Atlas Copco Rental: ar compimido - compresores 100% Isentos de Óleo - compresores electircos e diesel ...

12 milhões de embalagens de bebidas entregues pelos consumidores

Redação Induglobal22/02/2021
O projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas totaliza 12 milhões de embalagens depositadas pelos consumidores, 66% das quais com capacidade superior a 0,5 litros.
foto

Esta quantidade de embalagens possibilitou a reciclagem de cerca de 350 toneladas de PET, incorporado em novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade de materiais. Desde março de 2020 foram depositadas, em média, 39.000 embalagens por dia, avança o ministério do Ambiente e Ação Climática, em comunicado.

Por embalagem depositada em cada uma das 23 máquinas automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, o consumidor recebe um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social.

No total, foram emitidos talões no valor de 510.000 euros, tendo os consumidores atribuído 10 mil euros aos apoios sociais. A partir de hoje, e até 15 de setembro, o projeto-piloto entra numa nova fase, dedicada exclusivamente a donativos a 23 instituições de apoio social, previamente selecionadas online pelos consumidores.

Financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, no montante de 1,655 milhões de euros, o projeto-piloto 'Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!' permite a aquisição de experiência para a definição e operacionalização do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

A gestão do projeto é de um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Números e dados relevantes sobre o PET e a sua reciclagem

As embalagens de bebidas PET (sigla utilizada para o material politereftalato de etileno) têm um conjunto de mais-valias: são leves, práticas, transparentes, altamente resistentes e cumprem um conjunto de rigorosos requisitos de segurança alimentar. São, por isso, uma opção comum para diversos produtos líquidos como águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Em muitos casos não é viável a substituição ou eliminação do uso destas embalagens de plástico. Por isso, é muito importante a sua reciclagem após o consumo. Uma vez reciclado, é reduzido o impacto ambiental causado pelo encaminhamento incorreto do plástico e este poderá voltar a ter novas vidas através da incorporação em novas garrafas de bebidas.

Sabia que...

  • A reciclagem de garrafas em PET evita a emissão de gases com efeito de estufa em mais de 50%.
  • A reciclagem de PET evita em mais de 60% o consumo da energia que seria necessária para a produção a partir de matéria-prima virgem.
  • 30% é a meta de incorporação de PET reciclado na produção de novas garrafas de bebidas a alcançar até 2030.
Um futuro mais verde faz parte da VulcanoDaikin: transformar com a Daikin ISH digital 22 - 26  de marzo de 2021Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formaçãoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial