Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Como os termostatos inteligentes e o controlo por zonas ajudam a aumentar o conforto em casa e a reduzir os consumos de energia

O Instalador08/04/2021
A pandemia está a consciencializar mais os cidadãos para os seus sistemas de climatização domésticos e a levá-los a perceber o valor da eficiência energética.
Imagen

Neste sentido, os instaladores têm agora inúmeras opções em sistemas de gestão de energia para lhes oferecer.

Ao dar ao utilizador um maior controlo da temperatura da sua casa, os termostatos inteligentes podem melhorar a gestão de energia e o conforto da mesma.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, o aquecimento e o ar condicionado correspondem a quase 50% do consumo de energia numa habitação, representando, em média, um custo de cerca de 750 euros mensais, sendo, por isso, um custo muito significativo no orçamento da maioria das famílias.

Estes dados podem ser extrapolados para países como Espanha ou Portugal, que também possuem uma das faturas de eletricidade mais elevadas da União Europeia.

Embora a iluminação com baixo consumo de energia e os eletrodomésticos de alta eficiência sejam essenciais, os cidadãos devem concentrar-se em minimizar seus custos destinados à climatização, de forma a obterem um maior impacto na redução dos seus custos de utilização. E aqui, os termostatos inteligentes podem ajudar de várias maneiras:

1. Software de economia de energia (programação e geolocalização) - os utilizadores podem facilmente configurar e atualizar a sua programação de climatização, de forma a garantir conforto quando estão em casa e economia de energia quando estão fora. A Geolocalização é uma função que, recorrendo ao sistema GPS do smartphone do seu utilizador, ativa automaticamente o sistema de climatização da casa. Além disso, os termostatos proporcionam também serviços de programação mais avançados, com base no clima local. Como o tempo pode mudar drasticamente e com frequência, esta é uma ótima maneira de economizar energia, mantendo o conforto. Além disso, existe ainda a função de início otimizado inteligente, que calcula as caraterísticas de rotina diária de aquecimento da casa e ajusta a hora de início a cada dia, para se adequar às condições desejadas. Estas funcionalidades estão já incorporadas em toda a gama de termostatos Honeywell Home T6, T4 e T3.

2. Sensores de ambiente inteligentes - um termostato com sensor de ambiente inteligente não controla apenas a zona onde se encontra, mas também as restantes divisões, de forma individualizada. Além disso, permite controlar a humidificação/desumidificação ou ventilação em toda a casa. Desta forma, durante o dia, consegue obter-se conforto nas divisões mais utilizadas e poupar energia nas que estão desocupadas. E para garantir a temperatura ideal à noite, basta dizer: 'Alexa, baixe a temperatura no quarto'. Os controladores eletrónicos do radiador Honeywell Home HR92 podem detetar quando uma janela é aberta e fechar a válvula do radiador quando a sala é ventilada.

Imagen

3. Controlo por zonas, sem fios: para controlar o aquecimento de uma casa por divisão e assim aproveitar ao máximo os benefícios que a tecnologia nos oferece hoje, existem controladores e sistemas de climatização por zonas inteligentes que permitem que diferentes temperaturas sejam programadas em diferentes horários e em diferentes divisões, como é o caso do sistema Honeywell Home evohome. Os novos recursos inteligentes do Evohome tornam esta solução sem fios multifuncional adequada para praticamente a todas as casas e aplicações domésticas, ajudando mais utilizadores a controlar, com eficiência, os seus níveis de conforto em até 12 zonas, tudo a partir de um único dispositivo. Radiadores, caldeiras on/off, caldeiras modulantes OpenTherm, aquecimento por piso radiante, aquecimento central ou bomba de calor. Evohome é a solução para tudo, pois é compatível com mais de 90% dos sistemas de climatização existentes. E, sendo uma solução wireless, torna a instalação rápida e fácil, eliminando a necessidade de cabos e trabalhos mais dispendiosos.

Como comenta Dave Quam, diretor de serviços conectados globais da Resideo, “os termostatos inteligentes oferecem aos seus utilizadores o controlo simples dos seus equipamentos de climatização. Agora, mais do que nunca, os consumidores procuram casas eficientes e confortáveis e usam a automação doméstica para o alcançar. Seja através do seu smartphone ou por controlo de voz, os termostatos inteligentes podem ajudar a obter a temperatura certa na divisão certa, na hora certa”.

Essa tecnologia também ajuda o instalador, pois fornece uma solução inovadora para responder à procura dos consumidores finais.

Quam refere ainda que “os instaladores precisam de garantir que os termostatos que vendem aos seus clientes tenham alta conectividade com outros produtos domésticos inteligentes, além de um suporte que possa garantir que estes sejam instalados rapidamente e correspondam às expectativas dos seus utilizadores”.

A linha de termostatos Honeywell Home da Resideo oferece todos esses recursos, garantindo que os seus clientes obtêm a melhor eficiência energética e conforto em sua casa.

Além disso, a Resideo oferece suporte completo ao instalador profissional, através de formação técnica e comercial, além de disponibilizar diversos conteúdos digitais essenciais, tais como manuais de utilização, vídeos e informações detalhadas para usar o sistema uma vez instalado.

Para mais informações visite: https://homecomfort.resideo.com/es

A marca comercial Honeywell Home é usada sob uma licença de longo prazo da Honeywell International Inc.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial