Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE introduz novas funcionalidades no simulador de preços de energia

O Instalador08/03/2021

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, atualizou o seu simulador de preços de energia com a introdução de novas funcionalidades que visam acompanhar a rápida evolução do mercado retalhista e aumentar a usabilidade desta ferramenta essencial no processo de mudança de comercializador de energia.

Imagen

O simulador de preços de energia, lançado há três anos, registou, até ao final de fevereiro passado, um total de 243 809 utilizadores e 4 897 813 simulações.

Atualmente o simulador de preços reúne informação de perto de 500 tarifários do mercado liberalizado, relativos a 23 comercializadores na eletricidade e de 14 comercializadores no gás natural1.

Justificada pela crescente evolução do número e diversidade de ofertas disponibilizadas pelos comercializadores no mercado, pelas sugestões dos consumidores que utilizaram o simulador e por alterações na aplicação da taxa de IVA a famílias numerosas, o simulador foi atualizado com as seguintes novas funcionalidades:

1. Filtro de inclusão do desconto na taxa de IVA aplicável a famílias numerosas;

2. Nova opção de simulação com base no valor mensal da fatura do consumidor;

3. Filtro de ofertas com descontos exclusivos para novos clientes;

4. Possibilidade de aviso de informação incoerente entre o simulador e outras fontes;

5. Reorganização da página de resultados, destacando o menu de personalização da simulação;

6. Discriminação das componentes existentes numa fatura de energia em: tarifas de acesso às redes, componente de energia, custo com outros serviços, descontos/reembolsos e taxas e impostos.

A ERSE recomenda que os consumidores, no início de cada ano e, preferencialmente duas vezes por ano, consultem o Simulador de preços da ERSE e verifiquem qual é a oferta comercial que melhor se adequa ao seu caso.

Recorde-se que o mercado é dinâmico, verificando-se o constante lançamento de novas ofertas comerciais e descontinuação de outras. O consumidor deve avaliar se há ofertas comerciais em mercado que lhe permitam poupar na fatura de energia.

Por exemplo, para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 32 €, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo acrescido de mais de 13 € ao mês2.

A ERSE relembra que este simulador permite:

  • Comparar o valor a pagar quando é necessário decidir entre contratar a eletricidade e o gás natural de forma conjunta ou em separado.
  • Colocar os preços do seu contrato atual e perceber se pode poupar com uma mudança de oferta comercial.
  • Identificar as componentes numa fatura de energia, como por exemplo, as tarifas de acesso às redes, a componente de energia ou das taxas e impostos.

A informação relativa às ofertas comerciais é disponibilizada em formato de base de dados pela ERSE que, assim, possibilita o acesso fácil e equitativo por parte de terceiros (empresas, consumidores, associações de defesa do consumidor, outros simuladores, etc.). Estes dados são descarregados perto de 740 vezes por ano.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial