Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ventilação descentralizada inteligente

Wayse03/03/2021

Todos nós gostamos de estar confortáveis nas nossas casas. Gostamos de ter casas agradáveis e bem decoradas, mas o verdadeiro conforto vem de três fontes:

  • Uma casa aquecida (nos meses frios) ou fresca (nos meses quentes)
  • Uma casa com ar fresco, sem humidades e odores, e boa para a saúde dos que lá vivem
  • Uma casa silenciosa, seja de ruídos do exterior ou dos próprios equipamentos da casa.
Imagen

É claro que, logo depois de se querer uma casa confortável, quer-se uma casa que seja eficiente. Gastar menos para climatizar a casa ou para a ventilar e, cada vez mais importante, ter um modo de vida sustentável e amigo do ambiente. Ou seja, ter mais conforto com menos.

Com esta preocupação em mente, muito se evoluiu no design de casas, no uso de materiais mais isolantes e amigos do ambiente e na eficiência dos equipamentos de climatização. As casas novas são hoje em dia estanques e eficientes.

Estas melhorias trouxeram, no entanto, uma consequência inconveniente. Como as casas são estanques, não há ventilação natural automática, e se não forem tomadas medidas não se consegue obter um dos três pilares do conforto (qualidade do ar interior - ar fresco, sem humidades e odores).

Para resolver este problema, as soluções convencionais de ventilação fazem duas coisas. Instalação de aberturas ou grelhas na fachada para deixar entrar o ar do exterior e exaustão nas instalações sanitárias para expulsar o ar do interior.

Ora esta solução traz-nos para um novo problema. A casa é estanque e eficiente para gastar menos energia na climatização, e esta forma de ventilação está a deixar entrar o ar frio do inverno ou quente do verão que tanto custou a evitar.

O pobre cidadão tem neste momento 3 opções, que infelizmente o vão obrigar a fazer escolhas:

  • Consegue a casa com ar fresco e saudável, mas passa frio ou calor
  • Consegue manter a casa quente ou fresca, mas não tem ar fresco e acumula humidade (muitas vezes tapando as grelhas de entrada de ar com fita-cola!)
  • Consegue manter o conforto térmico e de ar interior, mas paga uma fatura bastante elevada no final de cada mês para o fazer.

Felizmente, na Wayse acreditamos que este círculo pode ser quadrado. A resposta são soluções de ventilação que respeitem três princípios:

  • Descentralizada
  • Inteligente
  • Com recuperação de calor

Como funciona? Veja o vídeo abaixo e contacte-nos para saber mais.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial