Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Dossier 'A atividade das Associações do setor' | Edição 297 - Maio

A Associação Portuguesa da Energia e o FEL.PT

Pedro Ernesto Ferreira |EDP, Presidente do programa FEL.PT e Membro do programa FEL100 do World Energy Council

Ana Sousa | IST, Secretária-geral do programa FEL.PT da Associação Portuguesa de Energia e Membro do programa FEL100 do World Energy Council

07/05/2021
Neste artigo, damos a conhecer a APE e o seu trabalho no âmbito do programa FEL.PT.

A Associação Portuguesa da Energia (APE), Comité-membro nacional do World Energy Council (WECouncil), lançou o programa Future Energy Leaders Portugal (FEL.PT) a 28 de janeiro de 2021, num evento online que contou com a presença do presidente da direção da APE e do secretário executivo da associação, bem como do vice-presidente da direção da APE e também membro do comité consultivo do FEL.PT, Nuno Silva.

O WECouncil é uma organização global instituída em 1923 que atua na área da energia, e que colabora com governos, agências e empresas para tornar mais informado o desenvolvimento das políticas, o processo de tomada de decisões e o planeamento energético estratégico ao nível mundial.

A Associação Portuguesa da Energia assegura a representação do nosso País no WECouncil, promovendo a reflexão sobre matérias ligadas à evolução do setor energético português num contexto de desenvolvimento sustentável e mercados concorrenciais, visando dinamizar a sua contribuição para a economia e a qualidade de vida em Portugal.

No âmbito do World Energy Council foi criado há anos o programa Future Energy Leaders (FEL100), concebido para ajudar a moldar e reforçar as competências dos líderes energéticos de amanhã, servindo como plataforma que congrega jovens profissionais já possuidores de um currículo de excelência, procurando inspirá-los a tornarem-se na próxima geração de dirigentes capazes de resolver os desafios mais prementes em matéria de energia e sustentabilidade.

A inclusão na comunidade FEL100 é outorgada pelo WECouncil, a partir das candidaturas apoiadas pelos comités nacionais. Portugal tem tido uma participação ativa no FEL100, contando com desempenhos individuais de sucesso, nomeadamente por intermédio de Filipe Mota da Silva e de Nuno Silva, respetivamente como secretário-geral e como presidente da direção do FEL100 em triénios distintos. Atualmente, a participação portuguesa está a cargo de Pedro Ferreira e Ana Sousa.

Sob a alçada da APE e com o empenho dos anteriores e atuais membros nacionais do FEL100, foi criado o programa Future Energy Leaders Portugal (FEL.PT) cujos princípios base, objetivos e dinâmicas refletem os do programa internacional.

O FEL.PT pretende contribuir positivamente para a atividade que o WECouncil e a APE estão a desenvolver aos níveis global e nacional, tendo como missão principal refletir sobre os grandes desafios que o setor enfrenta a nível mundial e, localmente, contribuir com a reflexão e as propostas que ajudem Portugal a desempenhar o papel relevante que pretende assumir na transição energética.

O FEL.PT, que está no seu primeiro ano, selecionou 20 candidatos, sob critérios exigentes, para integrar o seu grupo inaugural, com base num elevado número de candidaturas. O processo de seleção decorreu de forma transparente, merecendo destaque o equilíbrio que foi alcançado a nível de género, de perfis académicos e de contextos profissionais.

Figura 1. Distribuição de género da cohort FEL.PT 2021
Figura 1. Distribuição de género da cohort FEL.PT 2021.
Figura 2. Distribuição do setor de atividade profissional da cohort FEL.PT 2021
Figura 2. Distribuição do setor de atividade profissional da cohort FEL.PT 2021.

Com o intuito de dinamizar o debate dos vários temas da transição energética, os FEL.PT estruturaram o seu plano de atividades de 2021 em três vetores: FEL.PT Reports, FEL.PT Talks e FEL.PT Inside.

O primeiro vetor vai consistir na elaboração de um relatório sobre o trilema energético português, baseado na avaliação que o WECouncil publica anualmente no seu estudo World Energy Trilemma Index, que é um instrumento de referência para governos e instituições de todo o mundo avaliarem os respetivos desempenhos através de três dimensões: segurança energética, equidade energética e sustentabilidade ambiental. Os sistemas energéticos com melhor e mais equilibrado desempenho no conjunto daquelas três dimensões favorecem a prosperidade e a competitividade económica de cada país da forma mais sustentável.

Na edição de 2020, Portugal ficou classificado na posição 19 num total de 128 países. Com o objetivo de encontrar as vias para melhorar ainda o ranking de Portugal, os membros do FEL.PT irão analisar o contexto do Trilemma Português e a sua evolução nos últimos anos, procurando estabelecer parcerias com entidades e instituições da área da R&D em sistemas energéticos. O documento resultante deste trabalho realizado no âmbito do vetor FEL.PT Reports será apresentado no início de 2022.

O segundo vetor, intitulado FEL.PT Talks, assume-se como veículo para explorar dinâmicas e interações sociais centradas nos temas da energia. Tem como objetivo promover a literacia energética em Portugal através da organização de webinars, workshops e podcasts, da publicação de artigos em revistas e jornais e da utilização das redes sociais para aumentar o interesse no setor, incrementar a consciência social face aos desafios energéticos que o mundo enfrenta e fomentar as práticas energéticas sustentáveis.

O terceiro vetor do programa, FEL.PT Inside, irá centrar-se no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros do Programa. Desta forma, serão articuladas sessões que incentivem o estabelecimento de redes entre os seus membros e que incitem ao desenvolvimento de competências.

O Programa FEL.PT pretende contribuir para a aceleração da transição energética em Portugal e no mundo, com obediência aos princípios da sustentabilidade social e ambiental, procurando, simultaneamente, promover a interação entre os profissionais mais jovens e a geração mais sénior, contribuindo para assegurar o desenvolvimento sustentável, promover a inovação e encontrar as soluções tecnológicas necessárias para responder aos desafios que o mundo da energia enfrenta.

O FEL.PT convida jovens profissionais do setor energético português a contribuírem para o diálogo energético em Portugal, a apoiar o desenvolvimento do setor num enquadramento legal nacional equilibrado e a ajudar a moldar soluções energéticas para o futuro, adaptadas ao contexto nacional.

O Programa FEL.PT pretende contribuir para a aceleração da transição energética em Portugal e no mundo, com obediência aos princípios da sustentabilidade social e ambiental

Figura 3. Membros FEL.PT Cohort 2021

Figura 3. Membros FEL.PT Cohort 2021.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial