenas a competência e a confiança podem fazer a diferença.

Imagen

Quais são as soluções da Eurofred para as áreas doméstica, comercial e industrial na área AVAC?

Sendo o setor doméstico o mais presente em todos os importadores, a Eurofred possui uma ampla oferta de soluções, tentando criar valor em produto disruptivo, que muitos players do mercado reclamam como sendo pioneiros e, no nosso caso, já aplicamos estes produtos, com a única preocupação de colmatar as necessidades e tendências de mercado. Naturalmente, as outras áreas são onde conseguimos aplicar as nossas maiores valias, de acordo com o nosso modo de estar no mercado. Para o efeito, somos possivelmente a empresa de maior portfólio de equipamentos e soluções a operar em Portugal.

Falando do Frio Industrial onde a Eurofred está muito presente no setor alimentar e na hotelaria, esta é uma área estratégica? Em que medida e quais as perspetivas atuais, sobretudo pela paragem da economia (devido à pandemia)?

O Frio Industrial é uma área que complementar, desempenhando o seu papel na nossa estratégia global. Em tempos de pandemia, que obrigou o país a reinventar-se, o Frio Industrial acabou por revelar crescimento.

Falem-me um pouco da formação e da Academia Eurofred. Como está a empresa também a reinventar-se nestes novos tempos em que o digital se tem imposto?

Será um pouco prematuro revelar todas as ações em curso, todavia, podemos dar a conhecer que a métrica Academia Eurofred, mais que um local, passará a ser uma forma de estar. Ficou provado que os webinares não são a solução, no entanto, é e continuará a ser uma das ferramentas.

Que mensagem gostariam de deixar ao mercado português?

De uma forma geral, primamos pela diversidade, parceria e acima de tudo respeito mútuo, primordialmente entre profissionais do setor. Em resumo, a mensagem que deixamos será sempre na perspetiva de união, respeito e comunicação, onde as associações tem mais do que uma missão, deverão ter a obrigação de providenciar momentos capazes de agregar os profissionais do setor. Nunca a expressão ‘juntos somos mais fortes’ foi tão óbvia. Teremos a coragem?!

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial