Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Dados constam do LeasePlan EV Readiness Index 2021

Veículos elétricos: apesar do atraso nas infraestruturas de carregamento, Europa está preparada para os desafios

O Instalador04/03/2021
Portugal em 10º lugar no LeasePlan EV Readiness Index 2021, entre os 22 países que integram este índice.
Imagen

Os Países Baixos, a Noruega e o Reino Unido continuam a ser os países mais bem preparados da Europa para a revolução dos veículos elétricos, e a Europa em geral está mais preparada do que nunca para a revolução dos VE.

No entanto, as infraestruturas de carregamento continuam a ser um grande bloqueio rodoviário que impede a adoção de VE em todo o continente, com a taxa de instalação de pontos de carregamento a diminuir em 2020.

Estas são as conclusões do LeasePlan EV Readiness Index 2021 (disponível aqui), uma análise abrangente do grau de preparação de 22 países europeus para a revolução dos veículos elétricos.

O Índice é baseado em três fatores: Registos VE, a maturidade da infraestrutura de carregamento de VE e incentivos governamentais em cada país.

Portugal ocupa a 10ª posição entre os 22 países analisados, com um total de 12.148 VE registados em 2020 (1,18% por 1.000 habitantes, e uma quota de mercado de VE de 12,35% - o que representa um aumento de 7,5% face ao ano anterior).

Principais conclusões

  • Quase todos os países apresentam uma classificação melhorada em relação ao ano passado, sinalizando uma maior preparação para os VE em todo o continente. A taxa de melhoria, contudo, varia significativamente em toda a Europa, com a Roménia, a Eslováquia e a República Checa a terem tanto a classificação mais baixa como a taxa de melhoria mais lenta, sublinhando a disparidade contínua entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental em termos de preparação para os VE
  • Os VE nunca foram tão acessíveis. Em 11 países, os VE já são mais baratos do que os seus homólogos motores de combustão interna (ICE) numa base do Total Cost of Ownership (TCO). Além disso, os condutores de VE pagam, em média, apenas 63% do imposto que os condutores de ICE pagam. Áustria, Grécia, Hungria, Irlanda, Polónia e Reino Unido estão a liderar a cobrança: nestes países, os motoristas de VE não pagam qualquer imposto sobre a circulação
  • As infraestruturas de carregamento ainda estão atrasadas e serão a chave para melhorar a preparação para os VE. Embora tenham sido feitos alguns progressos em 2020 em matéria de infraestruturas de carregamento, a taxa de melhoria diminuiu efetivamente em relação ao ano passado (taxa de aumento de 43% em 2020 em comparação com o aumento de 73% em 2019). Mesmo nos países com melhor classificação, a infraestrutura de carregamento continua longe de ser adequada.

Tex Gunning, CEO da LeasePlan, refere que "o nosso EV Readiness Index mostra que embora a condução elétrica esteja mais acessível do que nunca em toda a Europa, a infraestrutura de carregamento público continua a ser lamentavelmente inexistente".

O responsável acrescenta que, nas sondagens de opinião realizadas no início deste ano, "já vimos que a falta de infraestruturas de carregamento era um grande bloqueio rodoviário que impedia os condutores de se tornarem elétricos - e a análise do nosso EV Readiness Index prova que estes receios são bem fundamentados. Para ser franco: o ritmo de melhoria não é suficientemente rápido e a Europa não está a conseguir disponibilizar as infraestruturas necessárias para a revolução da mobilidade limpa. Os líderes e decisores políticos em cada um dos 22 países deste Índice precisam de acelerar e inVEtir numa infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável antes que seja demasiado tarde - a emergência climática não pode esperar”.

What’s Next em VE - Relatório e Webinar

O EV Readiness Index 2021 é publicado como parte do novo relatório 'What's next em VE' da LeasePlan (aqui).

O relatório apresenta informações detalhadas sobre as últimas tendências, modelos e tecnologia que irão moldar a indústria do VE em 2021, bem como uma análise aprofundada sobre o grau de preparação do VE de cada país.

A 5 de março, a LeasePlan irá organizar um webinar 'What's next em VE'. O evento é gratuito e contará com uma atualização da indústria por Robert Llewellyn da Fully Charged, líder mundial em exibições de energia limpa e VE, bem como o Diretor Comercial da LeasePlan, Berno Kleinherenbrink.

Se quiser assistir ao webinar pode registar-se aqui.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial